Lista completa de Questões sobre Clínica Cirúrgica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fístula mais comumente encontrada como complicação da diverticulite do cólon sigmoide é:
colocutânea.
colovesical
colovesical
colouterina.
colocólica.
O procedimento cirúrgico denominado Y de Roux é preconizado para pacientes submetidos à vagotomia troncular e gastrectomia à Bilroth II para tratamento de úlcera péptica e que apresentam como complicação pós-operatória:
gastrite alcalina.
dumping precoce.
dumping tardio
síndrome da alça eferente.
antro residual.
W. R., 69 anos, foi trazido por familiares ao serviço de emergência após apresentar evacuações com sangue vivo. Paciente refere hábitos intestinais normais de duas evacuações diárias de fezes consistentes. O paciente queixou-se de, nos últimos três dias, ter feito grande esforço para evacuar, o que gerou presença de sangue. No serviço de emergência, apresenta PA 90/70 mmHg, pulso 110 bpm e mucosas descoradas. Com base nesse caso, avalie as assertivas a seguir:
I. A cintilografia pode detectar sangramento digestivo em ritmo de 0,1 mL/min, porém a acurácia para diagnosticar o sítio do sangramento é muito variável.
II. A arteriografia pode detectar sangramento digestivo em ritmo de 0,5 mL/min e pode precisar a fonte de sangramento, bem como possibilita o tratamento.
III. A colonoscopia é o procedimento de escolha para o diagnóstico da hemorragia digestiva baixa e está absolutamente indicada em sangramentos graves.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas III.
Apenas as assertivas I e III.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II e III.
A. P., 74 anos, apresenta quadro de anemia crônica e está em reposição de ferro há mais de um ano. Procurou o serviço médico por apresentar prostração, inapetência e aumento das evacuações (3 a 4 episódios diários) fezes escuras, parecem piche, relatou ele. O paciente está pálido, visivelmente emagrecido, PA 110/70 mmHg e pulso 85 bpm; o abdome é plano, sem sinais de visceromegalias. Com base no caso clínico apresentado, avalie as assertivas a seguir:
I. O rastreamento para câncer colorretal inicia-se com pesquisa de sangue oculto nas fezes.
II. Nesse caso, a colonoscopia deve ser realizada imediatamente para diagnóstico e estadiamento.
III. A tomografia abdominal (TC) é fundamental para o diagnóstico e indicação cirúrgica.
IV. A ressecção cirúrgica (R) no sistema TNM é definida como R0: ressecção tumoral considerada pela cirurgião como completa com todas as margens negativas examinadas pelo patologista.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I e IV.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
J. A., 62 anos, trabalhador da construção civil, foi conduzido ao serviço de emergência, imediatamente após apresentar náuseas e vomitar grande quantidade de sangue no bar em que sempre frequentava com os amigos. Na sala de emergência observou-se o paciente pálido (pele e mucosas), pulso 130bpm, PA sistólica 80 mmHg, confuso e agitado. Enquanto o médico examinava o paciente, ocorreu novo episódio de vômito com sangue. Sobre esse caso, analise as assertivas a seguir:
I. A etiologia mais provável é de varizes de esôfago por hepatopatia crônica.
II. A primeira conduta deve ser o tratamento do choque hemorrágico.
III. A endoscopia digestiva alta (EDA) indica de imediato paciente de alto risco, (exemplo: com choque hipovolêmico)
IV. A EDA possui caráter diagnóstico (de lesão sangrante e de achados preditivos de ressangramento), com baixa eficácia terapêutica.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I e IV.
Apenas as assertivas III e IV.
Apenas as assertivas I, II.
Apenas as assertivas II e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
P. L., 73 anos, morador da zona rural, trabalha na lavoura de café há 30 anos. Recentemente notou a presença de lesão avermelhada que descama periodicamente e sangra com facilidade de aproximadamente 2 cm localizada no supercílio. O paciente expõe-se ao sol constantemente, porém não utiliza qualquer tipo de proteção (protetor solar ou chapéu). Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo.
