Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A aquisição da doença por meio de larvas através da pele se dá na
enterobíase.
amebíase.
leishmaniose.
criptosporidíase.
estrongiloidíase.
Considerando que uma mulher de 72 anos de idade apresente queixa de tontura ao deitar-se e virar-se na cama, bem como ao colocar roupas no varal para secar, e que, após submetê-la a exames, constate-se que a manobra de Dix-Hallpike é positiva, julgue os itens seguintes.
Para essa situação, há evidência científica do benefício do extrato de Ginkgo biloba, embora haja risco elevado de discrasias sanguíneas.
Considerando que uma vítima de acidente automobilístico tenha sido rapidamente transportada para um centro de traumatologia, julgue os itens a seguir.
Após ser assegurada a via aérea e estabelecida a respiração adequada, o sistema circulatório deverá ser avaliado.
O tratamento cirúrgico pode ser necessário em algumas formas clínicas de LER/DORT que não apresentaram resultado satisfatório com o tratamento clínico. No entanto, a indicação cirúrgica deve ser muito bem feita; bons resultados são verificados, por exemplo, nos casos isolados de
síndrome do canal de Guyon.
síndrome do túnel do carpo.
tenossinovite do extensor radial do carpo.
tenossinovite do flexor radial do carpo.
doença de De Quervain.
Quando iniciados nas primeiras 24 horas até o 16o dia após infarto agudo do miocárdio produzem limitação na dilatação ventricular, aumento da fração de ejeção e melhora na sobrevida. São vantagens do uso pós-IAM de
estatinas.
betabloqueadores.
inibidores da ECA.
espironolactona.
antagonistas de canais de cálcio.
Com relação à Imunoprofilaxia para Hepatite B, em casos de violência sexual, assinale a alternativa INCORRETA.
A imunoglobulina humana anti-hepatite B (IGHAHB) pode ser administrada até, no máximo, 14 dias após a violência sexual.
Indica-se a imunoprofilaxia para hepatite B, pessoas vítimas de violência sexual com ou sem ocorrência de exposição ao sêmen ou outros fluídos do agressor.
O Programa Nacional de Imunização e o Programa Nacional de Hepatites Virais recomenda o uso de Imunoglobulina humana anti-hepatite (IGHAHB) em todas as pessoas em situação de violência sexual não imunizada ou com o esquema vacinal incompleto.
A gravidez, em qualquer idade gestacional, não contraindica a imunização para a hepatite B e nem a oferta de Imunoglobulina humana anti-hepatite (IGHAHB).
A Imunoglobulina humana anti-hepatite (IGHAHB) encontra-se disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais - CRIE e a dose indicada é 0,06ml/kg, dose única IM.
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de identificação dos criminosos por meio da observação de membros amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária ou policial.
A técnica da tomada das impressões plantares é mais confortável e simples de se realizar em recém-nascidos.
Um homem de 30 anos apresenta quadro agudo de febre, calafrios e tosse. A radiografia de tórax apresenta infiltrado intersticial no pulmão direito. Apresenta sorologia positiva para Chlamydia sp, título 1:32. O médico indica afastamento do local de trabalho por sua relação com a doença. Esse paciente, mais provavelmente, trabalha em
uma residência com muitos gatos.
uma loja de pássaros ornamentais.
manutenção de ar condicionado.
um frigorífico de carne suína.
banho e tosa de cães.
Considerando que o envelhecimento acarreta significativo impacto nos órgãos sensoriais, notadamente na visão e na audição, e que doenças nesses órgãos são bastante frequentes em idosos, julgue os itens que se seguem.
O geriatra, ao notar opacificação do cristalino em consulta de rotina, deverá suspeitar de catarata e sugerir tratamento especializado, pois essa doença interfere sobremaneira na cognição e, principalmente, nas atividades de vida diária.
Um paciente de 15 anos de idade apresenta lesão cortocontusa profunda, medindo 15 cm de extensão, na coxa esquerda, por material contaminado. Após a lesão, o paciente lavou a ferida com água e sabão, mas não usou nenhuma substância antisséptica.
Considerando a situação clínica acima descrita, julgue os próximos itens.
Não será necessária a aplicação de vacina antitetânica, caso o paciente tenha feito uso dessa vacina nos últimos cinco anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...