Lista completa de Questões sobre Geriatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada principalmente por distúrbio do metabolismo dos carboidratos. A respeito desta doença, assinale a alternativa correta.
A metformina é uma droga que tem como principal efeito estimular a secreção de insulina pelo pâncreas.
Para o diagnóstico de Diabetes Mellitus, são necessárias duas amostras apresentando glicemia de jejum igual ou superior a 100 mg/dl.
Os inibidores da alfa-glicosidase, como a acarbose, agem lentificando a absorção intestinal de carboidratos.
Valores acima de 300 mg de albumina na urina de 24 hors caracterizam microalbuminúria, e indicam o uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina para evitar progressão da lesão renal.
Insulinas de ação prolongada estão perdendo seu espaço no mercado por serem de difícil posologia.
O médico geriatra deve estar atento para sinais de disfunção visual que muitas vezes contribuem para declínio funcional e quedas. A respeito das causas de disfunção visual, assinale a alternativa correta.
A catarata é uma doença que acomete a retina, via de regra bilateral, e as primeiras queixas costumam ser borramento visual para longe.
O glaucoma agudo de ângulo fechado é uma emergência médica, caracteriza-se por ser indolor e cursar com fotofobia e lacrimejamento de início súbito.
A degeneração macular relacionada a idade é uma doença que acomete o cristalino, e sua forma mais comum é a exudativa.
O glaucoma é uma doença que compreende a lesão progressiva do nervo óptico, geralmente relacionada ao aumento da pressão intraocular.
A presbiopia é comum em pessoas com idades superiores a 40 ano, e é resultante de um globo ocular excessivamente alongado.
A Insuficiência Cardíaca é uma das principais causas de internação em pacientes idosos. A respeito dela, assinale a alternativa incorreta.
Uma das características da Insuficiência Cardíaca do tipo diastólica é a fração de ejeção que permanece em níveis iguais ou superiores a 50%.
O peptídeo natriurético cerebral é muito útil para diferenciação entre dispnéia de origem cardíaca e pulmonar.
Pacientes com Insuficiência Cardíaca estágio B apresentam alterações estruturais, mas não apresentam sintomas.
Pacientes que apresentam Hipertensão Arterial Sistêmica, Insuficiência Coronariana e Diabetes Mellitus são pacientes com risco aumentado de desenvolver Insuficiência Cardíaca.
Os diuréticos, digitálicos e inibidores da enzima de conversão da angiotensina devem ser usados em todos pacientes com Insuficiência Cardíaca por aumentarem sua sobrevida.
Atualmente, a grande ênfase vem sendo dada a aplicação de medidas de prevenção e promoção de saúde. A respeito do programa de imunizações para idosos, assinale a alternativa correta.
A vacina comumente usada contra difteria e tétano deve ser aplicada também em idosos, e é composta por toxóides.
Pacientes que já apresentaram em algum momento da vida infecção pneumocócica não necessitam de vacina antipneumococo por ter adquirido imunidade permanente contra esta bactéria.
Todo idoso deve receber uma vacina contra influenza com doses de reforço a cada 3 anos.
Para idosos usamos a vacina antipneumococo 14-valente, que previne unicamente infecções de vias aéreas inferiores.
Em pacientes que apresentam pneumonia e estão vacinados contra pneumococo podemos descartar a etiologia pneumocócica.
A respeito da Doença Renal Crônica (DRC), assinale a afirmativa correta.
No Brasil, a primeira causa de DRC é o Diabetes Mellitus.
A anemia é um sinal tardio e alarmante na DRC; normalmente indica terapia de substituição renal.
A melhor escolha para manter os níveis pressóricos-alvo é a utilização de diuréticos poupadores de potássio.
A DRC pode levar a um estado de hiperparatireoidismo secundário, causando osteíte fibrosa cística.
Pacientes com taxa de filtração glomerular abaixo de 50 ml/min/1,73m2 são considerados com falência renal, e devem ser encaminhados para a terapia de substituição renal.
Como outros órgãos, o rim vai, ao longo dos anos, apresentando um decréscimo natural de sua capacidade de filtração glomerular. A medida isolada da creatinina plasmática muitas vezes nos dá falsa impressão de que a taxa de filtração glomerular está dentro de níveis ótimos. Para tal correção devemos levar em consideração vários fatores, entre eles, idade, peso e sexo. A fórmula de Cockroft-Gault é muito utilizada a nível ambulatorial:
Utilizando esta fórmula, resolva a questão abaixo.
Um paciente de 80 anos do sexo masculino chega ao seu consultório para consulta de rotina, está com 50 quilos e apresenta creatinina sérica de 1,6 mg/dl. Calcule a taxa de filtração glomerular e assinale a melhor resposta:
TGF =< 10 ml/min.
TFG = 25 ml/min.
TFG = 50 ml/min.
TFG = 80 ml/min.
TGF => 120 ml/min.
As doenças ósseas têm alta prevalência nos idosos. A respeito delas, assinale a afirmativa correta.
A complicação mais temida da Doença de Paget é a transformação sarcomatosa.
A osteoporose é diagnosticada quando o paciente apresente um desvio padrão abaixo da densidade mineral óssea, em relação ao adulto jovem.
Na Doença de Paget, os ossos mais acometidos são os ossos dos membros superiores.
Em pacientes com osteoporose, recomenda- se repouso e restrição de exercícios físicos.
Os Bifosfonatos agem estimulando diretamente a formação óssea, e como não apresentam efeitos colaterais, não existem recomendações específicas para seu uso.
Devido a alta prevalência de depressão em idosos, o profissional médico deve ter amplo conhecimento das medicações utilizadas para seu tratamento. A respeito dos antidepressivos, assinale a alternativa correta.
A eletroconvulsoterapia é uma terapia totalmente obsoleta para o tratamento da depressão em idosos.
A Mirtazapina é um inibidor misto da recaptação da serotonina e noradrenalina, que tem como efeitos colaterais a sonolência e o ganho ponderal.
Os inibidores da monoaminoxidade associados aos inibidores seletivos da recaptação da serotonina constituem uma boa opção terapêutica.
Entre os efeitos colaterais mais temidos dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina está o atraso na condução cardíaca, que muitas vezes pode ser fatal.
A sertralina é um antidepressivo tricíclico com poucos efeitos colaterais, e muito útil no tratamento da depressão em idosos.
Um paciente de 70 anos, com demência crônica progressiva, características parkinsonianas, alucinações visuais e flutuações freqüentes do comportamento e da capacidade cognitiva tem como principal diagnóstico uma das doenças abaixo. Assinale-a.
Doença de Pick.
Tremor Essencial.
Síndrome de Shy-Drager.
Doença de Huntington
Demência por Corpos de Lewy.
A anemia é o distúrbio hematológico mais comum na prática clínica de idosos. A respeito do assunto, está correto afirmar:
A insuficiência renal aguda é a causa mais comum de anemia na prática clínica.
A anemia perniciosa caracteriza-se por apresentar deficiência de ácido fólico.
O alcoolismo é um importante fator associado a deficiência de folato
A ferritina não tem boa sensibilidade como marcador de deficiência de ferro, visto que seus níveis só decaem com anemia avançada.
As talessemias são desordens hereditárias resultantes da deficiência na síntese da cadeia heme da hemoglobina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...