Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente de vinte e três anos de idade, com início da atividade sexual aos vinte anos, procurou um centro de saúde, relatando que mantém atividade sexual normal sem uso de método contraceptivo e que está amenorreica há quinze dias.
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Se a referida paciente estivesse com vinte dias de amenorreia, sem ter realizado o beta HCG plasmático, e apresentasse dores no baixo ventre de média intensidade ao acordar e sangramento genital discreto, seria correto submetê-la, imediatamente, à laparotomia exploradora.Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitida no pronto-socorro com queixa de melena, iniciada havia três dias, com aumento progressivo do volume eliminado na evacuação. De acordo com a paciente, a última evacuação, que foi acompanhada de vertigem, tinha ocorrido uma hora antes do atendimento médico. No exame físico, a paciente apresentou palidez cutâneo mucosa; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 20 irpm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em consideração, deve-se realizar uma colonoscopia para investigar a causa do sangramento relatado pela paciente.Com relação aos fármacos que atuam no sistema cardíaco e no sistema pulmonar, julgue os itens de 26 a 32. Os agonistas dos receptores de leucotrienos e os catalisadores da síntese de leucotrienos são eficientes no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica, mas seu efeito é mínimo no tratamento da asma alérgica.
Com relação às estenoses corrosivas, julgue os itens subsecutivos. Ao contrário do que ocorre na esofagite cáustica, na qual a esofagectomia é opcional, a ressecção do segmento gástrico afetado nos casos de gastrite corrosiva é mandatória.
Uma criança de dois anos de idade apresenta um tipo de câncer caracterizado pela produção maligna de linfócitos na medula óssea, disseminando-se rapidamente por todo o organismo através da corrente sanguínea, sendo, portanto uma neoplasia do tipo hematológica. Essas características indicam ser:
Uma paciente com quarenta e cinco anos de idade foi admitida no pronto-socorro com queixa de melena, iniciada havia três dias, com aumento progressivo do volume eliminado na evacuação. De acordo com a paciente, a última evacuação, que foi acompanhada de vertigem, tinha ocorrido uma hora antes do atendimento médico. No exame físico, a paciente apresentou palidez cutâneo mucosa; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 20 irpm.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No caso em apreço, recomenda-se a administração, via acesso venoso de grande calibre, de soro fisiológico ou solução de Ringer-lactato.Julgue os itens subsequentes, referentes a antimicrobianos. O antibiótico ciprofloxacino pode ser administrado sem qualquer tipo de precaução, dada a irrelevância clínica das suas interações medicamentosas.
Com relação às estenoses corrosivas, julgue os itens subsecutivos. Ácidos fortes tendem a produzir queimaduras mais profundas ― que envolvem potencialmente todas as camadas de tecido visceral ― do que bases fortes.
A leishmaniose visceral ou calazar é uma doença crônica grave causada por parasito pertencente ao gênero Leishmania. A letalidade humana reduz-se em razão de tratamento adequado, tais como:
I - Os medicamentos à base de antimônio - antimoniato de metilglucamina -, são, no Brasil, utilizados como primeira escolha na terapêutica da leishmaniose;
II - O antimoniato de metilglucamina é especialmente eficaz no tratamento de leishmaniose cutânea, mucocutânea e visceral.
III - O antimoniato de metilglucamina provoca regressão lenta das manifestações clínicas e hematológicas da doença, sem alcançar, entretanto, a esterilização do parasita;
IV - A Organização Mundial de Saúde preconiza que as doses de antimoniais não devem ultrapassar 20mg/kg/dia e o limite de 850mg de antimônio, devido à sua elevada toxicidade;
V - O tratamento padrão consiste em injeções diárias de antimoniais pentavalentes durante um período de 28 semanas.
Está correta a alternativa:
Um paciente com vinte e cinco anos de idade foi internado em uma unidade de emergência para ser submetido a tratamento de pneumonia. No atendimento, o médico verificou que, ao ser chamado pelo nome, o paciente não atendia e que apresentava, ainda, respiração rápida e superficial. No exame físico, o jovem apresentou oximetria não invasiva ao ar ambiente de 80%; pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm; e frequência respiratória de 30 irpm. O paciente respirava fração de oxigênio suplementar com auxílio de máscara facial.
Considerando esse caso clínico, julgue os próximos itens.
No caso em apreço, o paciente deverá ser submetido à ventilação não invasiva.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...