Lista completa de Questões sobre Ginecologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o rastreamento do câncer de colo uterino, analise as afirmativas a seguir.
I. O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o citopatológico. Deve ser realizado de três em três anos, após dois exames negativos com intervalo anual.
II. O rastreamento deve ser iniciado a partir dos 35 anos para mulheres que já tiveram atividade sexual.
III. Os exames devem seguir até os 64 anos e serem interrompidos quando, após essa idade, as mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos.
IV. Para mulheres com mais de 64 anos e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve‐se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.
Estão corretas as afirmativas
Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue os itens que se seguem. A maioria dos casos de embolia por líquido amniótico ocorre antes do nascimento, e a coagulopatia associada a essa situação deve ser tratada com hemoderivados.
Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue os itens que se seguem. Em pacientes submetidas à manobra de credé para dequitação placentária em que se observa agitação psicomotora e hipotensão aguda , além de massa polipoide e amolecida no canal vaginal, deve-se utilizar a reposição volêmica e betamiméticos como primeiras medidas farmacológicas para reversão do quadro.
Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue os itens que se seguem. A alta prevalência de operação cesariana praticada nos dias atuais tem aumentado o número de casos de histerectomia pós-parto devido ao acretismo placentário.
Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue os itens que se seguem. No controle da hemorragia puerperal, a ligadura das artérias uterinas é mais efetiva que a ligadura das artérias hipogástricas.
Acerca da condução e do tratamento das emergências obstétricas, julgue os itens que se seguem. A realização de amniotomia é indicada no caso de descolamento prematuro de placenta, porque, entre outras razões, descomprime o hematoma retroplacentário e reduz a passagem de tromboplastina tecidual para a circulação materna.
Julgue os itens a seguir, com relação à anatomia e fisiologia da gestação e às patologias da gravidez inicial. Situação hipotética: Uma mulher em gestação inicial foi submetida a um teste de Beta HCG sérico, que apresentou resultado de 800 mUI/mL. No mesmo dia, foi realizada nessa paciente uma ultrassonografia transvaginal, que não detectou gestação intra ou extrauterina. Assertiva: Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável é a de gravidez ectópica, e a conduta mais adequada é a repetição da ultrassonografia em setenta e duas horas.
Julgue os itens a seguir, com relação à anatomia e fisiologia da gestação e às patologias da gravidez inicial. Pode-se suspeitar de mola hidatiforme parcial nos casos de pacientes que apresentam sangramento de primeiro trimestre, com visualização de saco gestacional irregular grande e vazio no interior da cavidade uterina.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das complicações clínicas associadas à gravidez. O tipo de lesão glomerular constitui o principal fator determinante do prognóstico fetal em gestantes com nefropatias parenquimatosas, pois influencia na taxa de filtração glomerular.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das complicações clínicas associadas à gravidez. Gestantes portadoras de persistência do canal arterial são consideradas de risco para endocardite bacteriana. Por isso devem ser submetidas a antibioticoprofilaxia antes e após o parto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...