Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma senhora com 45 anos de idade procurou atendimento médico de emergência, com quadro de dor no quadrante inferior esquerdo do abdome, náuseas e flatulência, iniciado havia 6 dias. Durante sua investigação, foi feito o diagnóstico de diverticulite aguda.
Acerca do quadro clínico acima e da doença nele mencionada, julgue os próximos itens.
O exame de primeira escolha para a confirmação do referido diagnóstico é a colonoscopia.
Um homem com quarenta e um anos de idade, há quatro anos sabe ser portador de diabetes melito do tipo 2. Atualmente, ele está metabolicamente compensado com dieta e metformina, mas, por ter apresentado cefaleia súbita, de forte intensidade, associada a hemianopsia direita, agitação psicomotora, náuseas e vômitos, foi encaminhado à emergência hospitalar, apresentando crise convulsiva tônico-clônica generalizada na admissão. Ele foi medicado com diazepan e fenitoína, tendo obtido melhora da crise. O paciente não tinha história pregressa de enxaqueca, hipertensão arterial, trauma ou convulsão e não faz uso de álcool ou drogas psicoativas.
Considerando os exames complementares e a terapêutica preconizada para o caso clínico acima descrito, julgue os itens subsequentes.
A acidose metabólica e a hipoglicemia provocadas pelo uso da metformina podem justificar a crise convulsiva do paciente em questão, mas não o quadro de cefaleia ou hemianopsia.
As úlceras pépticas são defeitos na mucosa gastrintestinal, associados a morbidades e elevados custos na assistência à saúde. Acerca dessa afecção, julgue os itens subsequentes.
A infecção gástrica pelo Helicobacter pylori (HP) e o uso de medicamentos anti-inflamatórios constituem as principais etiologias associadas à úlcera péptica.
Com relação a dermatoses inflamatórias causadas por herpes-vírus, julgue os itens seguintes.
Entre as possíveis complicações do herpes-zoster, inclui-se a ocorrência de infecção bacteriana secundária; para o tratamento dessa complicação, indica-se terapia com cefalexina, na posologia de 500 mg a 1.000 mg, a cada 6 horas.
Com referência às técnicas de isolamento, julgue os itens subsequentes.
O isolamento está indicado nas doenças transmissíveis, em situações definidas, sendo composto por um conjunto de medidas adotadas para constituir uma barreira que impeça a disseminação de agentes infecciosos de um paciente para outro, para os visitantes ou para o meio ambiente.
Uma senhora com 45 anos de idade procurou atendimento médico de emergência, com quadro de dor no quadrante inferior esquerdo do abdome, náuseas e flatulência, iniciado havia 6 dias. Durante sua investigação, foi feito o diagnóstico de diverticulite aguda.
Acerca do quadro clínico acima e da doença nele mencionada, julgue os próximos itens.
Obstrução intestinal, perfuração colônica, formação de abscesso e formação de fístulas (com envolvimento de bexiga, ureter, vagina, útero, intestino e parede abdominal) são complicações associadas à diverticulite aguda.
Uma mulher com trinta e um anos de idade, tabagista (carga tabágica de 8 anos-maço), compareceu a consulta médica com relato de dor e desconforto no quadrante inferior esquerdo havia trinta dias, associado a fezes pastosas e com muco. Negou náuseas, vômitos, febre e perda de peso. O exame físico não mostrou qualquer alteração. Foram solicitados exames de rotina diagnóstica. Na consulta de retorno, a paciente relatou esforço para evacuar e tenesmo. Pesquisa de sangue oculto nas fezes foi positiva. A paciente foi encaminhada ao gastroenterologista para investigação de doença inflamatória intestinal (DII) e foi iniciado tratamento com sulfassalazina.
Com relação ao quadro clínico acima descrito e tendo em vista os exames complementares para o diagnóstico de DII, julgue os itens a seguir. Nesse sentido, considere que a sigla RCUI, sempre que empregada, refere-se a retocolite ulcerativa inespecífica.
A doença de Chron é mais comum entre as mulheres na faixa etária entre os vinte e os quarenta anos de idade, que inclui a paciente em questão.
As úlceras pépticas são defeitos na mucosa gastrintestinal, associados a morbidades e elevados custos na assistência à saúde. Acerca dessa afecção, julgue os itens subsequentes.
Uma complicação associada geralmente a úlceras pépticas localizadas na parede posterior do duodeno ou estômago é representada pela sua perfuração e insidiosa penetração nos tecidos adjacentes do pâncreas, do trato biliar, do fígado, do omento, dos cólons e de estruturas vasculares.
Um paciente de 75 anos de idade, hipertenso, sedentário, tabagista (75 anos-maço) e obeso foi atendido em pronto-socorro queixando-se de dor torácica intensa na região dorsal esquerda, em pontada, iniciada havia quatro dias, e que apresentou piora progressiva. À inspeção, observou-se exantema maculopapular, múltiplas vesículas, por vezes confluentes, algumas pústulas e crosta seropustulosa na região ao longo do quinto espaço intervertebral esquerdo. Com base no quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.
Nessa situação, a hipótese de síndrome coronariana aguda deve ser descartada, em razão do quadro dermatológico apresentado pelo paciente.
Qual das alterações abaixo relacionadas NÃO é esperada no paciente politransfundido?
Hipocalemia.
Hipotermia.
Coagulopatia dilucional.
Síndrome da angústia respiratória aguda.
Acidose metabólica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...