Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Após internar o paciente, o médico indica precaução para gotículas, a fim de evitar a disseminação da meningite no ambiente hospitalar.
Em relação ao diagnóstico da Leishmaniose visceral, analise as seguintes assertivas:
I. A positividade em um teste sorológico, em uma área endêmica, autoriza o início do tratamento, independentemente do quadro clínico.
II. O diagnóstico de certeza sempre é parasitológico, com a visualização das amastigotas.
III. A amostra para exame parasitológico deve ser preferencialmente do fígado, através de punçãobiópsia hepática.
Quais estão corretas?
Em relação a esse caso clínico e sua principal suspeita diagnóstica; e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O paciente descrito deve ser tratado, e após a negativação da reação de Montenegro, pode-se confirmar uma alta por cura da doença.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O paciente, após três dias de tratamento com cefalosporina de terceira geração, manteve febre e prostração. O infectologista suspeita de resistência ao antibiótico e, como a cultura ainda não está disponível, ele suspende esse medicamento e inicia a vancomicina.
Sobre a toxoplasmose, analise as seguintes assertivas:
I. A transmissão pode acontecer através de água e alimentos contaminados, ou da mãe para o filho (transmissão vertical).
II. A presença de múltiplos abscessos cerebrais é uma característica do envolvimento da toxoplasmose no sistema nervoso central em pacientes com AIDS.
III. Existe uma parcela significativa (10-20%, ou mais em algumas regiões) de infecções assintomáticas.
Quais estão corretas?
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Nesse caso em que o paciente tem tosse seca, pode-se utilizar a técnica do escarro induzido, usando nebulizador ultrassônico e solução salina hipertônica (5 mL de NaCl 3% a 5%), que deve sempre ser realizada em condições adequadas de biossegurança e acompanhada por profissional capacitado.
Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
A coleta de escarro para a pesquisa de BAAR deve ser de, no mínimo, três amostras para o diagnóstico de tuberculose do paciente, mas podem ser solicitadas amostras adicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...