Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que indica corretamente um dos critérios menores revisados de febre reumática.

    A) Febrícula

    B) Poliartrite

    C) Aumento dos níveis de D-dímero

    D) Aumento dos níveis de N-acetil cisteína

    E) Presença anterior de febre reumática ou cardiopatia reumática

Assinale a alternativa correta sobre o intervalo de tempo entre a segunda bulha e a primeira do ciclo seguinte.

    A) Sístole

    B) Diástole

    C) Terceira bulha

    D) Quarta bulha

    E) Insuficiência cardiaca

A contaminação do sangue arterial pelo o sangue venoso acima de 5 g % de carboxihemoblogina está relacionada a:

    A) Covid19.

    B) Pneumonia.

    C) A cianose cardíaca.

    D) Dpoc descompensado.

    E) Síndrome da angústia respiratória.

Edema dos membros inferiores, hepatomegalia, ascite, turgência jugular são sintomas relacionados a qual síndrome?

    A) Angina instável

    B) Angina variante

    C) Infarto agudo do miocárdio

    D) Insuficiência ventricular esquerda

    E) Insuficiência ventricular direita

Miranda é uma lactente de dois meses, com dificuldade de ganhar peso. O pediatra após avaliação clínica, bioquímica e de imagem concluiu que estava em frente a uma insuficiência cardíaca.
Assinale a alternativa correta sobre insuficiência cardíaca (IC).

    A) Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) é inadequado para as necessidades metabólicas do organismo, ainda que mantenha uma perfusão sistêmica; o quadro clínico é diversificado, com sinais e sintomas, compatíveis com IC e a etiologia é sempre congênita.

    B) Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) é inadequado para as necessidades metabólicas do organismo com função ventricular alterada, obrigatoriamente. São as consideradas cardiopatias congênitas com pequeno shunt direita-esquerda.

    C) Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) é adequado para as necessidades metabólicas do organismo, no entanto apresenta função ventricular alterada, sempre sistólica. A IC é comum nas cardiopatias obstrutivas do lado direito.

    D) Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) ainda que adequado para as necessidades metabólicas do organismo acarreta uma hiperperfusão sistêmica que estimula a liberação de sódio pelos rins, com um aumento do volume diastólico.

    E) Insuficiência cardíaca (IC) é a condição na qual o débito cardíaco (DC) é inadequado para as necessidades metabólicas do organismo; resulta de uma incapacidade do coração em dispor de um retorno venoso adequado e/ou de proporcionar um DC e uma perfusão sistêmica capazes de manter a demanda metabólica.

Defeito do septo atrioventricular total é uma anormalidade do desenvolvimento dos coxins endocárdicos, resultando em uma CIA tipo ostium primum, uma CIV e uma única valva atrioventricular. A doença pode manifestar-se em sua forma completa, com todas as anomalias descritas, ou incompleta.
É a anomalia cardíaca congênita mais frequente em qual síndrome?

    A) Síndrome de Patau

    B) Síndrome de Down

    C) Síndrome de Turner

    D) Síndrome de Edwards

    E) Síndrome de Noonan

A prevalência da coarctação da aorta é de 0,33 por 1.000 nascimentos, com frequência de 5,29% entre as cardiopatias congênitas. Há predomínio do sexo masculino, na proporção de 2:1 e a associação com a valva aórtica bicúspide é muito frequente.
Em relação a coarctação da aorta, é correto afirmar:

    A) Crianças maiores sempre são sintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros inferiores D e E , somado à presença de hipertensão arterial. O ECG e Rx de tórax fecham o diagnóstico.

    B) Crianças recém-nascidas podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superior D e E. Hipertensão arterial não é um achado comum e ecocardiograma com Doppler, é um exame importante no auxílio diagnóstico.

    C) Crianças maiores podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superiores e os inferiores, hipertensão arterial e ecocardiograma com Doppler, é um exame importante no auxílio diagnóstico.

    D) Crianças independente da idade são sempre sintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela diferença de pulsos entre membros superiores e inferiores, edema de membros inferiores, e ecocardiograma simples e o Rx de tórax auxiliam diagnóstico.

    E) Em crianças maiores podem ser assintomáticas e a suspeita diagnóstica é feita pela ausculta cardíaca e verificação da diferença da pressão arterial em membros superiores D e E. Rx de tórax e ECG e ecocardiograma fecham o diagnóstico.

Assinale a alternativa que identifica os principais sintomas de insuficiência cardíaca em recém-nascidos e lactentes.

    A) Primariamente intolerante a qualquer esforço, fadiga, dispneia, dor abdominal, edema, vômitos, náusea.

    B) Predominantemente gastrintestinais, principalmente, dor abdominal e edema, diarreia.

    C) Predominantemente nutricionais, com desnutrição tipo kwashiorkor, edema, raquitismo e craniotabes.

    D) Predominantemente neurológicos, atraso no desenvolvimento, crises convulsivas por hipocalcemia.

    E) Primariamente respiratórios com taquipneia, dificuldade para se alimentar, sudorese, palidez, desnutrição.

Lucas é um recém-nascido do jovem casal João e Maria, que nasceu bem, no entanto como já havia suspeita no pré-natal de cardiopatia, e clinicamente, observado um sopro importante e a oximetria de pulso alterada, indicou-se a necessidade de realização de um ecocardiograma, confirmando a suspeita de Tetralogia de Fallot.
Quais as alterações compatíveis com esse diagnóstico?

    A) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interatrial, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular esquerda.

    B) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interventricular, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular direita.

    C) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Dupla via de saída do ventrículo direito, Estenose pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia do ventrículo esquerdo.

    D) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interatrial pequena, Comunicação interventricular, Atresia pulmonar, dextroposição da aorta e hipertrofia ventricular esquerda.

    E) Tetralogia de Fallot consiste no conjunto de quatro alterações cardíacas: Comunicação interventricular perimembranosa, Atresia pulmonar, hipertrofia ventricular esquerda.

A coarctação da aorta é a doença mais comum em qual síndrome?

    A) Síndrome de Patau

    B) Síndrome de Down

    C) Síndrome de Turner

    D) Síndrome de Edwards

    E) Síndrome de Noonan

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...