I. Provavelmente o paciente foi picado por insetos na lavoura e apresentou reação alérgica local.
II. A exposição solar é o principal fator de risco para tumores malignos de pele.
III. O carcinoma basocelular é o tumor maligno de pele mais frequente no organismo.
IV. A crioterapia, a radioterapia e a cirurgia (por excisão ou cauterização) são os principais tratamentos para os tumores malignos de pele do tipo não-melanoma.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa II.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
J. F., 45 anos, mãe de 3 filhos, procurou ajuda médica para tratar do seu papo(sic). A paciente queixa-se do papo, porém o que mais a incomoda é o inchaço nos pés e pernas. No exame médico, é possível observar exoftalmia pronunciada, membros inferiores e superiores com pele ressecada com edema pré-tibial. Com relação a esse caso, avalie as afirmações a seguir:
I. O diagnóstico mais provável é bócio difuso tóxico.
II. A Doença de Graves apresenta aumento difuso da tireoide e hipertireoidismo associado à oftalmopatia e dermopatia.
III. O TSH é o hormônio mais sensível para o diagnóstico inicial para a disfunção tireoideana.
IV. A tireodectomia é o tratamento de escolha do bócio difuso tóxico, após a falha do tratamento clínico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e IV.
Todas as afirmativas.
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
O adenocarcinoma gástrico corresponde a 95% de todas as neoplasias malignas do estômago. No Brasil, o carcinoma gástrico é o quinto tumor mais comum. O mais preocupante nessa doença é a taxa de mortalidade, que chega a 90%. Sobre esse tema, considere as afirmativas abaixo:
I. O diagnóstico de adenocarcinoma gástrico é feito por biópsia em endoscopia digestiva alta.
II. A presença de Helicobacter pilori não é mais considerado um fator de risco de câncer gástrico.
III. Prateleira de Blummer e nódulo da Irmã Mary Joseph são sinais que ajudam no diagnóstico precoce do adenocarcinoma gástrico.
IV. O objetivo da dissecção linfonodal é realizar o estadiamento do carcinoma gástrico, aumentar o grau de cura ou melhorar o prognóstico.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I, III e IV.
Apenas a afirmativa I.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas I e IV.
Apenas as afirmativas II e III
A. C., 70 anos, chega ao hospital com quadro de distensão e dor abdominal intensa em cólica iniciada há 4 horas. Cardiopata, portador de fibrilação atrial, é frequentador habitual do pronto-socorro, sempre bemhumorado. Ele apresenta fáscies de dor, sudorese, mal consegue se comunicar e sofre com dor em todo o abdômen. Apresenta FC=115 bpm e PA=80/55 mmHg. Ao exame físico, apresenta abdômen distendido, dor abdominal difusa sem sinais de irritação peritoneal.
Para esse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Apendicite aguda.
Diverticulite aguda.
Tumor de cólon perfurado.
Úlcera gástrica perfurada.
Isquemia mesentérica.
A. C., 72 anos, deu entrada no pronto-socorro com quadro de dor abdominal em cólica de início súbito, em quadrante superior direito, há 4 horas. Ela refere dois episódios de vômitos de característica biliar. Afirma que apresentou quadros semelhantes anteriormente (uns cinco episódios), e que, por isso, precisou frequentar postos de saúde 24h em que aplicaram soro com medicamento que desconhece, mas aliviava a dor. A paciente encontra-se febril (T=38,2oC), com abdômen doloroso à palpação de quadrante superior direito e à palpação profunda do hipocôndrio direito, a paciente efetua uma parada na inspiração. Com base nesse quadro clínico, avalie as afirmativas abaixo:
I. Trata-se de uma paciente com quadro provável de colecistite aguda.
II. O descrição de parada inspiratória à palpação profunda do hipocôndrio direito é conhecida como Sinal de Rovsing. O mais característico nesse quadro seria a presença de dor à palpação profunda do hipocôndrio direito conhecido como Sinal de Murphy.
III. A ultrassonografia abdominal é o exame diagnóstico de escolha.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...