Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às complicações obstétricas da gravidez, julgue os próximos itens. O risco de cetoacidose diabética na gestante é maior no terceiro trimestre de gravidez do que no primeiro, em virtude do aumento da sensibilidade materna à insulina que ocorre naquele período.
Com relação às complicações obstétricas da gravidez, julgue os próximos itens. O uso de diuréticos tiazídicos deve ser evitado na gravidez, entre outros motivos, por provocar redução do volume plasmático, o que pode agravar a hemoconcentração materna nos casos de pré-eclâmpsia sobreposta a hipertensão preexistente.
Uma paciente com vinte e duas semanas de gestação foi submetida à realização de ultrassonografia morfológica, em que se evidenciou a ocorrência de hidrocefalia fetal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso seja constatado, nesse caso, que a hidrocefalia cursa com ausência de parte dos hemisférios cerebrais, o diagnóstico correto a ser dado é o de hidranencefalia.Uma paciente com vinte e duas semanas de gestação foi submetida à realização de ultrassonografia morfológica, em que se evidenciou a ocorrência de hidrocefalia fetal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Caso essa gestante apresente IgM positiva para toxoplasmose em títulos baixos, deve-se indicar a realização de amniocentese com pesquisa do toxoplasma no feto, para que se verifique o tipo de infecção: aguda ou crônica.Uma paciente com vinte e duas semanas de gestação foi submetida à realização de ultrassonografia morfológica, em que se evidenciou a ocorrência de hidrocefalia fetal.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Se a hidrocefalia constatada nesse feto estiver associada à espinha bífida e à anormalidade no formato do cerebelo conhecida como sinal da banana , o diagnóstico será de malformação de Dandy-Walker.Acerca da ruptura prematura de membranas, julgue o seguinte item. Situação hipotética: Uma gestante com dezesseis semanas de idade gestacional foi submetida a amniocentese diagnóstica, que apontou ruptura precoce de membranas, com posterior cessação da perda líquida e reacúmulo total espontâneo do líquido amniótico na semana seguinte ao procedimento. Assertiva: Nesse caso, o episódio de ruptura de membranas ainda afetará negativamente o prognóstico dessa gravidez.
Com relação ao controle do câncer de mama, julgue os itens a seguir. A prevenção secundária do câncer de mama é realizada por meio de mamografia ou de ultrassonografia, exames que detectam o câncer subclínico em pacientes assintomáticas.
Com relação ao controle do câncer de mama, julgue os itens a seguir. As imagens com suspeição de malignidade em mamografias são aquelas que apresentam nódulo espiculado ou calcificações do tipo pipoca, classificadas como Bi-rads 4.
A respeito do diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças malignas do sistema reprodutor feminino, julgue os próximos itens. Em casos de pacientes jovens, exames laboratoriais que avaliem a gonadotrofina coriônica humana (HCG), a desidrogenase láctica (LDH) e a alfafetoproteína (AFP) devem ser realizados para excluir a possibilidade de existência de tumores de células germinativas.
A respeito do diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças malignas do sistema reprodutor feminino, julgue os próximos itens. De acordo com as recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde, pacientes com laudos de lesões intraepiteliais de baixo grau devem repetir o exame citopatológico em unidade de atenção primária, seis meses após a emissão do laudo. Se, após a realização de dois exames consecutivos, o resultado de repetição da citologia for negativo, a paciente deverá retornar à rotina de rastreamento citológico trienal na unidade de atenção primária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...