Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue o próximo item, relativo a dermatologia.
Caso um paciente apresente, após o uso de dipirona, lesões cutâneas eritematosas e edematosas, agrupadas, lenticulares, associadas a prurido intenso e acompanhadas de hipotensão arterial sistêmica, sibilância e cianose, a primeira conduta médica deve ser a administração de corticoide por via sistêmica para a resolução imediata do quadro.
Homem de 28 anos de idade trabalha em plataforma de petróleo há 4 anos, na atividade de mecânico de manutenção. Relata que sua atividade o deixa exposto à vibração e que, ao realizar recuperação de ductos e sistemas de exploração de petróleo, tem contato com produtos químicos. Nas duas últimas semanas, inalou hidrocarbonatos orgânicos ou tinta com ligantes hidrófobos por 1 hora/dia. Foi informado pelo Engenheiro de Segurança que a dose do produto se encontra em níveis considerados de ação e sua tarefa foi realizada em ambiente ventilado. Apesar dessas explicações, iniciou quadro de tonteira, cefaleia e náuseas. O Médico do Trabalho deverá identificar e classificar o grau de intoxicação, analisando os sintomas dos trabalhadores para fundamentar tomada de decisões. Com base nos sintomas, a sequência que identifica intoxicação por hidrocarbonatos orgânicos em grau muito elevado, com ação de emergência médica, está em:
irritação cutânea, cefaleia, tonteira e náuseas.
cefaleia, distúrbios visuais, ardência em nariz e garganta.
fadiga, dispneia, palidez mucosa e tonteira.
tonteira, diarreia, vômitos, desorientação e confusão mental.
convulsões, arritmia cardíaca, palidez mucosa e dispneia.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
No que se refere ao tratamento de águas poluídas, a tendência atual para o reúso é a adoção do princípio de múltiplas barreiras, de acordo com o qual, deve-se adotar um conjunto de sistemas para tratamento das águas residuárias, além de priorizar a diminuição da contaminação das fontes de abastecimento.
Com relação às doenças dos olhos e anexos associadas ao trabalho, assinale a alternativa correta.
Acerca do trabalho realizado em áreas onde há fontes de radiações ionizantes, assinale a alternativa incorreta.
Toda trabalhadora com gravidez confirmada deve ser afastada das atividades com radiações ionizantes, devendo ser remanejada para atividade compatível com seu nível de formação.
Toda instalação radiativa deve dispor de monitoração individual e de áreas.
Os dosímetros individuais devem ser obtidos, calibrados e avaliados exclusivamente em laboratórios de monitoração individual acreditados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
A monitoração individual externa, de corpo inteiro ou de extremidades, deve ser feita por meio de dosimetria com periodicidade mensal e levando-se em conta a natureza e a intensidade das exposições normais e potenciais previstas.
Os trabalhadores devem realizar hemograma completo anualmente.
Uma paciente assintomática, com 51 anos de idade, sedentária, hipertensa, diabética e dislipidêmica, vai ao ambulatório para consulta de rotina. Não apresenta diagnóstico de cardiopatia estrutural. Relata uso de atenolol 50 mg e glibenclamida 5 mg ao dia. O exame físico apresenta o seguinte resultado: IMC de 32 kg/m2, PA de 148 mmHg × 98 mmHg (média de três medidas), FC de 64 bpm e circunferência abdominal de 96 cm. Os exames de laboratório apresentam os seguintes resultados: triglicerídeos de 331 mg/dL, colesterol total de 270 mg/dL; HDL colesterol de 30 mg/dL, LDL colesterol de 185 mg/dL, glicemia de jejum de 140 mg/dL. Os resultados do eletrocardiograma e de demais exames laboratoriais de rotina foram normais.
Com relação a esse quadro clínico, julgue os próximos itens.
O excesso de peso da paciente associado ao acúmulo de gordura na região abdominal está relacionado a maior risco de doença aterosclerótica.
Trabalhador de 40 anos de idade desenvolve atividades laborativas em processo de controle de bombeamento de petróleo há 2 anos. Em sua história ocupacional, consta que realizou atividade de limpeza de tanques de combustíveis por 8 anos. Fez admissional e periódicos com avaliação clínica e exames complementares, incluindo hemograma completo, transaminases (AST e ALT), gama glutamil transferase, bilirrubinas totais e frações e LDH, todos com valores dentro da normalidade. Apresenta queixas de mialgia generalizada refratária a medicamentos. O Médico do Trabalho deverá utilizar as orientações contidas nas NR-7, NR-15, Anexos 13 e 13 A, e na Portaria no 776/04, do Acordo do Benzeno, para nortear sua investigação diagnóstica em trabalhador suspeito de doença ocupacional. Nesse caso, as principais patologias que devem entrar em diagnóstico diferencial são
septicemia e bacteremia.
colagenoses e viroses.
carências alimentares e alcoolismo.
intoxicações por agrotóxicos e drogas de abuso.
alcoolismo e paracoccidioidomicose.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.
Constituem agentes etiológicos de risco epidemiológico para transmissão de doenças pela reutilização de águas residuárias: Salmonella sp, Giardia lamblia e vírus HIV.
Com relação às principais patologias do trabalho sob pressão atmosférica aumentada, assinale a alternativa correta.
Em relação a trabalhos em estabelecimentos de saúde, assinale a alternativa correta.
Descontaminação é o processo de eliminação ou destruição de microrganismos na forma vegetativa, independentemente de serem patogênicos ou não, presentes nos artigos e nos objetos inanimados. A descontaminação pode ser de baixo, médio ou de alto nível. Pode ser feita com o uso de agentes físicos ou químicos.
Coleta interna consiste na remoção dos resíduos dos serviços de saúde do abrigo de resíduos até a unidade de tratamento ou disposição final, com utilização de técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente, devendo estar de acordo com as orientações dos órgãos de limpeza urbana.
Exposição acidental a radiações ionizantes consiste na exposição deliberada por autoridade competente ocorrida durante o atendimento a situações de emergência, exclusivamente no interesse de salvar vidas, prevenir a escalada de acidentes que possam acarretar mortes e salvar uma instalação de vital importância para o país.
Dosimetria individual é a avaliação da dose de radiação absorvida por meio da contagem da frequência de aberrações cromossômicas em cultura de linfócitos do indivíduo irradiado.
Mutagenicidade é a capacidade que alguns agentes possuem de induzir mutações em organismos a eles expostos. Mutações são alterações geralmente permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA, as quais podem causar uma ou mais alterações fenotípicas. As mutações podem ter caráter hereditário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...