Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias

Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a transmissão sexual do HIV, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O cancro mole, a gonorreia, a sífilis, a infecção por clamídia e a tricomoníase podem aumentar em várias vezes o risco de transmissão do HIV.

    B) As relações sexuais durante o período menstrual, ou que ocasionam sangramento, e o sexo anal (receptivo e/ou insertivo) aumentam o risco de transmissão do vírus.

    C) Transportado por secreções vaginais, o HIV pode penetrar no organismo através de úlceras genitais sendo que o vírus já foi isolado de úlceras genitais de mulheres com infecção pelo HIV.

    D) A prática sexual retal e vaginal insertiva é a que se associa a maior risco de infecção, enquanto a prática receptiva (retal e vaginal) está associada a riscos de transmissão proporcionalmente menores.

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país.
Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:

    A) O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio da análise da história e condições de vida do paciente, além do exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

    B) Hanseníase Tuberculoide é a forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos ou evolui para as formas polarizadas em cerca de 25% dos casos, o que pode ocorrer no prazo de 3 a 5 anos.

    C) Na hanseníase dimorfa, as lesões tornam-se avermelhadas e os nervos, inflamados e doloridos.

    D) É imprescindível avaliar a integridade da função neural e o grau de incapacidade física no momento do diagnóstico, na ocorrência de estados reacionais e na alta por cura (término da PQT).

    E) A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico), quando disponível, deve ser utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilares (PB) ou multibacilares – (MB).

“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.”
O conceito acima se refere a qual doença?

    A) Sarampo.

    B) Meningite Meningocócica.

    C) Coqueluche.

    D) Difteria.

    E) Influenza H1N1.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos e, aproximadamente, 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Com relação ao COVID-19 assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Para indivíduos sintomáticos previamente diagnosticadas com COVID-19 que permanecem assintomáticos após a recuperação, o novo teste não é recomendado dentro de 3 meses após a data de início dos sintomas da infecção inicial por COVID-19.

    B) Testes com pesquisa de antígenos verificam a resposta imunológica do indivíduo em relação ao vírus SARS-CoV-2.

    C) Região de escolha para coleta de secreção do trato respiratório superior é a nasofaringe. A coleta pela orofaringe só deve ser realizada havendo impedimento objetivo de acesso pelo nariz.

    D) O paciente deve ser mantido, preferencialmente, em quarto individual e ventilado, com porta e janelas abertas. Caso não seja possível, reservar um quarto privativo, manter a distância de pelo menos 2 metros da pessoa doente.

    E) Dentre as medidas para resposta e enfrentamento da COVID-19 estão as não farmacológicas, como distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados conforme orientações médicas.

A Esquistossomose Mansônica (EM) é uma doença infecciosa parasitária, causada por um trematódeo (Schistosoma mansoni) que vive na corrente sanguínea do hospedeiro definitivo, cuja evolução clínica pode variar desde formas assintomáticas até as extremamente graves. Com relação a fase crônica da EM é correto afirmar:
I. Hepatointestinal – Caracteriza-se pela presença de diarreias e epigastralgia. Ao exame físico, o paciente apresenta fígado palpável, com nodulações que, nas fases mais avançadas dessa forma clínica, correspondem a áreas de fibrose decorrentes de granulomatose periportal ou fibrose de Symmers. II. Hepática – A apresentação clínica dos pacientes pode ser assintomática ou com sintomas da forma hepatointestinal. Ao exame físico, o fígado é palpável e endurecido, a semelhança do que acontece na forma hepatoesplênica. Na ultrassonografia, verifica-se a presença de fibrose hepática, moderada ou intensa. III. Hepatoesplênica compensada – A característica fundamental desta forma é a presença de hipertensão portal, levando a esplenomegalia e ao aparecimento de varizes no esôfago. Os pacientes costumam apresentar sinais e sintomas gerais inespecíficos, como dores abdominais atípicas, alterações das funções intestinais e sensação de peso ou desconforto no hipocôndrio esquerdo, devido ao crescimento do baço. Às vezes, o primeiro sinal de descompensarão da doença é a hemorragia digestiva com a presença de hematêmese e/ou melena. O exame físico detecta hepatoesplenomegalia. IV. Hepatoesplênica descompensada – Considerada uma das formas mais graves. Caracteriza-se por diminuição acentuada do estado funcional do fígado. Essa descompensação relaciona-se a ação de vários fatores, tais como os surtos de hemorragia digestiva e consequente isquemia hepática e fatores associados (hepatite viral, alcoolismo).
A sequência correta é:

    A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está correta.

