Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Algumas arritmias cardíacas decorrem da presença de feixe(s) anômalo(s) de tecido excitocondutor que conduzem o estímulo elétrico cardíaco por vias que se localizam fora do sistema normal de condução do impulso cardíaco. A forma mais comum dessas vias acessórias é chamada de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). No que se refere a essa síndrome, julgue os itens que se seguem. A macrorreentrada atrioventricular, por via ortodrômica ou antidrômica, é o mecanismo eletrofisiológico básico envolvido na gênese das taquiarritmias que envolvem a via acessória nessa síndrome.
Algumas arritmias cardíacas decorrem da presença de feixe(s) anômalo(s) de tecido excitocondutor que conduzem o estímulo elétrico cardíaco por vias que se localizam fora do sistema normal de condução do impulso cardíaco. A forma mais comum dessas vias acessórias é chamada de síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). No que se refere a essa síndrome, julgue os itens que se seguem. Essa síndrome está presente quando, além dos sintomas que sugerem taquiarritmias recorrentes, o paciente apresenta três achados eletrocardiográficos: intervalo PR curto (< 0,12 s), complexo QRS alargado (> 0,12 s) com alteração secundária da repolarização ventricular e empastamento e ascensão lenta no início do complexo QRS chamado de onda delta.
A preparação pré-operatória deve incluir uma checagem do status cardiológico que deve compreender uma avaliação funcional para excluir cardiopatias, como, por exemplo, a doença coronariana, as valvopatias, as arritmias cardíacas e outras que possam colocar o miocárdio sobre risco de isquemia em decorrência de maior demanda por aumento do débito cardíaco que ocorre nos procedimentos cirúrgicos de uma maneira geral. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Na avaliação pré-operatória, a identificação, ao eletrocardiograma, de anormalidades na condução do estímulo cardíaco, como os bloqueios trifasciculares e o bloqueio completo pelo ramo esquerdo do feixe de His isolado, mesmo que assintomáticos, associa-se freqüentemente a alto risco de progressão para bloqueio atrioventricular total no trans e pós-operatório, que, por sua vez, carreia elevada incidência de morte cardíaca.
A preparação pré-operatória deve incluir uma checagem do status cardiológico que deve compreender uma avaliação funcional para excluir cardiopatias, como, por exemplo, a doença coronariana, as valvopatias, as arritmias cardíacas e outras que possam colocar o miocárdio sobre risco de isquemia em decorrência de maior demanda por aumento do débito cardíaco que ocorre nos procedimentos cirúrgicos de uma maneira geral. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens. Em relação ao risco em cirurgias não-cardíacas, entre as valvopatias, a insuficiência aórtica é a que se associa ao maior risco de morte cardíaca devido a alta incidência de morte súbita.
Com relação ao tromboembolismo venoso, complicação comumente associada a procedimentos cirúrgicos, julgue os itens seguintes. O uso de drogas antagonistas da vitamina K pode ser uma das opções para tromboprofilaxia venosa em pacientes que irão realizar cirurgias eletivas de substituição total do quadril ou artroplastia do joelho.
Com relação ao tromboembolismo venoso, complicação comumente associada a procedimentos cirúrgicos, julgue os itens seguintes. Atualmente, de uma forma geral e na ausência de contraindicações, recomenda-se a realização de tromboprofilaxia venosa para todos os pacientes com mais de 40 anos de idade ou que irão realizar procedimentos cirúrgicos maiores, por meio do uso de ácido acetilsalicílico isoladamente ou de heparina não-fracionada em baixas doses ou ainda de heparina de baixo peso molecular.
Com relação ao tromboembolismo venoso, complicação comumente associada a procedimentos cirúrgicos, julgue os itens seguintes. A estratificação de risco pré-operatória de um paciente geriátrico (65 anos de idade), com história pregressa de trombose venosa profusa, tabagista, com varizes em membros inferiores e que vai realizar uma cirurgia de fratura de quadril indica que se trata de paciente com altíssimo risco de desenvolver tromboembolismo venoso no pós-operatório.
Ainda considerando a situação hipotética relativa ao paciente Jonas, julgue os itens abaixo.
Considere que, após algumas horas do início do tratamento, para fins de monitorização cardíaca, tenha sido realizado um eletrocardiograma do paciente, cujo resultado é mostrado abaixo (velocidade do papel = 25 mm/s, calibração 1 cm = 1 mV).
Nessa situação, a análise desse traçado permite concluir que o paciente apresenta alterações eletrocardiográficas sugestivas de hiperpotassemia.
Ainda considerando a situação hipotética relativa ao paciente Jonas, julgue os itens abaixo. Nesse tipo de situação emergencial, o edema cerebral é uma complicação freqüente, especialmente em pacientes idosos, que pode ser evitada garantindo-se que a redução dos níveis glicêmicos seja realizada em velocidade mais rápida possível.
Ainda considerando a situação hipotética relativa ao paciente Jonas, julgue os itens abaixo. As principais metas para o tratamento dessa emergência médica são: reverter o distúrbio metabólico fornecendo insulina, restaurar o equilíbrio hidreletrolítico e identificar e tratar os fatores precipitantes e intervenientes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...