Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trabalhador, tabagista, que se apresenta com história de dispneia aos esforços, tosse, astenia, emagrecimento e de ter desenvolvido sintomas de cor pulmonale e insuficiência respiratória, mesmo após o afastamento do trabalho, deve ter como principal hipótese diagnóstica
câncer de pulmão.
asma ocupacional.
tuberculose.
silicose.
asbestose.
Na endocardite infecciosa precoce em prótese valvar o agente etiológico mais frequentemente isolado é
Staphylococcus aureus.
fungo.
enterococo.
bacilo gram-negativo.
estafilococo coagulase negativo.
Em relação ao esquema de associação de medicamentos, como drogas de primeira escolha para a profilaxia das DST não virais (sífilis, gonorréia, clamidiose, cancro mole e tricomoníase) em pessoas adultas e adolescentes com mais de 45 kg não gestantes, é CORRETO afirmar.
Recomenda o esquema: Penicilina G Benzatina 2,4 milhões UI (profilaxia sífilis) IM dose única, a Ceftriaxona 500mg IM dose única (profilaxia gonorréia), Azitromicina 1g VO dose única (profilaxia clamidiose e cancro mole) e Metronidazol 1g VO, dose única (profilaxia tricomoníase).
Recomenda-se o esquema: Penicilina G Benzatina 2,4 milhões UI (profilaxia sífilis) IM em dose única, a Ceftriaxona 500mg IM dose única (profilaxia gonorréia), o Tiafenicol 2,5g VO dose única (profilaxia clamidiose e cancro mole) e Metronidazol 1g VO dose única (profilaxia tricomoníase).
Recomenda-se o esquema: Penicilina G Benzatina 1,2 milhões UI (profilaxia sífilis) IM em dose única, a Ofloxacina 400mg VO dose única (profilaxia gonorréia), a Azitromicina 500mg VO dose única (profilaxia clamidiose e cancro mole) e Secnidazol 1g VO dose única (profilaxia tricomoníase).
Recomenda-se o esquema: Penicilina G Benzatina 2,4 milhões UI dose única IM (profilaxia da sífilis), a Ofloxacina 400mg VO dose única (profilaxia da gonorréia), Azitromicina 1g VO dose única (profilaxia do cancro mole e clamidiose) e Metronidazol 2g, VO em dose única (profilaxia tricomoníase).
Recomenda-se o esquema: Estearato de Eritromicina 500mg VO de 6/6 horas por dez dias (profilaxia da sífilis), Ceftriaxona 250mg IM em dose única (profilaxia gonorreia), Azitromicina 500mg, VO em dose única (profilaxia clamidiose e cancro mole) e Secnidazol 1g VO dose única (profilaxia tricomoníase).
No código de Hamurabi, existem referências a uma forma de identificação dos criminosos por meio da observação de membros amputados. Na França, antes da Revolução, os ladrões eram marcados a ferro com uma flor de lis. Atualmente, já existem técnicas da hemogenética forense aplicáveis a mortos, vivos e esqueletos. Com base nessas informações, julgue os itens subsecutivos, referentes a identificações médico-legal e judiciária ou policial.
Obtém-se o índice cefálico por meio da fórmula de Retzius, que corresponde a (largura × comprimento)/100.
Em um paciente com broncoespasmo, dificuldade respiratória e estridor laríngeo provocados por reação anafilática a via preferencial de administração de epinefrina é
inalatória.
endovenosa ou inalatória.
intramuscular.
endovenosa.
subcutânea.
Considerando que o envelhecimento acarreta significativo impacto nos órgãos sensoriais, notadamente na visão e na audição, e que doenças nesses órgãos são bastante frequentes em idosos, julgue os itens que se seguem.
Em caso de degeneração macular relacionada à idade, a presença de drusas é a principal característica clínica e é também, geralmente, o primeiro achado clínico.
Com referência ao caso de uma paciente de 22 anos de idade, que será submetida a cirurgia devido a quadro clínico de apendicite aguda diagnosticada há 12 horas, julgue os itens subsequentes.
O sinal de Rovsing, evidenciado como dor no quadrante inferior direito do abdome, quando se aplica pressão sobre o quadrante inferior esquerdo, deve ser pesquisado e pode ser constatado na paciente em tela.
Pneumoconiose, fibrose maciça progressiva, bronquite crônica e enfisema pulmonar são entidades clínicas que podem ocorrer de forma isolada ou combinadas devido à exposição
ao caulim.
ao berílio.
à poeira de carvão mineral.
às partículas de material orgânico.
à poeira do abrasivo carborundo.
Após 10 dias da aplicação da vacina contra febre amarela o percentual de proteção e o tempo de proteção são, respectivamente,
90 a 100% e 10 anos.
50 a 75% e 5 anos.
100% e por toda vida.
80 a 100% e 8 anos.
100% e 5 anos.
Assinale a alternativa CORRETA, sobre o atendimento à pessoa vítima de violência sexual.
Em todo atendimento, devem ser solicitados cultura de secreção vaginal e do canal cervical, sorologia para hepatite tipo B, sorologia anti-HIV, tipagem sanguínea e sorologia para sífilis.
Em todo atendimento devem ser solicitados apenas a cultura de secreção vaginal e do canal cervical.
A profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) não virais está indicada em situações de exposição com risco de transmissão dos agentes e depende da presença ou gravidade das lesões físicas da pessoa.
É possível estabelecer, com exatidão, o tempo limite para a introdução da profilaxia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) não virais em situação de violência sexual e esse tempo depende de algumas variáveis, como tipo de violência sofrida (vaginal, oral, anal).
No caso de gravidez decorrente de violência sexual, é necessário a apresentação de boletim de ocorrência policial ou autorização judicial que comprove o estupro, para a realização do aborto legal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...