Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura infecções sexualmente transmissíveis (IST) no lugar de doenças sexualmente transmissíveis (DST). O termo IST é mais adequado e já era utilizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A denominação “D”, de “DST”, vem de doença, que significa ter sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as infecções podem ter períodos assintomáticas (sífilis, herpes genital, condiloma acuminado, por exemplo) ou se mantêm assintomáticas durante toda a vida do indivíduo (casos da infecção pelo HPV e vírus do herpes) e são somente detectadas por meio de exames laboratoriais. 

A respeito das ISTs e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


. Nas uretrites sem identicação do agente etiológico, indicam-se ceftriaxone IM e ciprofloxacina VO.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças virais continuam surgindo e representam um sério problema de saúde pública. Nos últimos 20 anos, várias epidemias virais, como a síndrome respiratória aguda grave coronavírus (Sars-CoV), de 2002 a 2003, e a influenza H1N1, em 2009, foram registradas. Mais recentemente, o Coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers-CoV) foi identificado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Em uma linha do tempo que chega aos dias atuais, uma epidemia de casos com infecções respiratórias baixas, inexplicáveis, detectadas em Wuhan, a maior área metropolitana na província de Hubei da China, foi relatada, pela primeira vez, à OMS na China, em 31 de dezembro de 2019. Em 11 de fevereiro de 2020, o Diretor-Geral da OMS anunciou que a doença causada por esse novo CoV era um “Covid-19”, que é a sigla para “doença coronavírus 2019”.

CASCELLA, M.; RAJNIK, M.; CUOMO, A.; DULEBOHN, S.C.; DI NAPOLI, R. (2020). Features, Evaluation and Treatment Coronavirus. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2020, com adaptações.

Com base nas informações do texto apresentado e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os hospitais brasileiros devem notificar os casos de transmissão intra-hospitalar de Covid-19, definido como paciente internado por mais de 14 dias e com infecção pelo Sars-CoV-2, confirmada por RT-PCR em tempo real, em amostra coletada apo? s o 14o dia de internac?ao hospitalar.

Quanto a Haemophilus influenza é incorreto afirmar:

    A) A utilização de vacinas diminuiu drasticamente o número de pessoas infectadas.

    B) Provoca meningites e septicemias.

    C) Geralmente em crianças (menores de 5 anos de idade).

    D) Também fora designado como bacilo de pfeiffer o qual é um vírus.

    E) N.R.A

É uma infecção causada por um bacilo. A doença costuma afetar os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Tuberculose pulmonar.

    B) Pneumonia.

    C) Pleurite.

    D) Costocondrite.

    E) N.R.A

Assinale a alternativa CORRETA sobre as Hepatites Virais:

    A) A Hepatite C é mais comumente transmitida por meio fecal-oral.

    B) A Hepatite B torna-se crônica em aproximadamente 50% dos pacientes infectados na fase adulta.

    C) A Hepatite A é transmitida, na maioria das vezes, por contato fecal-oral e ingestão de alimentos ou água contaminados.

    D) A infecção pelo Vírus da Hepatite D (HDV) acomete apenas pessoas já infectadas pela Hepatite C.

Assinale a alternativa que descreva o EXANTEMA clássico do SARAMPO:

    A) Exantema maculopapular e puntiforme difuso, com início em tronco e membros, não acomete face.

    B) Exantema cutâneo maculopapular morbiliforme avermelhado, de direção cefalocaudal.

    C) Exantema de aspecto maculopapular, que se torna vesicular após algumas horas, evolui para pústulas e, em 3 a 4 dias, forma crostas.

    D) Eritema macular, papular, urticariforme ou purpúrico, localmente região pré-tibial.

Qual deverá ser o esquema de profilaxia antirrábica para adulto com ferimento superficial e único em perna direita, decorrente de mordedura por cão desconhecido?

    A) 5 doses de vacina antirrábica (Dias 0, 3, 7, 14 e 28).

    B) 4 doses de vacina antirrábica (Dias 0, 3, 7, 14 ) + soro antirrábico.

    C) 4 doses de vacina antirrábica (Dias 0, 3, 7 e 14).

    D) 3 doses de vacina antirrábica (Dias 0, 3 e 14).

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.
No atendimento de homem de 26 anos, relatando corrimento uretral recente, ardência miccional e dor na relação sexual, em consulta médica, todas as afirmativas são corretas, EXCETUANDO-SE:

    A) Orientar abstinência sexual por 7 dias.

    B) Parcerias sexuais recentes devem ser tratadas somente se sintomáticas.

    C) Oferecer testagem para HIV e para outras IST.

    D) Todos os contatos sexuais dentro dos últimos 60 dias necessitam de avaliação clínica e tratamento.

    E) Pode ser tratado com ceftriaxona 250 mg IM dose única associado a doxiciclina 100 mg, a cada 12 horas, por 7 dias.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita, que é considerada a doença sentinela para o sistema de saúde. Com relação ao acompanhamento da resposta ao tratamento ou seguimento da doença, a melhor forma de fazê-lo é a seguinte:

    A) Título seriado de VDRL.

    B) Título seriado de FTA-Abs.

    C) Anticorpos anticardiolipina.

    D) Teste Rápido para sífilis.

    E) MHA-TP associado ao Teste de Elisa.

Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV. Podem, ainda, estar associadas a culpa, estigma, discriminação e violência, por motivos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. (Ministério da Saúde, 2015)


Sobre as IST, é CORRETO afirmar que:

    A) A Candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana são infecções sexualmente transmissíveis que causam corrimento vaginal.

    B) A hepatite viral E é uma infecção de transmissão parenteral, predominantemente, pela via sexual. A transmissão vertical também pode ocorrer, e ocasiona uma evolução desfavorável, com maior chance de cronificação.

    C) A gonorreia pode apresentar formas diferentes da enfermidade, abrangendo regiões não-genitais (faringite, osteoartrite, conjuntivite, periepatite etc.).

    D) A sífilis latente é uma das variantes clínicas da sífilis em se observam sinais e sintomas clínicos exacerbados. O diagnóstico é realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...