Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa INCORRETA, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
A Lei Orgânica de Saúde (LOS) contém as normas e os níveis de complexidade da rede de serviços de saúde oferecidos para garantir o processo de referência e contrarreferências.
O SUS é considerado um sistema único, porque segue os mesmos princípios doutrinários em todo território nacional e agrega os diversos serviços de saúde em uma única rede.
A regionalização dos serviços implica uma base territorial para o sistema de saúde, que facilita a organização da atenção à saúde.
A organização do SUS baseia-se em: regionalização, hierarquização, resolutividade, descentralização, participação dos cidadãos e complementaridade do setor privado.
As ações desenvolvidas pelo SUS, de recuperação da saúde, abrange diagnóstico e tratamento de doenças, acidentes e danos à saúde, de maneira geral, bem como limitação da invalidez.
Em um cemitério clandestino, a polícia encontrou fragmentos de ossos, um esqueleto completo, em bom estado de conservação, e ossos queimados, que foram encaminhados ao instituto médico legal (IML). Após a realização de exame ordenado e de outras investigações que julgaram necessárias, os peritos declararam que os ossos foram queimados a temperaturas entre 200 e 300 graus Celsius. No exame microscópico dos fragmentos, observou-se que os osteons estavam alinhados em fileiras limitadas por bandas ou em estruturas de formato retangular; que, no esqueleto completo, o sulco pré-auricular apresentava-se profundo, largo e englobando uma grande extensão da borda auricular; e que o espaço pós-auricular apresentava-se muito grande, os dois ossos não tinham contato mútuo, exceto na superfície auricular, e a tuberosidade ilíaca apresentava-se ausente.
Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.
Na situação em apreço, de acordo com o método visual para a determinação sexual na articulação sacroilíaca, desenvolvido por Iscan e Derried, o esqueleto completo é do sexo feminino.
Na anemia da doença crônica espera-se encontrar os achados abaixo, EXCETO
estoque de ferro na medula normal ou aumentado.
inabilidade da medula em aumentar a eritropoiese em resposta à anemia.
transferrina sérica e saturação de transferrina elevadas.
eritropoietina elevada, porém em níveis abaixo do que seria de se esperar para o nível de anemia.
hipoferremia.
Um idoso institucionalizado, acamado há mais de cinco anos devido a uma lesão medular após cair de um telhado, apresenta úlcera de decúbito na região sacral, de aproximadamente 5 cm de diâmetro, no estágio III, com grande quantidade de secreção amarelada, mas sem odor. O hemograma apresenta cerca de 12.000 leucócitos/mm³, sem desvios.
Com relação ao quadro clínico acima e às doenças dermatológicas no idoso, julgue os itens subsequentes.
A desnutrição é considerada o fator de risco mais importante para a formação de úlceras de decúbito.
Doença inflamatória intestinal é o termo usado para descrever a colite ulcerativa e a doença de Crohn, ambas de etiologia desconhecida. Com relação a essas doenças inflamatórias, julgue os itens subsequentes.
A colonoscopia revela lesões contínuas na colite de Crohn.
O diagnóstico de intoxicação por monóxido de carbono (CO) pode ser confirmado por meio de dosagem
do complexo HbCO, no sangue, até cerca de seis horas após a exposição.
de CO, na urina, até cerca de seis horas após a exposição.
do complexo HbCO, no sangue, até cerca de duas horas após a exposição.
de CO, na urina, até cerca de duas horas após a exposição.
de CO, no sangue, até cerca de duas horas após a exposição.
Em pacientes com diarreia crônica a presença de anticorpos antigliadina e antitransglutaminase tecidual estão associados à presença de
doença de Crohn.
pancreatite alcoólica crônica.
retocolite ulcerativa.
colite pseudomembranosa.
doença celíaca.
A abordagem por problemas é um mecanismo inovador da Estratégia Saúde da Família em suas ações, sobre a qual é INCORRETO afirmar.
O enfoque por problemas, parte das necessidades em saúde de um território, articulando ações para atender a elas.
O enfoque por problemas contempla necessidades em saúde nas etapas da vida humana.
O enfoque por problemas contempla ações de vigilância em saúde, incluindo, também, patologias específicas.
O enfoque por problemas não atua sobre as dimensões do processo saúde-doença de controle de riscos e controle de danos.
O enfoque por problemas articula ações em parceria com a vigilância em saúde, setores governamentais ou não governamentais.
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de identificação dos criminosos por meio da observação de membros amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária ou policial.
Em determinadas situações, a identificação médico-legal pode não ser realizada por legistas.
A anemia por deficiência de vitamina B12 difere da anemia por deficiência de folato
pela presença de sideroblastos no sangue periférico.
pelas hemácias com VCM alto.
pela presença de neutrófilos segmentados no sangue periférico.
por apresentar elevação acentuada de DHL.
por ser potencialmente acompanhada de neuropatia periférica e demência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...