Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou a emergência de um hospital queixando-se de dor por toda a região superior do abdome. A paciente relatou que a dor irradiava-se para o dorso e estava associada a náuseas e vômitos, iniciados havia vinte e quatro horas. Informou que fez uso de dipirona e hioscina, sem sucesso. O resultado do exame físico mostrou dor à descompressão em quadrante superior direito. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram amilase de 1.500 UI/L e leucocitose com diferencial de células normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Tomografia computadorizada para o abdome da paciente em questão é de grande eficácia nesse caso.Um paciente de vinte e três anos de idade procurou atendimento médico, apresentando o seguinte quadro: angioedema recorrente com frequência mensal havia dez anos, particularmente nos lábios e olhos, sem urticária, e três episódios de edema de laringe nesse mesmo período. O paciente relatou que tais eventos não tinham relação com alimentação, medicação ou mudanças climáticas, e que seu pai havia apresentado o mesmo problema durante anos. O médico constatou que o paciente não apresentava outros problemas de saúde. O resultado do exame físico foi normal.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens seguintes.
Caso exames laboratoriais do referido paciente apresentem elevação da N-metil-histamina na urina de vinte e quatro horas e da triptase sérica, esses achados deverão confirmar o diagnóstico do caso clínico em questão.Uma paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou a emergência de um hospital queixando-se de dor por toda a região superior do abdome. A paciente relatou que a dor irradiava-se para o dorso e estava associada a náuseas e vômitos, iniciados havia vinte e quatro horas. Informou que fez uso de dipirona e hioscina, sem sucesso. O resultado do exame físico mostrou dor à descompressão em quadrante superior direito. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram amilase de 1.500 UI/L e leucocitose com diferencial de células normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
O nível de amilasemia é sinal de gravidade da doença.Uma paciente, com quarenta e dois anos de idade, procurou a emergência de um hospital queixando-se de dor por toda a região superior do abdome. A paciente relatou que a dor irradiava-se para o dorso e estava associada a náuseas e vômitos, iniciados havia vinte e quatro horas. Informou que fez uso de dipirona e hioscina, sem sucesso. O resultado do exame físico mostrou dor à descompressão em quadrante superior direito. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram amilase de 1.500 UI/L e leucocitose com diferencial de células normal.
Com base nesse caso clínico, julgue os itens seguintes.
As causas mais comuns para a enfermidade dessa paciente são cálculos biliares, consumo de bebidas alcoólicas e hipertrigliceridemia.Julgue os seguintes itens, relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST). A ocorrência de sífilis congênita demonstra falha tanto dos programas de controle quanto dos serviços de pré-natal prestados às gestantes, pois essa é uma afecção que pode ser prevenida ou tratada eficientemente intraútero, desde que sejam realizados o diagnóstico e o tratamento da gestante em momento adequado e que se evite a reinfecção.
Um paciente, de setenta anos de idade, apresentando escarros hemoptoicos havia cinco dias, foi atendido no serviço médico ambulatorial. O paciente relatou ser fumante de quarenta maços/ano. No exame físico, constatou-se baqueteamento de dedos. Os demais segmentos do corpo estavam sem alterações.
A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
O baqueteamento digital em fumantes é visto com mais frequência em pacientes com o diagnóstico de DPOC.Julgue os seguintes itens, relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST). O sinal mais comum de infecção por clamídia é a secreção esverdeada ou acinzentada, fluída, abundante, espumante e com mau cheiro, principalmente no período menstrual.
Um paciente, de setenta anos de idade, apresentando escarros hemoptoicos havia cinco dias, foi atendido no serviço médico ambulatorial. O paciente relatou ser fumante de quarenta maços/ano. No exame físico, constatou-se baqueteamento de dedos. Os demais segmentos do corpo estavam sem alterações.
A respeito do caso clínico descrito, julgue os itens que se seguem.
Como primeira medida, deve-se solicitar que o paciente seja submetido a radiografia de tórax.Julgue os seguintes itens, relativos às doenças sexualmente transmissíveis (DST). Apesar da disponibilidade e da eficácia da vacina contra o vírus da hepatite B, existem milhares de mulheres portadoras do vírus. A transmissão vertical ocorre em cerca de 90% a 95% dos casos no período gestacional. Contudo, em alguns poucos casos, a infecção pode ocorrer no período perinatal devido à exposição do neonato ao sangue materno.
Um paciente, de cinquenta anos de idade, que apresentava epigastralgia e melena havia duas horas, foi admitido na emergência de um hospital. O paciente estava lúcido e com orientação espaço-temporal. O exame físico evidenciou palidez cutâneo mucosa, pressão arterial de 90 mmHg × 70 mmHg e frequência cardíaca de 110 bpm.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Caso os níveis de hemoglobina do paciente estejam abaixo de 7 mg/dL, deve-se administrar plasma fresco congelado.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...