Toxoplasmose é a infecção causada por Toxoplasma gondii. Os sintomas variam de nenhum à linfadenopatia benigna, uma doença semelhante à mononucleose, ou doença do sistema nervoso central ou envolvimento de outros órgãos em pessoas imunocomprometidas. Com relação a toxiplamose é correto afirmar:

    A) A sorologia IgM para Toxoplasma sempre têm especificidade.

    B) A infecção aguda é sempre sintomática, e 10 a 20% dos pacientes podem desenvolver linfadenopatia bilateral, cervical, ou axilar severa e autolimitada.

    C) A transmissão do Toxoplasma para um feto é extremamente comum em mães imunocompetentes infectadas por Toxoplasma e que desenvolveram imunidade antes da gestação.

    D) T. gondii é onipresente em pássaros e mamíferos.

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país. Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:

    A) O diagnóstico é essencialmente clínico e epidemiológico, realizado por meio da análise da história e condições de vida do paciente, além do exame dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas

    B) Hanseníase Tuberculoide é a forma inicial, evolui espontaneamente para a cura na maioria dos casos ou evolui para as formas polarizadas em cerca de 25% dos casos, o que pode ocorrer no prazo de 3 a 5 anos.

    C) Na hanseníase dimorfa, as lesões tornam-se avermelhadas e os nervos, inflamados e doloridos.

    D) É imprescindível avaliar a integridade da função neural e o grau de incapacidade física no momento do diagnóstico, na ocorrência de estados reacionais e na alta por cura (término da PQT)

    E)

    A baciloscopia de pele (esfregaço intradérmico), quando disponível, deve ser utilizada como exame complementar para a classificação dos casos em paucibacilares (PB) ou multibacilares – (MB).



“Doença infecciosa aguda, de alta transmissibilidade, de distribuição universal. Importante causa de morbimortalidade infantil. Compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca. Em lactentes, pode resultar em um número elevado de complicações e até em morte.” O conceito acima se refere a qual doença?

    A) Sarampo

    B) Meningite Meningocócica.

    C) Coqueluche.

    D) Difteria.

    E) Influenza H1N1.

Homem de 31 anos, recém-chegado à cidade (cerca de 02 meses), procurou a UBS relatando quadro de tosse produtiva, com febre e calafrios vespertinos. Afirma que há 03 meses apresentou esse mesmo quadro associado a uma perda ponderal de cerca de 04 Kg. Na ocasião, a baciloscopia de escarro deu positiva e iniciou o tratamento para Tuberculose, percebendo melhora parcial dos sintomas, mas suspendeu 03 semanas depois quando se mudou para a cidade atual. Considerando a história do paciente, qual seria a melhor conduta neste momento?

    A) Reiniciar o tratamento com o Esquema Básico (2RHZE/4RH).

    B) Solicitar cultura com teste de sensibilidade, iniciar o esquema básico e encaminhar ao serviço de referência secundária.

    C) Encaminhar para a referência secundária, já que necessitará de esquemas especiais.

    D) Iniciar o tratamento com o esquema 3RHZE/6RH.

    E) Referenciar para nível terciário, considerando a falha terapêutica e o risco de multirresistência.

Condutas que não transmitem a AIDS, EXCETO:

    A) Masturbação a dois.

    B) Suor e lágrima

    C) Sexo, desde que utilizem camisinha corretamente.

    D) Beijo no rosto ou na boca.

    E) Transfusão de sangue.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...