Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paciente do sexo masculino, 67 anos de idade, com quadro de perda ponderal de 9 quilos em 2 meses e tosse produtiva há 45 dias. Nesse período, a evolução foi subfebril (temperaturas axilares variando de 37,4 a 37,6 graus centigrados), sem dispneia e dor toráxica. O hemograma mostrou os seguintes resultados: Hb = 11; HTC = 34%; GB = 5600 (contagem diferencial N = 52%; E = 4%; B = 1%; L = 34% e M = 9%), plaquetas = 203.000. O RX de tórax evidencia consolidação no lobo médio direito e no lobo superior do pulmão esquerdo.
Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico etiológico mais provável para o caso e qual o exame subsidiário melhor indicado para a confirmação desse diagnóstico.Pneumonia bacteriana/ proteína C reativa.
Tuberculose pulmonar/ pesquisa de BAAR no escarro.
Tuberculose pulmonar/ eletroforese de proteínas no sangue periférico.
Paracoccidiodomicose forma pulmonar/ pesquisa de fungos no escarro.
Histoplasmose forma pulmonar/ pesquisa de fungos no escarro.
Em relação ao tratamento das fraturas de quadril em UTI, assinale a alternativa correta.
As fraturas de colo de fêmur sem desvio podem ser colocadas em uma tração de Buck para o conforto do paciente até que uma fixação cirúrgica seja realizada.
As fraturas intertrocanerianas representam uma ameaça ao suprimento sanguíneo da cabeça femoral.
A fixação cirúrgica está indicada nas fraturas de quadril para maximizar a função, aumentar a velocidade de mobilização e evitar as complicações associadas a uma imobilização e permanência no leito prolongados.
Na fase aguda, fraturas de colo de fêmur sem desvio podem ser reduzidas e fixadas, ou a cabeça e o colo podem ser substituídos com uma hemiartroplastia.
Fraturas de colo de fêmur desviadas podem ser fixadas internamente in situ.
Tendo como referência o texto acima, julgue os itens subsecutivos, acerca de dependência química.
O abuso de álcool está associado a diversas manifestações crônicas, como, por exemplo, quadros de demência, síndrome de Korsakoff, miocardiopatia, fibrilação atrial, cirrose hepática, carcinoma das células escamosas do esôfago, varizes esofagianas, lacerações de Mallory-Weiss, pancreatites aguda e crônica, anemia e trombocitopenia.
Os estudos epidemiológicos mais eficazes para determinar a eficácia de vacinas são:
ensaios clínicos.
ecológicos.
descritivos.
de prevalência.
Paciente chega ao pronto-socorro com história de tontura, sendo verificada PA = 60 X 30 e frequência de pulso = 35bpm. No ECG observa-se FC = 38bpm, aumento do intervalo PR e múltiplas ondas P não correlacionadas com o complexo QRS, sendo que este último se mantém com forma, duração e amplitude normais. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico clínico mais provável para esse caso e qual a conduta terapêutica frente a ele.
Fibrilação atrial e tratamento com beta-bloqueadores (propranolol via endovenosa).
Fibrilação ventricular e tratamento com amiodarona via endovenosa.
Fibrilação ventricular e tratamento com lidocaína via endovenosa.
Bloqueio atrioventricular de segundo grau e tratamento com diltiazem via oral.
Bloqueio atrioventricular de terceiro grau (total) e tratamento com implante de marcapasso.
Em relação aos cuidados ortopédicos em UTI e a imobilização de emergência, analise as assertivas abaixo.
I. Antes de imobilizar deve-se cobrir as feridas abertas com curativos estéreis com ou sem uma solução bacteriostática. II. Uma imobilização apropriada de uma fratura de ossos longos necessita de uma imobilização das articulações proximal e distal à fratura. III. Em situação aguda, uma imobilização temporária com calha gessada deve ser evitada. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
Julgue os itens subsequentes, relativos a infectologia.
A coinfecção por Trypanosoma cruzi e vírus da imunodeficiência humana (HIV) eleva o risco de reativação da tripanosomíase em pacientes com doença de Chagas crônica, na vigência de imunodepressão causada pelo HIV, particularmente naqueles com linfócitos T-CD4+ < 200.
São doenças de notificação Compulsória Imediata, exceto:
Botulismo.
Febre Tifóide.
Cólera.
Febre Amarela.
Na tuberculose pleural, o diagnóstico confirmatório pode ser feito através de
tomografia computadorizada de tórax ou dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural.
exame quimiocitológico (dosagens de glicose, proteínas, contagem de neutrófilos e linfócitos) do líquido pleural ou exame anátomo-patológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia).
exame anátomo-patológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia) ou tomografia computadorizada de tórax.
dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural ou exame anátomopatológico de amostra de fragmento de pleura (obtido através de biópsia).
dosagem de adenosina deaminase isoforma 2 (ADA 2) no líquido pleural ou tomografia computadorizada de tórax.
São critérios para o diagnóstico de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SRIS), exceto
temperatura >38°C ou < 36°C.
frequência cardíaca > 90 bpm.
contagem de leucócitos > 12.000 cel/mm3.
contagem de leucócitos < 4.000 cel/mm3.
acidose respiratória.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...