Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue o item a seguir, relativo à deficiência de crescimento do corpo. Diversos genes responsáveis por codificar fatores de transcrição estão implicados na etiologia da deficiência combinada dos hormônios hipofisários (pan-hipopituitarismo), sendo o gene PROP-1 o mais frequentemente envolvido.
Um indivíduo portador de doença pulmonar obstrutiva crônica procurou atendimento médico por apresentar piora da dispneia associada a sonolência excessiva, tosse produtiva e febre. O paciente negou outros sinais ou sintomas, estava hemodinamicamente normal e apresentava a seguinte gasometria: pH = 7,29; PCO2 = 70 mmHg; PO2 = 40 mmHg; e bicarbonato = 32 mEq/L.
Julgue o seguinte item, relativo a esse caso clínico.
Trata-se de um caso de acidose respiratória.Qual dos seguintes achados dos testes não invasivos que NÃO sugere isquemia miocárdica grave e alto risco para eventos cardiovasculares?
Com relação à sepse, julgue os itens a seguir. A expansão volêmica na sepse deve ser realizada com soluções balanceadas a fim de prevenir acidose metabólica hiperclorêmica.
Em atendimento a paciente vítima de insuficiência renal crônica, o médico deparou-se com perda súbita de consciência da paciente. Durante o atendimento, a paciente não respondia a estímulos, estava sem respiração e sem pulso carotídeo perceptível. O monitor do cardioversor/desfibrilador, que estava corretamente conectado à paciente, mostrou o seguinte ritmo cardíaco.
Considerando esse caso clínico e tendo a leitura do cardioversor/desfibrilador acima como referência, julgue os itens a seguir.
No atendimento dessa paciente, o médico deverá realizar a seguinte sequência: abertura das vias aéreas, frequência de compressão cardíaca de até 100/min., com retorno parcial do tórax após cada compressão e relação compressão-ventilação de 15:2 para dois socorristas.Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Após a resolução do quadro clínico, esse paciente deverá receber anticoagulante oral permanente devido ao risco de eventos tromboembólicos.Todos os fatores que possam estar precipitando uma incontinência urinária transitória em idosos devem ser avaliados e manejados. Qual das seguintes medidas gerais NÃO deve ser considerada na abordagem de todos os pacientes com incontinência?
Com relação à sepse, julgue os itens a seguir. A acidemia na sepse se desenvolve por acidose metabólica com ânion gap aumentado, independentemente da causa infecciosa.
Em relação à vacinação de idosos, julgue o item seguinte. A vacina contra a pneumonia causada pelo pneumococo deve ser feita anualmente, principalmente nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como casas geriátricas, hospitais, asilos e casas de repouso.
Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
O medicamento de escolha para o rápido controle da frequência cardíaca do referido paciente é o digitálico endovenoso.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...