Lista completa de Questões sobre Clínica Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo em vista que a pancreatite aguda grave provoca alterações metabólicas e hemodinâmicas significativas no organismo humano e pode acarretar falência múltipla de órgãos e levar a óbito, julgue os itens seguintes. O critério do APACHE II considera variáveis fisiológicas, idade e presença de comorbidades.
Tendo em vista que a pancreatite aguda grave provoca alterações metabólicas e hemodinâmicas significativas no organismo humano e pode acarretar falência múltipla de órgãos e levar a óbito, julgue os itens seguintes. O índice de Balthasar considera as alterações nas imagens ultrassonográficas como determinantes da gravidade da pancreatite.
Tendo em vista que a pancreatite aguda grave provoca alterações metabólicas e hemodinâmicas significativas no organismo humano e pode acarretar falência múltipla de órgãos e levar a óbito, julgue os itens seguintes. Na classificação de Atlanta, apenas as complicações locais são determinantes de gravidade da pancreatite aguda.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Na fase pós-operatória, caso o paciente apresente concentração de hemoglobina de 12 g/dL, será necessário promover a transfusão de concentrado de hemácias.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. A hipotensão é uma das reações precoces dos pacientes submetidos à hemotransfusão.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Uma vez transfundidas, cerca de 70% das hemácias permanecem na circulação por vinte e quatro horas.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Perdas de até 50% da massa eritrocitária podem ser compensadas se a hemorragia for crônica.
Acerca de hemotransfusões, julgue os itens subsequentes. Perdas agudas de até 30% da volemia não comprometem significativamente o transporte de oxigênio.
Um paciente de cinquenta e oito anos de idade foi admitido na unidade de terapia intensiva, em fase pós-operatória imediata devido a politrauma. O relatório do ato cirúrgico descreve que o paciente foi submetido à esplenectomia, hepatorrafia, ressecção de 50 cm de jejuno por lesão mesentérica, hematoma retroperitoneal inexplorado e drenagem da goteira parietocólica esquerda. O paciente encontra-se intubado, com sonda nasogástrica, veia subclávia puncionada à direita e dreno torácico à esquerda.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Se o paciente apresentar alterações da volemia e(ou) da função cardíaca, deve-se determinar a medida da pressão venosa central.Um paciente de cinquenta e oito anos de idade foi admitido na unidade de terapia intensiva, em fase pós-operatória imediata devido a politrauma. O relatório do ato cirúrgico descreve que o paciente foi submetido à esplenectomia, hepatorrafia, ressecção de 50 cm de jejuno por lesão mesentérica, hematoma retroperitoneal inexplorado e drenagem da goteira parietocólica esquerda. O paciente encontra-se intubado, com sonda nasogástrica, veia subclávia puncionada à direita e dreno torácico à esquerda.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
No caso em questão, a traqueostomia deveria ser realizada logo na admissão do paciente na unidade de terapia intensiva, para reduzir a ventilação do espaço morto fisiológico.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...