Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à trombose venosa profunda (TVP), julgue os itens a seguir. A consequência mais grave da TVP é a hemorragia varicosa de membros inferiores, que pode levar ao choque hipovolêmico.
No que se refere às alterações oculares que podem ser observadas em pacientes com hipovitaminose, julgue os próximos itens. Além de fadiga e de anorexia, a xeroftalmia e a nictaolopia são problemas ocasionados pela hipovitaminose B1.
Uma mulher de setenta e sete anos de idade, hipertensa e diabética, em uso dos compostos losartana e metformina, apresentou episódios de taquicardia havia mais de seis meses, com aumento na frequência cardíaca e intensidade das palpitações nas últimas duas semanas. Na consulta médica, a paciente negou outros sintomas correlatos e, no exame físico, apresentou-se eupneica, normocorada, hidratada, com frequência respiratória de 23 irpm, pressão arterial de 138 mmHg × 72 mmHg, frequência cardíaca de 150 bpm, sem turgência jugular a 30º, ictus cordis normal, ritmo cardíaco irregular em dois tempos e sem sopros. Os demais sistemas não apresentavam alterações significativas no exame clínico. Os exames laboratoriais não revelaram anormalidades. A paciente realizou um eletrocardiograma que revelou ritmo de fibrilação atrial.
No que se refere a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Essa paciente deve ser tratada com ácido acetilsalicílico (AAS), para prevenir futuros eventos tromboembólicos.Com relação à trombose venosa profunda (TVP), julgue os itens a seguir. A TVP pode dar origem a uma embolia pulmonar, sendo o coágulo levado da perna acometida para o pulmão, passando pela veia femural profunda, veia cava inferior, veia porta, veia ázigos, veia cava superior, átrio direito, ventrículo direito e artéria pulmonar.
No que se refere ao distúrbio de Rett, julgue os itens subsequentes. Pacientes afetados pelo referido distúrbio podem apresentar movimentos estereotipados das mãos, ataxia, bruxismo, disfunção respiratória, escoliose e rebaixamento intelectual profundo.
Em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), julgue os itens subsequentes. A presença dos sintomas pirose retroesternal e regurgitação em pacientes com menos de quarenta anos de idade permite o início do tratamento da DRGE, sem a necessidade de realização do exame de endoscopia digestiva alta.
No que se refere ao distúrbio de Rett, julgue os itens subsequentes. Comportamentos autistas são típicos em pacientes que apresentam distúrbio de Rett.
Em relação à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), julgue os itens subsequentes. No tratamento de paciente com DRGE, medicamentos como inibidores da bomba de prótons promovem um alívio mais rápido e eficaz dos sintomas, além de maior cicatrização da esofagite erosiva, quando comparados aos antagonistas dos receptores H2.
Com relação aos marcos do desenvolvimento esperado para uma criança na faixa etária de dois meses de vida, julgue os itens a seguir. Nessa idade, a criança deve conseguir juntar as mãos na linha média.
Um indivíduo aparentemente saudável, de trinta e seis anos de idade, procurou o serviço de triagem de câncer colorretal de um ambulatório hospitalar, relatando que sua tia materna havia falecido de câncer de mama aos trinta e oito anos de idade, e que sua mãe foi diagnosticada como portadora de câncer colorretal, aos quarenta anos de idade, e de câncer de endométrio aos quarenta e cinco anos de idade.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.
Deve-se submeter esse indivíduo à realização do teste da o-tolidina ou guaiaco, para monitoramento de sangue oculto nas fezes, devido à alta sensibilidade e especificidade do teste no diagnóstico de câncer colorretal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...