Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos acidentes de trabalho e às legislações acidentárias e de saúde e segurança do trabalho, julgue os itens a seguir.
De acordo com a NR 7, todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados são obrigados a elaborar e a implementar, com o objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto de seus trabalhadores, o PCMSO.
Em relação ao trabalhador, nas atividades laborais realizadas em turnos, entende-se como ciclo de rotação
o intervalo de tempo entre duas designações de um trabalhador para o mesmo turno.
os horários fixos de trabalho, sejam eles diurnos ou noturnos.
os grupos que operam em sistema de revezamento.
a modificação dos horários de trabalho em sentido contrário ao giro do relógio.
a interrupção semanal de 1 ou 2 dias.
Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.
A exposição ocupacional a ruído, além de ser causa de degeneração da saúde auditiva, constitui fator de risco para a ocorrência de acidentes de trabalho.
Episódios depressivos, neurastenia, ataxia cerebelosa, encefalopatia tóxica aguda e/ou crônica, arritmias cardíacas, gengivite crônica, estomatite ulcerativa crônica. Essas entidades estão relacionadas com a exposição ao seguinte metal e seus compostos tóxicos:
Com relação aos riscos de natureza biológica, assinale a alternativa correta.
A classificação da categoria de Schlling para um trabalhador de laboratório que contraiu tuberculose é distinta daquela do trabalhador que contraiu a mesma doença após ter desenvolvido silicose (associação silicose e tuberculose).
Apesar de as máscaras cirúrgicas simples serem eficazes para proteção tanto do paciente quanto do trabalhador da saúde, o ideal seria que este usasse máscaras especiais ou respiradores específicos.
Alguns autores defendem a tese de que um caso de tuberculose em trabalhador da saúde deve ser considerado como relacionado ao trabalho, sempre que não for possível determinar a fonte de infecção na comunidade; entretanto, não se deve emitir a comunicação de acidente do trabalho, pois se trata apenas de uma tese.
O bacilo da tuberculose é sensível à radiação ultravioleta, sendo possível esterilizar o ambiente com seu uso. A instalação de dispositivos de radiação no teto de salas de fibrobroncoscopia e de indução de escarro pode diminuir sua transmissão; entretanto, o risco de lesões cutâneas ou oculares devido à exposição à radiação ultravioleta é elevado.
Recomenda-se a aplicação da vacina BCG em todos os trabalhadores não reatores ao PPD com risco de exposição. É, também, indicada a realização do teste PPD periódico (a cada seis ou doze meses); mas, em caso de viragem, o uso exclusivo de isoniazida é contraindicado, pois os bacilos de tuberculose contraídos em ambientes hospitalares costumam ser mais agressivos e exigem o uso de dois quimioterápicos associados.
Com relação às noções de funcionamento de um serviço de medicina e segurança do trabalho em empresas, julgue os seguintes itens.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas de uma empresa no campo da prevenção da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas regulamentadoras (NRs), em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), previsto na NR 7.
Dentre as medidas de prevenção de doenças infecciosas no trabalho, considera(m)-se como medida(s) terciária(s)
a monitorização ambiental do local de trabalho.
a vacinação e o uso de equipamentos de proteção individual.
as condutas adotadas quando a doença ainda se encontra em estado subclínico.
as ações realizadas quando as alterações que precedem a doença são reconhecidas.
o tratamento médico que vise a limitar as consequências da doença já instalada.
Sabendo que acidente de trabalho é todo aquele que, ocorrido durante o exercício do trabalho, a serviço do empregador, acarreta lesão corporal ou perturbação funcional causadora de morte ou perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, julgue os itens de 106 a 110.
Doenças muito prevalentes na população em geral, tais como manifestações psicossomáticas do tipo ansiedade ou depressão, ainda que identificadas após a ocorrência de acidente de trabalho, não devem ser consideradas consequência deste.
Trabalhador, 28 anos, metalúrgico, chega ao serviço de emergência com quadro de fortes dores em região maleolar direita. Nega patologias prévias. Nega trauma na região. Refere quadro súbito. Ao exame físico, você percebe dor intensa, edema e hiperemia em região maleolar. Observando a gengiva desse paciente, nota-se a linha de Burton. A pressão arterial apresenta-se em 160/100 mmHg e não há outras alterações significativas. Com relação ao possível diagnóstico, assinale a alternativa correta.
A respeito dos conceitos de incapacidade laborativa e invalidez, assinale a alternativa incorreta.
Incapacidade laborativa é somente aquela que impossibilita o desempenho das funções específicas de uma atividade ou ocupação, em consequência de alterações morfológicas e psicofisiológicas provocadas por doença ou acidente.
Para efeitos de readaptação profissional, avalia-se a capacidade laborativa residual.
Será considerada como total a incapacidade que gera a impossibilidade de permanência no trabalho.
A incapacidade indefinida é aquela insuscetível de alteração em prazo previsível com os recursos da terapêutica e reabilitação disponível à época.
Quanto à profissão, a incapacidade laborativa pode ser oniprofissional, ou seja, invalidez.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...