Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre a antibioticoterapia na Leptospirose, assinale a alternativa correta
Só é útil se iniciada antes do quarto dia de doença.
É essencial para recuperação nas formas graves da doença
Reduz o tempo de duração da doença
A droga de escolha é o ciprofloxacin.
Só se mostrou efetiva nos casos de Meningite por Leptospira
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
São fatores de risco para Pneumonia por Pseudomonas aeruginosa todos os abaixo, exceto
Bronquiectasias
Diabetes mellitus.
Antibioticoterapia prolongada recente
Corticoterapia
Fibrose cística.
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O tratamento dialítico pode ser útil em casos de intoxicação exógena grave por todos os agentes abaixo, exceto:
Carbamazepina
Fenobarbital
Teofilina
Ácido acetil salicílico.
Digoxina
Medicina - Clínica Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
São causas de choque obstrutivo todas as abaixo, exceto:
Pneumotórax hipertensivo.
Tromboembolismo pulmonar
Choque anafilático
Tamponamento cardíaco.
Cor pulmonale agudo
Queimaduras representam condições devastadoras para o paciente e são de importância capital na medicina. Essas lesões causam, por vezes, profundas alterações no queimado, tanto na esfera física quanto na psicológica, afetam todas as faixas etárias e figuram como grave problema de saúde pública em todo o mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. Após a fase inicial de ressuscitação, a principal causa de morte em queimados relaciona-se com infecções em diversos sítios. São exemplos, entre outros, de sinais de infecção na ferida queimada: mudanças no aspecto da lesão (descoloração da pele circunvizinha), cicatrização demorada e falha na pega de enxertos.
Queimaduras representam condições devastadoras para o paciente e são de importância capital na medicina. Essas lesões causam, por vezes, profundas alterações no queimado, tanto na esfera física quanto na psicológica, afetam todas as faixas etárias e figuram como grave problema de saúde pública em todo o mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um homem, com 35 anos de idade, 60 kg de peso e 1,70 m de altura, sofreu queimaduras de segundo grau, comprometendo uma área total de superfície queimada de 10% da superfície corporal.
Nessa situação, esse paciente deve receber 4,08 L de solução colóide nas primeiras 24 h, sendo 2,04 L nas primeiras 16 h e o restante nas próximas 8 h, conforme a fórmula de Parkland, buscando manter um débito urinário entre 30 mL/h e 60 mL/h.
Queimaduras representam condições devastadoras para o paciente e são de importância capital na medicina. Essas lesões causam, por vezes, profundas alterações no queimado, tanto na esfera física quanto na psicológica, afetam todas as faixas etárias e figuram como grave problema de saúde pública em todo o mundo. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes. Um aspecto importante nas queimaduras é a estimativa da área da superfície corporal queimada. Por exemplo, a área total de superfície queimada em um adulto que sofre queimadura em toda a cabeça e o pescoço, toda a extensão dos membros superiores (direito e esquerdo) e nas regiões anterior e posterior do tronco (toda a extensão) é cerca de 36%, com base na regra dos
Uma mulher negra, com 38 anos de idade e 33 semanas de gestação, foi atendida no serviço de emergência em decorrência de convulsão generalizada tipo tônico-clônica ocorrida trinta minutos antes. Relatou que, após o episódio convulsivo, estava apresentando cefaléia, turvação visual, dor epigástrica e sonolência. Fez duas consultas de acompanhamento pré-natal no primeiro trimestre da gestação, nas quais não foram constatadas alterações clínicas nem laboratoriais. O exame físico apresentou paciente ictérica, sonolenta, com pressão arterial de 193 mmHg × 124 mmHg, freqüência cardíaca de 100 bpm, com edema generalizado, abdome gravídico e batimentos cardíacos fetais audíveis. Os exames cardíaco e respiratório foram normais. Os exames laboratoriais evidenciam exame de urina (EAS) com proteinúria (+3/+4); o esfregaço do sangue periférico mostrou esquizócitos (8% por campo) e leucocitometria normal. Os resultados de outros exames estão relatados na tabela abaixo.
Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Devido à baixa idade gestacional, caso haja controle das convulsões e da pressão arterial, devem-se aguardar alguns dias ou semanas (se possível) para então proceder à interrupção da gestação.Uma mulher negra, com 38 anos de idade e 33 semanas de gestação, foi atendida no serviço de emergência em decorrência de convulsão generalizada tipo tônico-clônica ocorrida trinta minutos antes. Relatou que, após o episódio convulsivo, estava apresentando cefaléia, turvação visual, dor epigástrica e sonolência. Fez duas consultas de acompanhamento pré-natal no primeiro trimestre da gestação, nas quais não foram constatadas alterações clínicas nem laboratoriais. O exame físico apresentou paciente ictérica, sonolenta, com pressão arterial de 193 mmHg × 124 mmHg, freqüência cardíaca de 100 bpm, com edema generalizado, abdome gravídico e batimentos cardíacos fetais audíveis. Os exames cardíaco e respiratório foram normais. Os exames laboratoriais evidenciam exame de urina (EAS) com proteinúria (+3/+4); o esfregaço do sangue periférico mostrou esquizócitos (8% por campo) e leucocitometria normal. Os resultados de outros exames estão relatados na tabela abaixo.
Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Na situação apresentada, a redução da pressão arterial deve ser rápida, visando restringir ao máximo a potencial lesão cerebral e prevenir a falência cardíaca por meio da diminuição dos níveis pressóricos para valores menores ou iguais a 120 mmHg × 80 mmHg, e pode ser realizada pela administração de hidralazina (por via intravenosa), por exemplo.Uma mulher negra, com 38 anos de idade e 33 semanas de gestação, foi atendida no serviço de emergência em decorrência de convulsão generalizada tipo tônico-clônica ocorrida trinta minutos antes. Relatou que, após o episódio convulsivo, estava apresentando cefaléia, turvação visual, dor epigástrica e sonolência. Fez duas consultas de acompanhamento pré-natal no primeiro trimestre da gestação, nas quais não foram constatadas alterações clínicas nem laboratoriais. O exame físico apresentou paciente ictérica, sonolenta, com pressão arterial de 193 mmHg × 124 mmHg, freqüência cardíaca de 100 bpm, com edema generalizado, abdome gravídico e batimentos cardíacos fetais audíveis. Os exames cardíaco e respiratório foram normais. Os exames laboratoriais evidenciam exame de urina (EAS) com proteinúria (+3/+4); o esfregaço do sangue periférico mostrou esquizócitos (8% por campo) e leucocitometria normal. Os resultados de outros exames estão relatados na tabela abaixo.
Acerca dessa situação clínica hipotética, julgue os itens subseqüentes.
Os achados laboratoriais são sugestivos de anemia hemolítica microangiopática.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...