Lista completa de Questões sobre Clínica Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda considerando a situação hipotética relativa ao paciente Jonas, julgue os itens abaixo. A condição que provavelmente desencadeou essa emergência clínica foi uma pneumonia comunitária que pode ser classificada como de alto risco e grave. Recomenda-se, por exemplo, tratamento com esquema empírico utilizando uma fluoroquinolona (levofloxacina, p.ex.), conforme as recomendações atuais.
Ainda considerando a situação hipotética relativa ao paciente Jonas, julgue os itens abaixo. Com base nos dados fornecidos na situação clínica, é correto afirmar que o paciente apresenta insuficiência renal aguda do tipo pré-renal.
Jonas, com 55 anos de idade, foi levado para atendimento no hospital devido a diminuição progressiva do nível de consciência. Sua filha relata que o paciente vinha apresentando sede intensa e poliúria nos últimos dias, associadas a tosse produtiva com expectoração amarelada e febre alta. Ao exame físico, encontrou-se: torporoso, desidratado +3/+4, taquipnéico (odor adocicado exalado pelo hálito), com temperatura axilar de 40 °C, freqüência respiratória de 27 irpm, freqüência cardíaca de 115 bpm; pressão arterial de 89 mmHg × 50 mmHg, ritmo cardíaco regular. Verificaram-se estertores inspiratórios em terço inferior do hemitórax direito. Abdome e extremidades sem alterações. Exame neurológico sem alterações, exceto pelo torpor. Exames complementares: hematócrito de 38%, leucocitose moderada com desvio à esquerda. Radiografia de tórax mostrando infiltrado inflamatório em terço inferior do hemitórax direito. Exame de urina (EAS) glicose (++++), cetonas (+++). Dosagem dos níveis séricos: glicose venosa = 265 mg/dL (valores de referência [VR] entre 74-106 mg/dL); sódio = 135 mEq/L (VR: 135-145 mEq/L); potássio = 4,8 mEq/L (VR: 3,5-5,0 mEq/L); cloretos = 100 mEq/L (VR: 98-106 mEq/L); uréia = 93 mg/dL (VR: 6-20 mg/dL); creatinina = 2,9 mg/dL (VR: 0,3-1,3 mg/dL). Gasometria arterial (material colhido com paciente respirando com máscara de Venturi com FiO2 de 30%): pH = 7,20; pO2 de 60 mmHg; pCO2 de 30 mmHg; bicarbonato de 14 mEq/L.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O paciente apresenta acidose metabólica com importante aumento do buraco ou hiato aniônico (anion gap).Jonas, com 55 anos de idade, foi levado para atendimento no hospital devido a diminuição progressiva do nível de consciência. Sua filha relata que o paciente vinha apresentando sede intensa e poliúria nos últimos dias, associadas a tosse produtiva com expectoração amarelada e febre alta. Ao exame físico, encontrou-se: torporoso, desidratado +3/+4, taquipnéico (odor adocicado exalado pelo hálito), com temperatura axilar de 40 °C, freqüência respiratória de 27 irpm, freqüência cardíaca de 115 bpm; pressão arterial de 89 mmHg × 50 mmHg, ritmo cardíaco regular. Verificaram-se estertores inspiratórios em terço inferior do hemitórax direito. Abdome e extremidades sem alterações. Exame neurológico sem alterações, exceto pelo torpor. Exames complementares: hematócrito de 38%, leucocitose moderada com desvio à esquerda. Radiografia de tórax mostrando infiltrado inflamatório em terço inferior do hemitórax direito. Exame de urina (EAS) glicose (++++), cetonas (+++). Dosagem dos níveis séricos: glicose venosa = 265 mg/dL (valores de referência [VR] entre 74-106 mg/dL); sódio = 135 mEq/L (VR: 135-145 mEq/L); potássio = 4,8 mEq/L (VR: 3,5-5,0 mEq/L); cloretos = 100 mEq/L (VR: 98-106 mEq/L); uréia = 93 mg/dL (VR: 6-20 mg/dL); creatinina = 2,9 mg/dL (VR: 0,3-1,3 mg/dL). Gasometria arterial (material colhido com paciente respirando com máscara de Venturi com FiO2 de 30%): pH = 7,20; pO2 de 60 mmHg; pCO2 de 30 mmHg; bicarbonato de 14 mEq/L.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
A osmolalidade sérica efetiva estimada apresenta-se acima dos valores normais, indicando a presença de estado hiperosmolar.As quatro glândulas paratireóides promovem a regulação das concentrações séricas de cálcio, por meio da secreção do paratormônio (PTH) e podem apresentar alterações que causam aumentos ou diminuições patológicas nesse hormônio. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Prolongamento do intervalo QT no eletrocardiograma é observado em pacientes com hiperparatireoidismo que decorre de anormalidade no nível do cálcio sérico.
As quatro glândulas paratireóides promovem a regulação das concentrações séricas de cálcio, por meio da secreção do paratormônio (PTH) e podem apresentar alterações que causam aumentos ou diminuições patológicas nesse hormônio. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes. Convulsões, sinal de Chvostek (espasmo do carpo que ocorre após a oclusão da artéria braquial por 3 minutos, usando a bolsa inflável do esfigmomanômetro) e o sinal de Trousseau (contração da musculatura facial em resposta à percussão do nervo facial na região pré-auricular) expressam anormalidades do metabolismo do cálcio encontradas em pacientes com hipoparatireoidismo.
As tireoidites representam um grupo de doenças inflamatórias que ocorrem na tireóide, sendo que a tireoidite de Hashimoto é um exemplo dessa afecção. Acerca dessa tireoidite, julgue os itens seguintes. O uso de antiinflamatórios não-esteroidais, especialmente aqueles pertencentes ao grupo dos inibidores específicos da cicloxigenase-2 (COX-2), é recomendado nessa afecção pois eles impedem a lesão glandular a longo prazo e evitam as complicações endócrinas associadas.
As tireoidites representam um grupo de doenças inflamatórias que ocorrem na tireóide, sendo que a tireoidite de Hashimoto é um exemplo dessa afecção. Acerca dessa tireoidite, julgue os itens seguintes. Nessa tireoidite, quando o quadro clínico é evidente, verificam-se elevados níveis circulantes de anticorpos antitireoperoxidase (mais freqüentemente) e antitireoglobulina.
As tireoidites representam um grupo de doenças inflamatórias que ocorrem na tireóide, sendo que a tireoidite de Hashimoto é um exemplo dessa afecção. Acerca dessa tireoidite, julgue os itens seguintes. A grande maioria dos pacientes com essa tireoidite apresenta, na fase aguda, sintomas compatíveis com hipotireoidismo, e ao exame clínico constata-se glândula tireóide com volume aumentado, firme e irregular (bócio).
Após adequada avaliação clínica, baseada em apropriadas técnicas de anamnese e exame clínico, muitas vezes o médico necessita de exames laboratoriais não-invasivos (preferencialmente) e às vezes invasivos para a definição do diagnóstico e a tomada de decisão quanto à melhor terapêutica a ser instituída e previsão do prognóstico. Quanto a esses exames de laboratório, julgue os itens subseqüentes. A constatação de elevação acima dos níveis normais (e persistência) da microalbuminúria em pacientes com diagnóstico de diabetes melito correlaciona-se com o desenvolvimento de insuficiência renal, elevação da pressão arterial e aumento do níveis séricos da fração LDL do colesterol nesse grupo de doentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...