Lista completa de Questões sobre Medicina Legal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos conhecimentos sobre corpo de delito, perito e perícia em medicina legal e aos documentos médico-legais, assinale a opção correta.
Sexologia forense é o ramo da medicina legal que trata dos exames referentes aos crimes contra a liberdade sexual, além de tratar de aspectos relacionados à reprodução. Acerca do exame médico-legal e dos crimes nessa área, assinale a opção correta.
Determinada delegacia de polícia, comunicada da existência de um cadáver em estado de putrefação jogado em um canavial de sua circunscrição, deve tomar providências para levantar informações como, por exemplo, a certificação de tratar-se de pessoa, e não de animal, e o estabelecimento da causa da morte , além de realizar diligências diversas.
Assinale a opção correta acerca das atividades médico-legais nesse caso.
Psiquiatria forense é o ramo da medicina legal que trata de questões relacionadas ao funcionamento da mente e sua interface com a área jurídica. O estabelecimento do estado psíquico no momento do cometimento do delito e a capacidade de entendimento desse ato são dependentes das condições de sanidade psíquica e desenvolvimento mental, que também influenciam na forma de percepção e no relato do evento, com importância direta para o operador do direito, na tomada a termo e na análise dos depoimentos. A respeito de psiquiatria forense e dos múltiplos aspectos ligados a essa área, assinale a opção correta.
Acerca do acidente vascular cerebral do tipo isquêmico, julgue os itens seguintes.
Entre as síndromes do lobo parietal está o infarto do giro angular do hemisfério cerebral dominante, provocado pela oclusão do ramo posterior da artéria cerebral média desse hemisfério. Acalculia, agrafia, déficit de atenção, afasia e desorientação esquerda-direita são achados observados nesse tipo de infarto cerebral.
Acerca do acidente vascular cerebral do tipo isquêmico, julgue os itens seguintes.
Vários estudos anatomopatológicos têm demonstrado que a formação de placas estenóticas no sistema carotídeo não é aleatória e acomete, principalmente, a bifurcação da carótida, o sifão carotídeo e o segmento M1 da artéria cerebral média.
Com relação à infecção pelo vírus da influenza, julgue os itens a seguir.
O envolvimento neurológico não é comum na infecção pelo vírus da influenza. Suas ocorrências são mais comuns em crianças com idade inferior a seis anos de idade, e as manifestações clínicas mais frequentes são convulsão, déficits motores focais, alteração do nível de consciência, comprometimento de pares cranianos e desequilíbrio.
Com relação à infecção pelo vírus da influenza, julgue os itens a seguir.
A pneumonia viral primária provocada pelo vírus da influenza inicia-se entre o terceiro e o quinto dia da doença e sua manifestação radiológica mais comum é o infiltrado intersticial difuso, semelhante à congestão pulmonar.
Com relação à infecção pelo vírus da influenza, julgue os itens a seguir.
No curso evolutivo da influenza, a instalação rápida de febre alta, cefaleia, rubor facial e de orofaringe, diarreia, rash cutâneo escarlatiniforme e hipotensão não responsiva à administração de fluidos intravenosos apontam para o diagnóstico de choque tóxico provocado pelo vírus que causa a doença.
Em cada um dos itens de 113 a 115 é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um policial de cinquenta e dois anos de idade apresentou dor epigástrica irradiada para o dorso, além de relatar náuseas e mal estar. O eletrocardiograma (ECG) mostrou infarto inferior de ventrículo direito. O policial foi submetido a tratamento clínico, conforme protocolo preconizado. O quadro clínico evoluiu com sudorese, extremidades frias e hipotensão arterial. A realização de um novo ECG revelou ondas F, com frequência ventricular de 150 bpm. Nessa situação, está indicada a cardioversão elétrica, precedida por intubação orotraqueal com a técnica de sequência rápida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...