Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens seguintes, acerca dos peritos e dos documentos médico-legais.
Em razão de ter de trabalhar em segredo, o perito não deve ser perturbado pela mídia nem por autoridades que não estejam exercendo atividade de extrema relevância no local de realização da perícia.
Distonia, acatisia e parkinsonismo são alterações caracteristicamente encontradas nas intoxicações por
anticolinérgicos.
opioides.
lítio.
antidepressivos tricíclicos.
neurolépticos.
Considerando que o envelhecimento acarreta significativo impacto nos órgãos sensoriais, notadamente na visão e na audição, e que doenças nesses órgãos são bastante frequentes em idosos, julgue os itens que se seguem.
A rolha de cerume é a principal causa de perda auditiva em idosos e o uso de agentes ceruminolíticos, como a trietanolamina, e(ou) a remoção instrumental são geralmente eficazes no tratamento.
Com referência ao caso de uma paciente de 22 anos de idade, que será submetida a cirurgia devido a quadro clínico de apendicite aguda diagnosticada há 12 horas, julgue os itens subsequentes.
A artéria apendicular, que é ramo da artéria ileocólica, deverá ser ligada durante a operação.
A rinolitíase é uma patologia respiratória relacionada com o trabalho, na qual ocorre a formação de rinólitos nas fossas nasais ou nos seios da face devido à exposição continuada à poeira de
carvão mineral.
níquel.
madeira.
asbesto.
cimento.
Entre os sintomas do câncer, a dor está entre os mais temidos pelos pacientes. Esse temor não é infundado, uma vez que um bom controle da dor requer, em muitos casos, uma atuação profissional muito especializada e em equipe multidisciplinar. Com referência ao manejo multidisciplinar da dor, julgue os itens que se seguem.
No manejo inicial de um paciente com dor oncológica, quando indicado o uso de opioides, geralmente a escolha recai sobre agentes de curta meia-vida, como a metadona.
Considere que um homem de 54 anos de idade com queixas de malestar vago é atendido após refeição, com pressão arterial de 184 mmHg x 126 mmHg. Tem peso corporal de 128 kg, altura de 176 cm, perímetro abdominal de 112 cm, glicemia de 128 mg /dL, colesterol total de 286 mg/dL, triglicerídeos de 184 mg e HDL de 36 mg/dL. A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Em pacientes obesos hipertensos e com níveis de pressão arterial como o citado, é comum encontrar alterações eletrocardiográficas como desvio dos eixos de P, QRS e T à esquerda, QRS de baixa voltagem, bem como hipertrofia ventricular esquerda e achatamento de T em paredes lateral e inferior.
Entre os sintomas do câncer, a dor está entre os mais temidos pelos pacientes. Esse temor não é infundado, uma vez que um bom controle da dor requer, em muitos casos, uma atuação profissional muito especializada e em equipe multidisciplinar. Com referência ao manejo multidisciplinar da dor, julgue os itens que se seguem.
As dores lombares são muito frequentes na população geral, no entanto, menos de 1% dos pacientes com lombalgia a desenvolvem por causa maligna. Por outro lado, em pacientes com câncer, a metástase é a causa mais frequente de surgimento de uma nova dor lombar.
Um paciente com 25 anos de idade procura o serviço médico para tratamento de asma. Apresenta dispneia, tosse e chiados no peito na frequência de duas vezes ao dia nos últimos 6 meses. O alívio dos sintomas é obtido com o emprego de salbutamol spray. Na última semana, precisou procurar tratamento em pronto-socorro. Os sintomas noturnos se dão na frequência de uma vez por semana. Associa-se a espirros e prurido nasal diários e pirose retroesternal após o almoço. Nunca fumou. Possui antecedentes familiares de atopia. O exame físico não mostrou alterações.
Com base no caso clínico acima, julgue os itens subsequentes.
Pirose retroesternal provavelmente se deve à gastrite que esses pacientes desenvolvem, cuja causa pode ser medicamentosa ou por ansiedade.
Julgue os seguintes itens, relativos à dor oncológica.
Há grande dificuldade de quantificar a dor nos pacientes com câncer, embora vários instrumentos venham sendo desenvolvidos para melhorar a acuidade dessa tarefa. Nesse sentido, a escala numérica da dor (régua da dor) é um bom instrumento para análise evolutiva da dor em um mesmo paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...