Lista completa de Questões sobre Doenças Infecto-Parasitárias para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A) A Aids é a doença causada pela infecção do vírus da imunodeficiência humana. Esse vírus ataca o sistema imunológico, sendo as células mais atingidas os linfócitos T CD8+.
B) O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos zaviridae.
C) No período de janela imunológica, o vírus do HIV não pode ser transmitido.
D) O Vírus HIV apresenta período de incubação curto antes do surgimento dos sintomas da doença.
E) Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas compartilhadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.
A) A gravidez não contraindica o tratamento padrão da hanseníase.
B) Em mulheres na idade reprodutiva, deve-se atentar ao fato que a rifampicina pode interagir com anticoncepcionais orais, diminuindo a sua ação
C) Para crianças com hanseníase, a dose dos medicamentos do esquema padrão é ajustada de acordo com a idade e o peso.
D) Os doentes paucibacilares (PB) - não são considerados importantes como fonte de transmissão da doença devido à baixa carga bacilar. As pessoas com a forma multibacilar (MB), no entanto, constituem o grupo contagiante, mantendo-se como fonte de infecção enquanto o tratamento específico não for iniciado.
E) O aleitamento materno contraindica o tratamento da Hanseníase e a conduta é expectante até o parto.
Das estratégias listadas abaixo, identifique aquela que é a mais efetiva para um município que queira evitar outro surto de epidemia de vírus da Hepatite E:
A) Descontinuar o uso de seringas de múltiplo uso.
B) Descontinuar uso de água de poço.
C) Administração de Imunoglobulina HVE para contatos de pacientes.
Larva Migrans é a erupção linear, serpiginosa, eritematosa, discretamente elevada, e muito pruriginosa consequente do deslocamento da larva na pele. A etiologia pode estar ligada às seguintes larvas, exceto:
O controle da Tuberculose (TB) envolve uma série de ações relacionadas as práticas clínicas, organização de serviços, interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde e sistema de informação e vigilância. (Ministério da Saúde, 2019) Em relação à Tuberculose, é INCORRETO afirmar que:
A) A forma pulmonar, além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, especialmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
B) A radiografia de tórax é o método de escolha para investigação e diagnóstico da doença e deve ser solicitada para todo paciente com suspeita clínica de tuberculose pulmonar.
C) A transmissão se faz por via respiratória, pela inalação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa pulmonar ou laríngea.
D) É frequente a associação da tuberculose extrapulmonar à pulmonar (tuberculose mista). Por isso, todo caso extrapulmonar também deve ser investigado para tuberculose pulmonar.
E) O M. tuberculosis é transmitido por via aérea, de uma pessoa com TB pulmonar ou laríngea, que elimina bacilos no ambiente (caso fonte), a outra pessoa, por exalação de aerossóis oriundos da tosse, fala ou espirro. Outras vias de transmissão (pele e placenta) são raras e desprovidas de importância epidemiológica.