Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à glomerulopatia membranosa, julgue o próximo item. Histologicamente, a glomerulonefrite membranosa se caracteriza por apresentar ausência de hiperceluraridade significativa e, na microscopia eletrônica, por exibir imunodepósitos subepiteliais/intramembranosos de imunoglobulina M e complemento.
A Síndrome de____________________ é caracterizada por alcalose metabólica hipocalêmica, hipoclorêmica, hiperreninêmica, com pressão arterial normal. Desde sua descrição inicial, foram relatadas várias formas de apresentações clínicas que demonstram a heterogeneidade fenotípica dessa doença. Clinicamente, a maioria dos pacientes é desnutrida, com acentuado retardo do crescimento. Além disso, há poliúria, polidpsia e desidratação, podendo se manifestar no período neonatal ou nos primeiros anos de vida. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
No que diz respeito ao distúrbio mineral e ósseo na DRC, julgue os itens que se seguem. A concentração sérica elevada do fator de crescimento fibroblasto 23 (FG23) é considerada o principal fator desencadeante da calcificação arterial.
O câncer da próstata é a quarta causa de morte por neoplasias no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos por este grupo nosológico. Assim como em outros cânceres, a idade é um marcador de risco importante, ganhando um significado especial no câncer da próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam exponencialmente após a idade de 50 anos. Acerca do câncer de próstata, é INCORRETO afirmar que
No que diz respeito ao distúrbio mineral e ósseo na DRC, julgue os itens que se seguem. Os quelantes de fósforo à base de cálcio, como o acetato de cálcio, são contraindicados a pacientes com DRC em diálise que apresentem níveis de PTH persistentemente altos.
O câncer renal é duas vezes mais frequente em homens, sendo mais prevalente dos 50 aos 70 anos. Pode ter incidência esporádica, ou estar associado a fatores genético/hereditários (como a doença de Von‐Hippel‐Lindau e o carcinoma renal hereditário), insuficiência renal crônica em hemodiálise e esclerose tuberosa, situações que apresentam incidência aumentada. Qual o tipo histológico mais comum do carcinoma de células renais?
No que diz respeito ao distúrbio mineral e ósseo na DRC, julgue os itens que se seguem. Recomenda-se que todos os pacientes com DRC sejam submetidos, a partir do estágio IV depuração de creatinina de 15 mL/min a 29 mL/min , à dosagem de fósforo sérico, com periodicidade mensal.
As doenças renais crônicas costumam apresentar rins com tamanho reduzido, entretanto, algumas patologias podem cursar com doença renal crônica com rim de tamanho normal ou aumentado. São causas de doença renal crônica que cursam comumente com rins de tamanho normal ou aumentado, EXCETO:
No que diz respeito ao distúrbio mineral e ósseo na DRC, julgue os itens que se seguem. A osteopontina é uma proteína da matriz óssea com ação inibitória sobre a calcificação dos tecidos moles.
Com relação às complicações não cirúrgicas do transplante renal, julgue os itens subsecutivos. Tipicamente, a infecção citomegálica se manifesta após o sexto mês pós-transplante e é fator de risco para a doença linfoproliferativa associada ao vírus Epstein-Barr.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...