Questões sobre Clínica Geral

Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A insuficiência respiratória aguda, uma emergência clínica freqüente, é caracterizada basicamente por uma dificuldade encontrada pelo sistema respiratório de cumprir apropriadamente sua função essencial, qual seja, a promoção das trocas gasosas. O conhecimento das bases fisiopatológicas, do diagnóstico clínico-laboratorial e da abordagem terapêutica dessa situação emergencial são fundamentais para o médico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A relação entre a pressão parcial de oxigênio arterial e a fração inspiratória de oxigênio (PaO2/FiO2) pode ser usada para avaliação da eficácia das trocas gasosas em diferentes ofertas de oxigênio, sendo que uma relação de 200 mmHg é compatível com a normalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A insuficiência respiratória aguda, uma emergência clínica freqüente, é caracterizada basicamente por uma dificuldade encontrada pelo sistema respiratório de cumprir apropriadamente sua função essencial, qual seja, a promoção das trocas gasosas. O conhecimento das bases fisiopatológicas, do diagnóstico clínico-laboratorial e da abordagem terapêutica dessa situação emergencial são fundamentais para o médico. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. A diferença entre a pressão de oxigênio do alvéolo (PAO2) e a pressão de oxigênio arterial (PaO2), o chamado gradiente alvéolo-arterial [P(A-a)O2], estima o grau da eficácia global das trocas gasosas e pode ser avaliado à beira do leito, de forma que a hipoxemia associada a P(A-a)O2 aumentada indica defeito nas trocas alvéolo-capilares (insuficiência respiratória hipoxêmica), porém, quando esse gradiente é normal, a hipoxemia decorre de hipoventilação alveolar (insuficiência respiratória ventilatória).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente as articulações do esqueleto axial, julgue os próximos itens. s manifestações extra-articulares mais comuns nessa doença ocorrem no aparelho cardiovascular, sob a forma de insuficiência aórtica e distúrbios na condução atrioventricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crônica que acomete principalmente as articulações do esqueleto axial, julgue os próximos itens. As alterações radiológicas mais precoces geralmente acometem a articulação atlantoccipital e, no início da doença, somente são detectadas por tomografia computadorizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das doenças auto-imunes, grupo de moléstias que apresentam como característica comum amplas e variadas anormalidades imunológicas e inflamatórias que interessam o tecido conjuntivo, julgue os itens que se seguem. Uma manifestação comum na síndrome de Sjögren é a ceratoconjuntivite seca, que pode ser demonstrada pelo teste de Schirmer.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das doenças auto-imunes, grupo de moléstias que apresentam como característica comum amplas e variadas anormalidades imunológicas e inflamatórias que interessam o tecido conjuntivo, julgue os itens que se seguem. As principais causas de morte nos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico são a atividade lúpica e o infarto do miocárdio (que decorre de aceleração do processo aterosclerótico).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das doenças auto-imunes, grupo de moléstias que apresentam como característica comum amplas e variadas anormalidades imunológicas e inflamatórias que interessam o tecido conjuntivo, julgue os itens que se seguem. Uma jovem com rash malar (em asa de borboleta), úlceras orais indolores, atrito pericárdico, anemia hemolítica, anticorpo anti-Sm positivo e leucopenia em duas ocasiões apresenta critérios suficientes para o diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a perda da função renal de forma súbita, causando acumulação de substâncias nitrogenadas, acompanhada ou não de redução da diurese, caracteriza a insuficiência renal aguda, julgue os itens seguintes. m paciente com insuficiência renal aguda por necrose tubular aguda, que apresente pleuropericardite e insuficiência cardíaca descompensada (que não responde ao tratamento convencional) deve, em princípio, ser submetido a tratamento dialítico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que a perda da função renal de forma súbita, causando acumulação de substâncias nitrogenadas, acompanhada ou não de redução da diurese, caracteriza a insuficiência renal aguda, julgue os itens seguintes. A constatação de fração de excreção de sódio (FENa) de 1,8%, fração de excreção de ácido úrico de 18%, sódio urinário de 48 mEq/L e osmolaridade urinária de 302 mOsm/kg são indicativos de insuficiência renal aguda pré-renal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das formas de manifestação das doenças glomerulares (glomerulopatias) é a chamada síndrome nefrótica. A respeito dessa síndrome, julgue os itens que se seguem. Pacientes com essa síndrome, especialmente quando decorrente de glomerulonefrite membranosa, tendem a apresentar estado de hipocoagulabilidade em decorrência de inibição da atividade plaquetária e da perda de fatores da coagulação.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...