Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares

Lista completa de Questões sobre Cardiologia e Alterações Vasculares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É de competência da pediatria, garantir o atendimento ideal a todos os recém-nascidos e uma dessas competências é a aferição da oximetria de pulso, de forma rotineira.
Em relação a esse método diagnóstico é correto afirmar:

    A) O local de aferição é no membro superior direito e um dos membros inferiores entre 12 e 24h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 93% em ambas as medidas, aferida após 12h de vida.

    B) O local de aferição é nos membros inferiores, direito e esquerdo entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 < 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

    C) O local de aferição é no membro superior esquerdo e um dos membros inferiores entre 12 e 24h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 93% em ambas as medidas, aferida antes 24h de vida.

    D) O local de aferição é no membro superior direito e um dos membros inferiores entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional >34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

    E) O local de aferição é nos membros superiores, direito e esquerdo entre 24 e 48h de vida, antes da alta hospitalar, e a diferença deve ser < 5% entre as medidas, em recém-nascidos aparentemente saudáveis com idade gestacional <34 semanas, cuja saturação periférica normal é SpO2 > 95% em ambas as medidas, aferida após 24h de vida.

Em relação à cardiopatia congênita, é correto afirmar:

    A) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente nos primeiros meses de vida; no entanto, o reconhecimento da doença pode ser feito em qualquer fase da vida, inclusive no período fetal.

    B) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente na primeira semana de vida; o reconhecimento da doença pode ser feito em qualquer fase da vida, exceto no período fetal.

    C) Duas doenças mais prevalentes no primeiro mês de vida resultam do não fechamento canal arterial, que exacerba o quadro clínico, como hipoplasia de ventrículo direito e transposição das grandes artérias.

    D) A manifestação clínica da cardiopatia congênita ocorre principalmente ao nascimento; raras acontecem após o primeiro mês de vida e são facilmente reconhecíveis pela presença de sopro a ausculta cardíaca.

    E) Na evolução natural da cardiopatia congênita, a mortalidade não é alta. Menos de 0,2% das crianças morrem nos primeiros 24 meses de vida, e doenças como hipoplasia do ventrículo esquerdo e transposição das grandes artérias tem bom prognóstico.

Quando presente, o edema unilateral assimétrico é o melhor sinal de Trombose Venosa Profunda (TVP). Edemas bilaterais estão, mais comumente, relacionados a doenças sistêmicas, exceção feita à trombose da:

    A) Veia safena magna.

    B) Veia cava inferior.

    C) Veia ilíaca.

    D) Veia porta.

Segundo a Diretriz Brasileira de Insuficiência Cardíaca Crônica e Aguda de 2018, insuficiência cardíaca pode ser conceituada como “síndrome clínica complexa, na qual o coração é incapaz de bombear sangue de forma a atender às necessidades metabólicas tissulares, ou pode fazê-lo somente com elevadas pressões de enchimento. Tal síndrome pode ser causada por alterações estruturais ou funcionais cardíacas e caracteriza-se por sinais e sintomas típicos, que resultam da redução no débito cardíaco e/ou das elevadas pressões de enchimento no repouso ou no esforço”. Considerando a abordagem terapêutica desta patologia, assinale a alternativa na qual todas as drogas citadas comprovadamente aumentam a sobrevida do paciente portador de insuficiência cardíaca:

    A) Metoprolol, Enalapril e Hidralazina associada a Nitrato.

    B) Propanolol, Furosemida e Sacubitril associado à Valsartana.

    C) Digoxina, Ivabradina e Losartana.

    D) Hidralazina, Digoxina e Furosemida

Consideram-se como lesões de órgãos alvo aquelas decorrentes diretamente das alterações provocadas pela hipertensão. Em relação a Encefalopatia hipertensiva, é INCORRETO afirmar que:

    A) A cegueira cortical decorrente de edema nos lobos occipitais é um tipo particular de encefalopatia hipertensiva conhecida como síndrome da leucoencefalopatia posterior.

    B) É uma condição própria de uma hipertensão arterial sistêmica grave, caracterizada por uma disfunção cerebral e dano neurológico agudo.

    C) É frequentemente difícil de ser realizado, já que um único achado, como a detecção de microalbuminúria, não confirma o diagnóstico.

    D) Ocorre por perda da autorregulação cerebral frente aos aumentos da pressão arterial, ocasionando vasodilatação das artérias e arteríolas, comprometimento da barreira hematencefálica e aumento da permeabilidade, especialmente nas vênulas pós-capilares.

A placa de ateroma é uma das causas mais comum da doença arterial coronariana, e os achados clínicos destes pacientes estáveis são resultado da isquemia miocárdica, pelo desbalanço entre demanda e oferta de oxigênio pelo miocárdio. Sobre a angina estável crônica, qual destas linhas de medicamentos não melhora os sintomas?

    A) Bloqueadores do canal de cálcio

    B) Nitratos

    C) Betabloqueadores

    D) IECA

Em países desenvolvidos, a doença coronariana é a principal causa de morte em ambos os sexos, sendo responsável por cerca de um terço de todos os óbitos. A taxa de mortalidade em homens brancos é de cerca de 1/10.000 na faixa dos 25 a 34 anos e aproximadamente 1:100 nas idades de 55 a 64 anos. A taxa de mortalidade entre as mulheres aumenta após a menopausa e, em torno dos 75 anos de idade, iguala-se ou até excede a dos homens.
Com relação a doença coronariana é correto afirmar:

    A) Pacientes de maior risco com LDL elevado podem não precisar de tratamento com estatina.

    B) Não se deve acrescentar ácido nicotínico ou algum fibrato para os pacientes com nível de lipoproteína de alta densidade (HDL) < 40 mg/dL (< 1,03 mmol/L).

    C) A modificação dos níveis de lipídios séricos (particularmente com estatinas) pode aumentar parcialmente a progressão da DC.

    D) Os inibidores de GP IIb/IIIa não são mais usados rotineiramente em pacientes estáveis (p. ex., sem doenças associadas, sem SCA) tendo implantação eletiva de stent.



Um paciente de 35 anos de idade iniciou com dor torácica de início súbito, febre (38,5 ºC) e dor pleurítica dependente. Foi solicitado um eletrocardiograma que demonstrou infra do segmento PR e supra do segmento ST difuso. Laboratorialmente o paciente apresentava troponina negativa e 10.000 leucócitos.  

Considerando esse caso clínico e com base na imagem apresentada e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Trata-se provavelmente de pericardite aguda.

Como é denominada a forma de vasculite que acomete crianças, tendo como principais características sintomas semelhantes a infecções sistêmicas, exantema polimorfo, poliadenopatia e envolvimento das artérias coronárias?

    A) Granulomatose de Wegener.

    B) Poliangeíte microscópica.

    C) Síndrome de Churg-Strauss.

    D) Doença de Kawasaki.

Um paciente de 35 anos de idade, com miocardiopatia isquêmica dilatada com fração de ejeção prévia de 30%, encaminha-se à emergência com dor torácica em aperto há sete horas, dispneia importante e sudorese. Foram solicitados exames laboratoriais que demonstraram hemograma normal, função renal e eletrólitos normais. Seu peptídeo natriurético cerebral (BNP) era de 300 pg/mL (valor de referência até 150 pg/dL). Solicitou-se, então, o eletrocardiograma representado na figura a seguir.  


Considerando esse caso clínico, a figura apresentada e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O paciente apresenta-se com infarto agudo do miocárdio anterior

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...