Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Problemas oculares são causas freqüentes de atendimentos em prontosocorros. Diagnóstico e tratamento adequados podem evitar que processos mais sérios ocorram e levem a perdas visuais graves e permanentes. As queixas oftalmológicas mais habituais, entre outras, são o olho vermelho, problemas visuais, edema periorbitário e traumatismos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Considere a seguinte situação hipotética.
Uma mulher, com 82 anos de idade, procurou atendimento médico com queixa de secura, vermelhidão e coceira nos olhos, além de fotofobia e dificuldades de movimentação das pálpebras. Nessa situação, deve-se considerar a hipótese diagnóstica de ceratoconjuntivite seca e realizar o teste de Schirmer.
Problemas oculares são causas freqüentes de atendimentos em prontosocorros. Diagnóstico e tratamento adequados podem evitar que processos mais sérios ocorram e levem a perdas visuais graves e permanentes. As queixas oftalmológicas mais habituais, entre outras, são o olho vermelho, problemas visuais, edema periorbitário e traumatismos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. Um dos exames recomendados na avaliação de paciente com olho vermelho é o teste de gotejamento de fluoresceína sobre a superfície da córnea. Esse exame é muito útil, pois alguns padrões assumidos pelo corante podem revelar com certa precisão o diagnóstico. Por exemplo, quando há abrasões corneanas, o padrão característico observado é de dendritos que lembram raízes de árvores.
Problemas oculares são causas freqüentes de atendimentos em prontosocorros. Diagnóstico e tratamento adequados podem evitar que processos mais sérios ocorram e levem a perdas visuais graves e permanentes. As queixas oftalmológicas mais habituais, entre outras, são o olho vermelho, problemas visuais, edema periorbitário e traumatismos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A avaliação da acuidade visual por qualquer método é considerada o sinal vital do olho e deve ser realizada ante qualquer queixa ocular.
O envolvimento agudo do aparelho urinário pode decorrer de doenças de elevada prevalência como a litíase urinária, de traumatismos de causas diversas ou de etiologias mais raras, como é o caso da retenção urinária aguda. Julgue os itens seguintes referentes a essas situações emergenciais.
Considere a seguinte situação clínica hipotética.
Um homem, com 58 anos de idade, procurou atendimento médico devido à incapacidade de eliminar urina há quatro horas, associada a dor intensa na região suprapúbica, irradiada para o períneo, para a região interna de ambas as coxas e para a região lombar. Esse paciente não apresentava nenhuma doença prévia e era, na ocasião, tabagista e etilista, tendo ingerido grande quantidade de bebida destilada no dia anterior às queixas relatadas.
Essa situação hipotética caracteriza retenção urinária aguda e devem ser consideradas como possíveis causas, entre outras, o aumento da próstata e a esclerose do colo vesical.
O envolvimento agudo do aparelho urinário pode decorrer de doenças de elevada prevalência como a litíase urinária, de traumatismos de causas diversas ou de etiologias mais raras, como é o caso da retenção urinária aguda. Julgue os itens seguintes referentes a essas situações emergenciais. Como a litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LEOC) é uma modalidade de tratamento não-invasiva e praticamente inócua, essa técnica deve ser usada em todas as formas de cálculo renal, independentemente de sua localização, tamanho, composição e aspecto radiográfico. Essa abordagem é especialmente vantajosa como monoterapia, em casos de cálculos coraliformes de grande volume.
O envolvimento agudo do aparelho urinário pode decorrer de doenças de elevada prevalência como a litíase urinária, de traumatismos de causas diversas ou de etiologias mais raras, como é o caso da retenção urinária aguda. Julgue os itens seguintes referentes a essas situações emergenciais. Cálculos de estruvita ou fosfato de magnésio e amônio são formados quando ocorre colonização do trato urinário por microrganismos produtores de urease como bactérias dos gêneros Proteus, Klebsiella e Pseudomonas, por exemplo e representam a forma mais comum de cálculo coraliforme.
O envolvimento agudo do aparelho urinário pode decorrer de doenças de elevada prevalência como a litíase urinária, de traumatismos de causas diversas ou de etiologias mais raras, como é o caso da retenção urinária aguda. Julgue os itens seguintes referentes a essas situações emergenciais. O diagnóstico laboratorial por imagem de cálculos renais pode ser feito por meio de radiografia simples do abdome (após preparo intestinal). Entretanto, atualmente a ultra-sonografia renal é considerada mais útil que o exame radiológico do abdome para a detecção da maioria dos cálculos radiolucentes ou radiopacos, de qualquer dimensão.
O envolvimento agudo do aparelho urinário pode decorrer de doenças de elevada prevalência como a litíase urinária, de traumatismos de causas diversas ou de etiologias mais raras, como é o caso da retenção urinária aguda. Julgue os itens seguintes referentes a essas situações emergenciais. De acordo com sua posição em relação ao diafragma urogenital, as rupturas traumáticas da uretra são classificadas em anteriores e posteriores. As posteriores, geralmente, ocorrem em pacientes com trauma multissistêmico e fratura de pelve ou disjunção da sínfise púbica.
Envenenamento, ou intoxicação, é definido como a ocorrência de efeitos deletérios resultantes da exposição a substâncias químicas estranhas ao organismo: os xenobióticos. Em relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes. Paciente com intoxicação por cocaína pode apresentar ansiedade, tremores, taquicardia, hipertensão, sudorese, midríase, agitação, psicose, convulsões e infarto do miocárdio. Nesse caso, o antídoto específico é o flumazenil.
Envenenamento, ou intoxicação, é definido como a ocorrência de efeitos deletérios resultantes da exposição a substâncias químicas estranhas ao organismo: os xenobióticos. Em relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um trabalhador rural, com 28 anos de idade, foi conduzido ao pronto-socorro. Devido à progressiva fraqueza muscular, não conseguia andar e falava com dificuldade. Relatou vômitos, diarréia, salivação e lacrimejamento excessivos e, segundo acompanhante, apresentou crise convulsiva 2 horas antes. O exame físico revelou miose intensa, sudorese profusa, freqüência cardíaca de 40 bpm, pressão arterial normal, sibilos difusos à ausculta pulmonar e aumento dos ruídos hidraéreos no exame do abdome.
Nessa situação, a probabilidade de intoxicação por compostos organofosforados é alta. O paciente deve ser internado, preferencialmente, em ambiente de terapia intensiva e, além das medidas de suporte, deve-se administrar atropina por via intravenosa. Caso seja confirmada essa suspeita, deve-se administrar pralidoxima como antídoto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...