Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A atuação ambulatorial do médico do trabalho nas empresas e instituições de saúde é importante principalmente em ações preventivas voltadas para os trabalhadores. O conhecimento dos riscos a que se submetem os trabalhadores em seus locais de trabalho e de suas consequências no organismo humano é fundamental para se traçarem estratégias de prevenção contra as doenças do trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O exame audiométrico para trabalhadores que são e que serão submetidos a níveis de pressão sonora acima dos limites de tolerância deve ser feito, no mínimo, na admissão, no sexto mês após a admissão, anualmente a partir de então, e na demissão.
Texto para as questões de 62 a 65
Mauro, de quarenta e oito anos de idade, trabalhador de uma indústria siderúrgica, compareceu ao consultório do médico do trabalho de sua empresa queixando-se de dificuldade para compreender o que lhe diziam, zumbido e intolerância a sons intensos, sintomas que se intensificaram progressivamente havia cerca de quatro anos. Mauro relatou, ainda, que trabalhava nessa empresa havia mais de vinte anos, que considerava seu ambiente de trabalho muito barulhento e que, durante sua jornada de trabalho, de oito horas, fazia uso de fones de ouvido fornecidos pelo seu chefe, mas os considerava muito desconfortáveis e pouco eficazes para reduzir o ruído. Ao ser indagado, o paciente negou qualquer outra queixa relacionada à sua saúde, apenas informou que a dificuldade de entendimento já ocorria também em casa. Em sequência à consulta, o médico avaliou o posto de trabalho de Mauro e verificou que ele era exposto a ruído contínuo de 88 dB durante toda sua jornada de trabalho, já considerado o uso de EPI conforme descrito pelo paciente.Em face das informações do caso clínico, é correto afirmar que o diagnóstico de Mauro cursa normalmente com
maior predisposição à perda auditiva, caso seja exposto a outros ruídos.
perda auditiva progressiva, que não cessará ainda que ele seja afastado do local de trabalho.
perda auditiva unilateral.
rebaixamento do limiar audiométrico nas frequências mais extremas, com preservação das frequências entre 3 e 6 kHz.
perda de, no máximo, 40 dB nas frequências baixas.
Considere:
I. Supraespinhoso do ombro.
II. Infraespinhoso do ombro.
III. Subescapular.
IV. Bíceps braquial.
V. Tríceps braquial.
VI. Quadríceps femoral.
VII. Tríceps sural.
a. extensão do antebraço
b. rotação interna do braço
c. flexão do antebraço
d. extensão do joelho
e. rotação externa do braço
f. flexão do joelho
g. abdução do braço
Correlacione o músculo aos movimentos que executam:
A atuação ambulatorial do médico do trabalho nas empresas e instituições de saúde é importante principalmente em ações preventivas voltadas para os trabalhadores. O conhecimento dos riscos a que se submetem os trabalhadores em seus locais de trabalho e de suas consequências no organismo humano é fundamental para se traçarem estratégias de prevenção contra as doenças do trabalho. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. A eosinofilia é um achado comum em doenças alérgicas como a febre do feno.
Texto para as questões de 62 a 65
Mauro, de quarenta e oito anos de idade, trabalhador de uma indústria siderúrgica, compareceu ao consultório do médico do trabalho de sua empresa queixando-se de dificuldade para compreender o que lhe diziam, zumbido e intolerância a sons intensos, sintomas que se intensificaram progressivamente havia cerca de quatro anos. Mauro relatou, ainda, que trabalhava nessa empresa havia mais de vinte anos, que considerava seu ambiente de trabalho muito barulhento e que, durante sua jornada de trabalho, de oito horas, fazia uso de fones de ouvido fornecidos pelo seu chefe, mas os considerava muito desconfortáveis e pouco eficazes para reduzir o ruído. Ao ser indagado, o paciente negou qualquer outra queixa relacionada à sua saúde, apenas informou que a dificuldade de entendimento já ocorria também em casa. Em sequência à consulta, o médico avaliou o posto de trabalho de Mauro e verificou que ele era exposto a ruído contínuo de 88 dB durante toda sua jornada de trabalho, já considerado o uso de EPI conforme descrito pelo paciente.Conforme norma regulamentadora pertinente, a jornada de trabalho de Mauro deveria ser de, no máximo,
três horas.
quatro horas.
cinco horas.
seis horas.
sete horas.
Considere:
I. Acidente de Trabalho típico. II. Acidente de Trabalho de Trajeto. III. Doença Profissional. IV. Doença do Trabalho. a. Motorista de uma empresa que realiza entrega de produtos, sofre acidente de carro durante entrega de mer cadoria para cliente. b . Digitador com síndrome do túnel do carpo. c . Mineiro de mina de amianto com mesotelioma. d. Analista financeiro que sofre acidente de carro no ca minho de sua casa para o trabalho. A correlação entre o acidente de trabalho descrito e sua classificação é:Acerca de conduta médica pericial, julgue os itens subsequentes. Considerando as variáveis da incapacidade laborativa, a readaptação deverá ser indicada, após inspeção médica, nos casos em que o servidor público apresente qualquer grau de comprometimento de sua capacidade laborativa, desde que permanente.
Texto para as questões de 62 a 65
Mauro, de quarenta e oito anos de idade, trabalhador de uma indústria siderúrgica, compareceu ao consultório do médico do trabalho de sua empresa queixando-se de dificuldade para compreender o que lhe diziam, zumbido e intolerância a sons intensos, sintomas que se intensificaram progressivamente havia cerca de quatro anos. Mauro relatou, ainda, que trabalhava nessa empresa havia mais de vinte anos, que considerava seu ambiente de trabalho muito barulhento e que, durante sua jornada de trabalho, de oito horas, fazia uso de fones de ouvido fornecidos pelo seu chefe, mas os considerava muito desconfortáveis e pouco eficazes para reduzir o ruído. Ao ser indagado, o paciente negou qualquer outra queixa relacionada à sua saúde, apenas informou que a dificuldade de entendimento já ocorria também em casa. Em sequência à consulta, o médico avaliou o posto de trabalho de Mauro e verificou que ele era exposto a ruído contínuo de 88 dB durante toda sua jornada de trabalho, já considerado o uso de EPI conforme descrito pelo paciente.Com base no quadro clínico descrito, a provável alteração fisiológica ou anatômica apresentada por Mauro é
espessamento da membrana do tímpano.
desarticulação dos ossículos na orelha média.
degeneração da lâmina espiral da cóclea.
degeneração das células ciliadas do órgão de Corti.
perfuração da membrana do tímpano.
Acerca do sofrimento mental relacionado ao trabalho, julgue os itens subsequentes.
Nas atividades de trabalho com excesso de padronização e controle, a forma e o conteúdo do trabalho tendem a aproximar-se.
Em situação de atendimento pré-hospitalar é recomendado:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...