Lista completa de Questões sobre Medicina do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perícia médica tem como fundamento a avaliação de um conjunto de dados e sinais para se chegar a uma conclusão. Acerca da prática médico-legal, assinale a alternativa correta.
A perícia médico-legal resume-se em realizar exame clínico ou anatomopatológico da vítima, com emissão de laudo pericial.
Ao deparar com enfisema aquoso subpleural, tatuagem de pólvora em ferimentos de projétil de arma de fogo ou diluição de sangue em hemicoração de afogados, o perito tem sinais patognomônicos que são suficientes para a conclusão de um diagnóstico, mesmo na ausência de outros sinais.
A perícia médica dispõe de meios que permitem distinguir com clareza uma primípara de uma multípara.
O crime de sedução e o assédio moral são sinônimos.
Os requisitos que qualificam um método de identificação, para que este seja considerado aceitável, são unicidade, imutabilidade, praticabilidade e classificabilidade.
Um paciente foi atendido em centro de saúde, apresentando dermatite causada por exposição a metal pesado no ambiente de trabalho. O médico constatou que a inalação do metal causou, ainda, a perfuração do septo nasal do paciente, o que pode gerar doença pulmonar sistêmica e a evolução do quadro clínico para carcinoma no pulmão. Foi diagnosticada a presença de granulomas e de fibrose intersticial nos rins.
Com base no quadro clínico apresentado, assinale a opção que apresenta o metal responsável pela intoxicação do referido paciente.cádmio
ferro
estanho
prata
berílio
Acerca do sistema locomotor e suas doenças, julgue os itens subsecutivos.
A síndrome do desfiladeiro torácico relaciona-se a um conjunto de sinais e sintomas neurovasculares localizados na cabeça, pescoço, ombros e membros superiores, causado pela compressão do plexo braquial por estruturas musculoesqueléticas.
Acerca de exposição ao benzeno em ambiente de trabalho, assinale a opção correta.
No sistema imune, o benzeno causa a linfopenia, não causando, no entanto, a diminuição das imunoglobulinas, mas apenas o aumento do seu complemento.
Em pacientes com intoxicação aguda, o benzeno fica retido em maior quantidade na medula óssea, no tecido adiposo e no fígado, enquanto em pacientes com intoxicação crônica, o benzeno permanece no sistema nervoso central o que pode causar depressão ao paciente.
A exposição crônica ao benzeno em baixas concentrações produz, inicialmente, efeito estimulante sobre a medula óssea, o qual é seguido de aplasia e degeneração gordurosa.
Os metabólitos do benzeno são inócuos, mas o benzeno não biotransformado é tóxico e mitótico e provoca a formação de clones celulares anômalos (moléculas que reagem com o DNA).
No sistema hepatopoético o benzeno leva à anemia do tipo microcítica e hipocrômica.
Acerca do sistema locomotor e suas doenças, julgue os itens subsecutivos.
Posturas incorretas dos membros superiores podem ocasionar impacto de estruturas duras contra estruturas moles, fadiga por contração muscular estática e compressão de nervos.
Diversos agravos ocupacionais são desencadeados por substâncias químicas. Nesse sentido, um exemplo de biomagnificação é a biotransformação de
cromo hexavalente em cromo pentavalente.
álcool etílico em metílico.
radiação ionizante de efeitos determinísticos em radiação de efeitos estocásticos.
mercúrio metálico em mercúrio orgânico.
chumbo em metabólito, que estimula a ação da enzima ALAdesidratase.
Acerca do sistema locomotor e suas doenças, julgue os itens subsecutivos.
Os estágios de desenvolvimento da Síndrome de De Quervain são os seguintes, nessa ordem: hipertrófico, distrófico e atrófico.
Com relação às inovações tecnológicas nos processos produtivos e aos riscos ocupacionais, assinale a opção correta.
Os avanços da biologia molecular podem aperfeiçoar os processos de seleção de trabalhadores, por meio da identificação de indivíduos suscetíveis a diferentes doenças, sendo um grande avanço na área de segurança ocupacional e uma estratégia com amparo ético significativo.
O surgimento de doenças relacionadas ao trabalho, como o estresse e a fadiga física e mental está mais relacionado ao avanço das tecnologias de diagnóstico, que possibilitam a identificação de doenças anteriormente desconhecidas, do que às novas formas de organização do trabalho.
A adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais pode diminuir a prevalência de lesões por esforços repetitivos (LER) ou de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
A difusão de inovações tecnológicas na área da química fina, na indústria nuclear e nas empresas de biotecnologia que operam, por exemplo, com organismos geneticamente modificados, gera riscos ao ambiente ocupacional, os quais no entanto, são neutralizados no âmbito da saúde ocupacional, dados os avançados equipamentos de proteção dos trabalhadores.
A despeito de as inovações tecnológicas terem reduzido a exposição a alguns riscos ocupacionais em determinados ramos de atividade, contribuindo para a instauração a ambientes de trabalho menos insalubre e perigoso, elas geram outros riscos.
Acerca do sistema locomotor e suas doenças, julgue os itens subsecutivos.
A tenossinovite de De Quervain acomete a cintura escapular e o ombro, comprometendo a cápsula gleno-umeral e o ligamento coracoacromial.
A respeito da relação entre alcoolismo e trabalho, assinale a opção correta.
Por apresentar efeito estimulante sobre o sistema nervoso central, o uso do álcool deve ser rigidamente controlado em certas categorias profissionais, como, por exemplo, nos operadores de máquinas.
A ingestão de bebidas alcoólicas por grupo de funcionários após a jornada de trabalho pode ser considerada uma expressão das estratégias coletivas de defesa psicológica, considerando a psicodinâmica do trabalho.
O consumo de álcool pode ser detectado por exame de alta especificidade que analisa o aumento da enzima hepática gama-glucoronil- transferase (gama GT).
Apesar de ser doença de difícil controle, o alcoolismo não é uma causa importante de absenteísmo do trabalho, uma vez que, por ser insidiosa, não compromete a capacidade laborativa do trabalhador.
Não há correlação entre a incidência de alcoolismo e a prática de determinadas atividades profissionais, haja vista que o alcoolismo relaciona-se principalmente à predisposição individual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...