Lista completa de Questões sobre Cirurgia Vascular para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com os dados em mãos, ao explicar o exame para paciente, você explicará para ela que ela está classificada em:
Um paciente de 50 anos apresenta um quadro de oclusão arterial aguda. Ao examinar o paciente, você se lembra de que, durante o período de isquemia, um dos eventos-chave que estabelece as condições de piora da lesão durante a reperfusão é:
Um paciente de 60 anos, diabético, foi submetido à amputação pela técnica de Chopart em seu pé esquerdo. Após um ano, apresentou deformidade do retropé em posição equinovara. A principal causa é:
Sobre a fibrinólise, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O primeiro passo da fibrinólise é a ativação do plasminogênio (PLG), um precursor circulante inativo, que é convertido em plasmina por duas vias de ativação. A segunda via de ativação ocorre pela ligação do uPA (ativador de plasminogênio tipo uroquinase) que também é produzido pela célula endotelial após a ativação da coagulação.
II. No processo de fibrinólise, o uPA converte o PLG em plasmina, e esta ativa as metaloproteinases (MMP). As MMP estão envolvidas na degradação da matriz extracelular e no remodelamento tecidual.
III. No processo de fibrinólise o tPA (ativador tissular do plasminogênio) converte o PLG em plasmina. Esta última é uma serino protease que degrada a rede de fibrina em produtos de degradação solúveis . Adicionalmente, a anexina 2, secretada pelas células endoteliais, se liga tanto ao PLG quanto ao tPA, agindo como cofator na geração de plasmina.
Você irá realizar uma arteriografia em seu paciente de 80 anos, com insuficiência renal crônica, a fim de estudar a origem da artéria mesentérica superior. Pensando em utilizar o mínimo de contraste a fim de posicionar a ponta do cateter, é importante lembrar que sua origem na aorta costuma ser na altura da vértebra lombar:
A característica clínica da acrocianose que a diferencia do fenômeno de Raynaud é:
Num paciente com sofrimento isquêmico agudo de membro inferior, o tecido menos resistente à isquemia é:
Considerando a classificação de Rutherford para estágios clínicos da arteriosclerose obliterante periférica, um paciente com dor em repouso no membro inferior acometido enquadra-se na seguinte categoria:
O germe mais comumente implicado nas infecções de endopróteses aórticas é:
A veia ázigo desemboca na:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...