Questões sobre Clínica Geral

Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos tumores primários do sistema nervoso central, que são a segunda neoplasia mais frequente na infância e na adolescência, julgue os itens seguintes. O meduloblastoma afeta, principalmente, indivíduos do sexo masculino com idade média de cinco a sete anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escrivã procura ortopedista com dor em queimação que se irradia para o braço e ombro direitos, formigamento e dormência que acomete os dedos polegar, indicador e médio da mão direita, sintomas que se acentuam no período noturno, levando algumas vezes à interrupção do sono. A paciente já apresentara o mesmo quadro agudo nos últimos dois anos, levando a afastamento do trabalho por 15 dias, porém com recidiva do quadro. A paciente é destra, pratica ciclismo e jogava badminton. O exame físico demonstra redução da sensibilidade no trajeto do nervo mediano e diminuição da força utilizando o dinamômetro de força. Quanto aos testes, o de Phalen foi positivo, o Sinal de Tinel foi duvidoso, Teste de Finkelstein negativo e o Teste de Compressão do punho piorou os sintomas de dor e dormência.

Considerando a situação clínica apresentada, o diagnóstico mais provável é:

  • A. síndrome do desfiladeiro torácico;
  • B. síndrome de De Quervain;
  • C. tenossinovite estenosante;
  • D. síndrome do túnel do carpo;
  • E. síndrome do cotovelo de tenista.

Um homem de sessenta e dois anos de idade, com antecedentes de hipertensão arterial e tabagismo, foi atendido na emergência ambulatorial, apresentando um quadro de precordialgia em peso, de forte intensidade, com irradiação para o membro superior esquerdo, surgido havia três horas. No exame físico, o paciente encontrou-se eupneico, acianótico, com pressão arterial de 138 mmHg × 84 mmHg, frequência cardíaca de 78 bpm, ritmo cardíaco regular em dois tempos e sem sopros. O restante do exame físico, a dosagem das enzimas cardíacas (CK-MB massa e troponina) e demais exames laboratoriais de rotina se mostraram normais. Foi realizado um exame de eletrocardiograma (com calibração normal), e o resultado encontra-se ilustrado na figura apresentada.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A melhor estratégia para tratamento imediato desse paciente, visando à redução de eventos cardiovasculares graves, é o uso de terapia fibrinolítica intravenosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os pacientes que apresentam situações de emergências clínicas ou cirúrgicas, como trauma, choque, queimaduras graves, parada cardiorrespiratória ou coma, necessitam de atendimento rápido e eficaz para que sua vida seja preservada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A toracocentese com agulha grossa (gelco 14) no segundo espaço intercostal, linha hemiclavicular, é o procedimento inicial indicado para os casos de pneumotórax hipertensivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos tumores primários do sistema nervoso central, que são a segunda neoplasia mais frequente na infância e na adolescência, julgue os itens seguintes. Na avaliação dos tumores cerebrais, a ressonância magnética deve ser a neuroimagem de escolha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Operador de casa de máquinas, 42 anos de idade, trabalha há 15 anos embarcado. Queixa-se de zumbidos, nervosismo e dificuldade para comunicar-se. O seu turno de trabalho tem a duração de 8 horas e está exposto a um nível médio de ruído ambiental de 95 dB, segundo dados do Programa de Conservação Auditiva. Refere que só passou a utilizar EPI quando começou a trabalhar na empresa atual, há 3 anos. O exame audiométrico acusou acentuada perda auditiva, Grau III na classificação de Merluzzi. Diante do quadro clínico apresentado, sobre o tipo de perda auditiva induzida por ruído ocupacional (PAIRO) apresentada por esse trabalhador, é correto afirmar que:

  • A. a cessação da exposição ao ruído não impede a progressão da perda auditiva;
  • B. a perda da acuidade auditiva é unilateral, progressiva e do tipo condutiva;
  • C. a perda auditiva é bilateral, reversível e do tipo mista - neurossensorial e condutiva;
  • D. a presença da perda auditiva torna o indivíduo mais sensível à exposição ao ruído;
  • E. a perda auditiva é bilateral, irreversível e do tipo neurossensorial.

Uma paciente de cinquenta e cinco anos de idade, com antecedentes de dislipidemia e hipertensão arterial, deu entrada em um hospital. De acordo com o relato da paciente, o médico ficou informado de que ela sentia dor epigástrica forte, com início há seis horas e irradiação para região dorsal esquerda, acompanhada de náuseas e vômitos. No exame físico, apresentou-se normocorada, anictérica, com temperatura de 36,4 ºC, frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 100 mmHg × 60 mmHg, com murmúrio vesicular diminuído em base pulmonar esquerda e com sibilos discretos. O abdome estava globoso e em avental, doloroso à palpação no andar superior, principalmente no epigástrio, com ruídos hidroaéreos presentes. Os exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 13 g/dL; leucócitos de 18×109/L (sem desvio à esquerda); glicemia de 218 mg/dL; tempo de protrombina de 14 segundos; bilirrubina total de 1,1 mg/dL; DHL de 206 U/L; creatinina de 0,7 mg/dL; amilase de 2500 U/L; aspartato aminotranferase (AST) de 90 U/L e alanina aminotranferase (ALT) de 60 U/L. O exame de raios X de tórax revelou discreto velamento nas bases. O eletrocardiograma e as enzimas cardíacas apresentaram-se normais.

No que diz respeito a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

Nesse caso, como primeira medida terapêutica, deve-se indicar hidratação parenteral agressiva, utilizando-se uma solução cristaloide isotônica, no volume de 5 – 10 mL/kg por hora ou de 250 – 500 mL por hora, nas primeiras doze horas até as vinte e quatro horas, com reavaliações a cada seis horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os pacientes que apresentam situações de emergências clínicas ou cirúrgicas, como trauma, choque, queimaduras graves, parada cardiorrespiratória ou coma, necessitam de atendimento rápido e eficaz para que sua vida seja preservada. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. A preocupação inicial com o atendimento do paciente politraumatizado está relacionada à ocorrência de hemorragia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos ao tétano. Comumente, o tétano neonatal acomete os filhos de mulheres que não foram imunizadas contra o tétano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Técnica judiciária ao retornar do intervalo para o almoço prende, de modo involuntário, o salto do sapato em reentrância no calçamento de pedras portuguesas no entorno do Fórum. Ao dirigir-se ao Setor de Saúde Ocupacional recebe os primeiros socorros, sendo constatada provável entorse de tornozelo. Após os procedimentos de praxe nos cuidados médicos iniciais, a trabalhadora foi encaminhada para um serviço de ortopedia.

Segundo a Norma Técnica NBR 14280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a equipe do SESMT deve classificar essa ocorrência como:

  • A. doença profissional;
  • B. acidente de trajeto;
  • C. acidente impessoal;
  • D. acidente de trabalho;
  • E. doença comum.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...