Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o início da terapêutica antimicrobiana na sepse, analise as seguintes assertivas:
I. O início mais precoce do antimicrobiano está associado com maior sobrevida dos pacientes.
II. A relação entre maior sobrevida e início mais precoce do antimicrobiano é clara para antibacterianos, mas não foi documentada para antifúngicos.
III. Em pacientes com sepse, não deve ser utilizado no início da terapia a dose única diária de aminoglicosídeos.
Quais estão corretas?
Em relação a esse caso clínico e sua principal suspeita diagnóstica; e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O melhor tratamento para esse caso é o tópico.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Como o paciente tem tosse há mais de três semanas, necessita-se pesquisar tuberculose pulmonar. Para isso, o diagnóstico bacteriológico de melhor qualidade de que se dispõe é a pesquisa de bacilo álcool-ácido (BAAR) no escarro.
Analise as seguintes assertivas sobre a vacina do HPV:
I. São comuns reações no local de administração da vacina, como dor no local na injeção.
II. A vacina quadrivalente se mostrou eficaz na redução da neoplasia intraepitelial vulvar, neoplasia intraepitelial anal e neoplasia intraepitelial cervical.
III. A proteção oferecida pela vacina parece ser duradoura, pelos estudos até agora disponíveis.
Quais estão corretas?
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Para esse caso, as hipóteses diagnósticas podem ser neoplasias, infecções fúngicas, pneumonia nocardiose, abscesso pulmonar, tuberculose, outras micobacterioses, doenças autoimunes ou silicose.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Se o paciente não receber terapêutica específica, adequada e oportuna, os sinais e sintomas podem evoluir para formas graves e complicadas, dependendo da resposta imunológica do organismo, do aumento da parasitemia e da espécie de plasmódio. As formas graves estão relacionadas à parasitemia elevada, acima de 2% das hemácias parasitadas, podendo atingir até 30% dos eritrócitos.
No que se refere aos acidentes com animais peçonhentos e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
No Brasil, o acidente ofídico mais comum é o botrópico que tem como manifestações locais dor, edema, equimose e bolhas na região da picada, bem como manifestações sistêmicas. As complicações locais mais comuns são síndrome compartimental, abscesso e necrose, e as sistêmicas são choque e insuficiência renal aguda.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Se o paciente confirmar o diagnóstico de tuberculose, ele deverá fazer um teste rápido para HIV, pois todo paciente com diagnóstico de tuberculose deve ser testado para HIV. De acordo com os fluxogramas de diagno? stico da infecção pelo HIV que envolvem o teste rápido, o diagnóstico somente pode ser estabelecido após a realização de um teste rápido, e o laudo devera? ser emitido por um profissional de sau? de habilitado.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O paciente informou que foi vacinado, na infância, com a vacina BCG e mostrou a marca no braço direito. Por isso, questionou a hipótese de tuberculose pulmonar. O profissional explicou que a vacina protegia apenas contra as formas graves da tuberculose, por exemplo, a tuberculose meníngea, e, por causa disso, todos os adultos estão suscetíveis à doença.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Se o paciente confirmar, com a bacterioscopia, o diagnóstico de tuberculose pulmonar, o exame radiológico (raios X ou tomografia computadorizada de tórax) deve ser dispensado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...