Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as prescrições presentes nas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego para responder às questões de 71 a 73.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de uma empresa de grau de risco 2, com 1.500 empregados, deve conter, em sua estrutura,
dois auxiliares de enfermagem do trabalho.
um enfermeiro do trabalho.
um médico do trabalho, que deve trabalhar em tempo parcial.
três técnicos de segurança do trabalho.
um engenheiro de segurança do trabalho, que deve trabalhar em tempo integral.
É considerado apto para a atividade de trabalho, sendo compatível com a deficiência apresentada:
Tendo em vista que o estabelecimento do nexo causal entre risco ocupacional e doenças do trabalho em nível ambulatorial é fundamental para a prevenção e para que o médico do trabalho as diagnostique ainda na fase inicial, julgue os itens seguintes. Trabalhadores expostos a defensivos agrícolas poderão vir a sofrer de depressão.
Texto para as questões 69 e 70
Maria, costureira, com cinquenta e cinco anos de idade, apresenta quadro crônico de dor em punhos e mãos, principalmente à direita, com sensação de formigamento no 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos direitos. Eventualmente, a dor acomete todo o membro superior direito, inclusive o ombro.Assinale a opção em que é apresentada a ação mais indicada para o diagnóstico de Maria.
teste de Jobe
teste de Neer
manobra de Tinel
manobra de Finkelstein
teste de Cozen
Em uma empresa de teleatendimento que apresenta perfil de trabalhares 80% mulheres, 20% casados, 75% idade entre 20 a 29, 5% tabagistas, praticamente não há trabalhadores com mais de 40 anos de idade. Seria importante implantar primeiramente um programa de prevenção e promoção de saúde:
Tendo em vista que o estabelecimento do nexo causal entre risco ocupacional e doenças do trabalho em nível ambulatorial é fundamental para a prevenção e para que o médico do trabalho as diagnostique ainda na fase inicial, julgue os itens seguintes. A radiografia de tórax é um exame complementar obrigatório para todos os casos de emissão de atestado de saúde ocupacional.
Texto para as questões 69 e 70
Maria, costureira, com cinquenta e cinco anos de idade, apresenta quadro crônico de dor em punhos e mãos, principalmente à direita, com sensação de formigamento no 1.º, 2.º e 3.º quirodáctilos direitos. Eventualmente, a dor acomete todo o membro superior direito, inclusive o ombro.Com base no caso clínico descrito, a hipótese diagnóstica mais provável para essa paciente é
síndrome do túnel do carpo.
síndrome do pronador quadrado.
doença de De Quervain.
síndrome do desfiladeiro torácico.
síndrome do canal de Guyon.
Em trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora pode-se ter um risco de Perda Auditiva Induzida por Ruído − PAIR. Esta perda ocorre, inicialmente, nas frequências:
Tendo em vista que o estabelecimento do nexo causal entre risco ocupacional e doenças do trabalho em nível ambulatorial é fundamental para a prevenção e para que o médico do trabalho as diagnostique ainda na fase inicial, julgue os itens seguintes. O estresse no trabalho é fator predisponente para o aparecimento de doenças osteoarticulares relacionadas ao trabalho.
Texto para as questões de 66 a 68
Paulo, de trinta e dois anos de idade, funcionário havia três anos de uma indústria produtora de tintas, em consulta com o médico de sua empresa, queixou-se de astenia, mialgia, sonolência e tontura e afirmou que esses sintomas têm progredido paulatinamente nos últimos meses. Informou que realizou recentemente bateria de exames, na qual foram diagnosticadas neutropenia, leucopenia, eosinofilia, pseudo-Pelger, macrocitose e plaquetopenia. O médico do trabalho da empresa, após avaliação clínica do paciente e análise dos resultados dos exames, diagnosticou intoxicação por agente químico de natureza ocupacional e propôs a mudança de lotação de Paulo para uma unidade administrativa, não considerando necessário afastá-lo do trabalho.O médico da referida empresa deverá emitir comunicação de acidente de trabalho (CAT)
apenas se Paulo for afastado do trabalho por mais de quinze dias.
caracterizando o acidente de Paulo como acidente típico.
caracterizando a doença de Paulo como profissional ou do trabalho.
apenas após o encaminhamento de Paulo ao sindicato, onde serão tomadas as providências para a emissão do documento.
apenas se Paulo for afastado do trabalho por mais de trinta dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...