Idosa de 74 anos vem à consulta acompanhada pela filha, a qual alega que a mãe tem tido problemas de memória nos últimos 04 meses. Estes começaram depois de ter sofrido uma queda em que fraturou o joelho direito quando ainda morava sozinha no interior, precisando se mudar para a casa da filha em João Pessoa. Viúva há 03 anos, 04 filhos, agricultora aposentada, estudou até a 5ª série e nunca aceitou a ideia de mudar de cidade. A filha relata que a mãe tem esquecido onde tem colocado objetos pessoais e às vezes não consegue evocar o nome de parentes e até situações do passado remoto. Após avaliação da função cognitiva da paciente, aplicando o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), obteve-se ao final um score de 26 pontos. Considerando a história e o resultado do MEEM, assinale a alternativa que contém a interpretação e a conduta mais adequadas.
A) A paciente apresenta um score baixo e necessita ser encaminhada para avaliação neuropsicológica específica.
B) A história e a pontuação no MEEM confirmam a hipótese diagnóstica de demência de Alzheimer, sendo necessário tratamento farmacológico.
C) A paciente apresenta uma pontuação adequada no MEEM e o médico deveria aprofundar o diagnóstico diferencial com depressão.
D) A paciente apresenta uma pontuação adequada no MEEM e isso já é suficiente para descartar diagnósticos relacionados a demências ou transtornos de humor.
E) A história e a pontuação no MEEM sugerem a hipótese diagnóstica de demência de origem vascular.