Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao câncer de colo do útero.
A tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética da pelve são imprescindíveis para o estadiamento do câncer de colo do útero.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao câncer de colo do útero.
O câncer cervical confinado ao útero, com invasão entre 3 mm e 5 mm de profundidade e não mais que 7 mm de extensão horizontal, deve ser estadiado como IA2.
Uma paciente com 35 anos de idade vem tentando engravidar nos últimos cinco anos, sem, contudo, obter êxito. Nega sintomas dolorosos (dismenorréia, dispareunia e dor pélvica crônica). Seus ciclos menstruais são ovulatórios, e a ultrasonografia pélvica e a histerossalpingografia não evidenciaram anormalidades. A avaliação clínica e laboratorial do marido foi normal.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O diagnóstico de endometriose como causa da infertilidade deve ser afastado, considerando que a dor é uma manifestação clínica importante dessa doença.
A anorexia nervosa é uma das causas de amenorréia em mulheres jovens, geralmente entre a segunda e a terceira décadas de vida. A respeito do perfil hormonal de mulheres nessa situação, julgue o item seguinte.
Os níveis séricos de gonadotrofinas e esteróides sexuais devem estar baixos e os de cortisol devem estar elevados.
Uma menina de nove anos de idade apresenta as manifestações de telarca (M4 de Tanner) e pubarca (P4 de Tanner). A menarca ocorreu há sete meses, e os ciclos estão regulares. Ela tem índice de massa corporal de 24, sua estatura está no percentil 80 e sua genitália é feminina e adulta. O teste de estímulo com GnRH (100 :g) apresentou o seguinte resultado.
Acerca desse quadro clínico, julgue o item abaixo.
Trata-se de puberdade precoce isossexual verdadeira ou gonadotrofino-dependente, porque houve resposta do LH ao GnRH.
Julgue o item seguinte, referente a aspectos éticos em reprodução assistida.
No Brasil, a doação temporária do útero não pode ter caráter comercial, e as doadoras devem pertencer à mesma família das receptoras em parentesco de, no máximo, segundo grau. Caso não haja possibilidade desse tipo de parentesco, autorização especial deve ser fornecida pelo CRM para que a doadora seja outra pessoa não ligada à família ou com parentesco mais distante.
A Lei nº 8.080, de 19/09/1990, menciona como fatores determinantes e condicionantes da saúde, entre outros:
a alimentação, a moradia, a herança genética, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços de atenção básica e terciária
a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a presença de malformações congênitas e doenças hereditárias, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais à atenção primária, secundária e terciária
a presença ou não de infecção congênita, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, a prevenção de acidentes, os casamentos consangüíneos, a influência de lideranças da comunidade e o acesso aos bens e serviços de baixa e alta complexidade
a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais
a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte privado, o lazer e o acesso aos bens e serviços de atenção primária, secundária e terciária.
F.R., com 24 anos de idade, refere que seus ciclos menstruais, desde a menarca, são oligomenorreicos. O seu IMC (índice de massa corporal) corresponde a 31. Apresenta hirsutismo leve e acantose nigricans na nuca e axilas. Acerca desse caso clínico, é correto afirmar que
essa paciente tem a síndrome dos ovários policísticos e o tratamento exclusivo com dieta e atividade física é suficiente para a regressão das manifestações clínicas.
Em relação ao Código de Ética Médica, é correto afirmar:
O médico não tem direito de internar ou assistir seus pacientes em hospitais privados se não fizer parte de seu corpo clínico
O médico tem direito de suspender suas atividades, individual ou coletivamente, quando a instituição pública ou privada para a qual trabalhe não oferecer condições mínimas para o exercício profissional ou não o remunerar condignamente, mesmo em situações de urgência e emergência.
O médico não tem direito de recusar a realização de atos médicos que, embora sejam contrários aos ditames de sua consciência, sejam permitidos por lei
O médico tem direito de recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar o paciente
O médico tem direito de definir o tempo a dedicar ao paciente, procurando conciliar sua carga horária, que geralmente implica acúmulo de encargos ou de consultas, mesmo que o tempo dedicado ao paciente não seja o ideal.
Julgue os itens seguintes, a respeito de contracepção.
Mulheres portadoras de tumor ovariano ovário benigno (incluindo cistos) podem usar o DIU.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...