Lista completa de Questões sobre Nefrologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Depósitos glomerulares que predominam IgG, mas contêm IgA, IgM, C3 e C1q, ou seja, um padrão de imunofluorescência full house, é exclusivo para nefrite lúpica classe IIIb e IV.
Com relação às alterações renais que podem estar presentes em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES), julgue os itens subsequentes. Em praticamente todos os pacientes com nefrite lúpica classe IV, forma mais comum e mais grave de nefrite lúpica, é identificada a presença de hematúria e proteinúria, acompanhadas de síndrome nefrótica, hipertensão arterial e redução na taxa de filtração glomerular.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. A vasculite ANCA-positiva é a causa mais comum do complexo glomerulonefrite associada à hemorragia pulmonar, seguida de doença anticorpo anti-membrana basal glomerular.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. Teste positivo de anticorpos para receptor de fosfolipase A2 (anti-PLA2R) no momento da realização da biópsia renal é patognomônico de glomerulonefrite membranosa primária.
Julgue os itens a seguir, referentes à doença glomerular. Na nefropatia da membrana basal fina (hematúria familiar benigna), as infecções de vias aéreas respiratórias superiores não alteram a intensidade da hematúria.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. As principais classes de drogas renoprotetoras conhecidas são: beta-bloqueadores e bloqueadores de canais de cálcio diidropiridínicos.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. Na nefropatia diabética, a glomeruloesclerose pode resultar tanto de hipertensão intraglomerular induzida pela vasodilatação renal quanto de lesão isquêmica induzida pelo estreitamento hialino dos vasos sanguíneos que alimentam os glomérulos.
Com relação à doença renal diabética, julgue os itens seguintes. A glomerulosclerose nodular é uma manifestação histopatológica que ocorre somente em casos de nefropatia diabética.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. Na regulação da função da glândula paratireoide, a administração de um agente calcimimético aumenta a sensibilidade do receptor de cálcio extracelular e ajuda a diminuir a secreção de PTH produzida pela glândula paratireoide.
Retenção de fosfato e hiperparatireoidismo secundário estão na base das alterações bioquímicas que caracterizam o distúrbio mineral ósseo da doença renal crônica (DMO-DRC). O hiperparatireoidismo secundário começa precocemente no curso da DRC e o seu surgimento está relacionado à resposta a uma série de anomalias que iniciam e mantêm o aumento da secreção do PTH. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 74 a 78. No início da DRC, há aumento da expressão de receptores de vitamina D, receptores de cálcio e receptores dos fatores de crescimento de fibroblastos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...