Lista completa de Questões sobre Clínica Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente, sexo feminino, 27 anos, chega ao pronto‐socorro com queixa de sangramento genital e dor abdominal. Revela também que está com a menstruação atrasada. Diante deste caso clínico, deve‐se sempre considerar a possibilidade de uma gravidez ectópica. Assinale, a seguir, um fator de risco considerado alto para a ocorrência de gravidez ectópica.
Um paciente apresentou um quadro de hérnia estrangulada cujo diagnóstico foi tardio, pois não houve obstrução intestinal. Na inspeção do saco herniário, foi visualizada apenas parte da parede lateral de uma alça intestinal. Qual o nome da hérnia?
Paciente do sexo masculino, 50 anos, vítima de acidente motociclístico com capacete. É admitido na sala de emergência torporoso, ausculta pulmonar presente e simétrica, PA: 70 x 40 mmHg FC: 130 bpm. Não há evidências de hemorragia externa. Após estabilização da coluna cervical e reposição volêmica, o paciente mantém‐se hipotenso e taquicárdico. A radiografia de tórax não mostrou alterações. Qual o próximo passo para a identificação da causa do choque?
São fatores de risco para a formação de cálculos biliares pigmentados pretos, EXCETO:
MDP, sexo feminino, 40 anos, queixa‐se de cólica biliar e icterícia, porém relatou que cederam espontaneamente. Já assintomática, faz USG abdominal, que mostra colelitíase e via biliar principal de 7 mm. Exames laboratoriais revelam discreta elevação das aminotrasferases e fosfatase alcalina. Neste caso, qual deve ser a conduta?
Na 19ª semana de gestação, Maria procura a emergência com dor abdominal constante em flanco e hipocôndrio direitos, acompanhada de náuseas e vômitos, nega febre, o abdômen estava pouco distendido e o exame físico é de difícil realização. Os batimentos cardíacos fetais estavam presentes. O exame de imagem mais adequado neste momento é:
Em determinadas situações clínicas que apresentam comprometimento estrutural das cúspides, as restaurações de amálgama são a única alternativa restauradora direta. Com isso, se faz necessário lançar mão de artifícios de retenção adicional, como pinos intradentinários, Amalgapins, técnicas adesivas especiais (amálgama adesivo) ou mesmo a realização de desgastes na estrutura dentária para se criar áreas retentivas. Visando adequada retenção mecânica, qual é o diâmetro considerado ideal (mm) para os orifícios confeccionados durante a técnica de Amalgapin?
Os compósitos fotoativados apresentam suas melhores propriedades físico‐mecânicas quando são polimerizados de forma adequada, e a unidade de fotoativação deve proporcionar intensidade de luz considerada suficiente. Qual é a intensidade de luz (mW/cm3) considerada mínima aceitável, para se garantir polimerização de boa qualidade?
A maioria das anomalias dentárias são displasias que compreendem alterações de morfologia e estrutura histológica e, em muitos casos, de função do dente. Estas alterações displásicas podem obedecer a influências hereditárias, congênitas ou transtornos de desenvolvimento após o nascimento. Qual é o tipo de anomalia dentária caracterizada pela união de um dente com outro apenas pelo cemento?
A erupção dentária é um processo localizado e com tempo preciso de movimentação do dente do seu local de desenvolvimento intraósseo para a sua posição funcional na cavidade bucal. Este deslocamento depende de dois fatores: atividade osteoclástica (a reabsorção óssea forma um guia para a erupção) e remodelação óssea. Qual é a teoria mais aceita para a erupção dentária atualmente?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...