Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sabe-se atualmente que as células gliais contribuem para a atividade cerebral, principalmente dando suporte às funções neuronais. Com relação a esse tema, julgue os itens seguintes.
As células de Schwann têm a função de contribuir para o isolamento elétrico do axônio, ao contrário dos oligodendrócitos, que não têm essa função.
Uma mulher de 44 anos de idade passou a apresentar, na última semana, episódios esporádicos de parestesias em hemiface esquerda. Por duas vezes, apresentou dificuldade para ingerir líquidos. Apresentou três episódios de vertigens rotatórias e vômitos. De patologias pregressas, apenas hipertensão arterial leve, controlada com uso de losartana. O exame neurológico é normal. Não há alterações objetivas no exame nos nervos cranianos. Hemograma, glicemia, dosagem de derivados nitrogenados, eletrólitos no sangue: tudo normal. Exame de neuroimagem, reproduzido a seguir, mostra a presença de uma lesão expansiva osteolítica no terço inferior do clivus, à esquerda, que se estende até o arco anterior do atlas.
Nesse caso, o acesso que permite ressecção da lesão associada a um menor risco de morbidade e menor tempo de internação hospitalar é a via
transfrontal transetmoidal.
suboccipital lateral.
transpetrosa.
nasal neuroendoscópica.
transfacial.
Com referência à avaliação da marcha, julgue os itens que se seguem.
Marcha ceifante ocorre quando o paciente tem paralisia do movimento de flexão dorsal do pé; ao tentar caminhar, ele toca o solo com a ponta do pé e tropeça. Para evitar isso, ele levanta acentuadamente o membro inferior.
A maioria dos casos de hemorragia subaracnoidea espontânea (HSAE) em adultos deve-se à ruptura de aneurisma intracraniano. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
A maior incidência de aneurisma intracraniano é entre 65 e 70 anos de idade, sendo mais comum em mulheres que em homens.
Em pacientes com HSAE secundário, a ruptura de aneurisma intracraniano e classificados na escala de Hunt e Hess como grau 5 tem indicação de cirurgia para aplicação de clip no aneurisma o mais breve possível.
O vasoespasmo ocorre após o terceiro dia da HSAE e é a maior causa de deficit isquêmico tardio.
Quando há uma suspeita de HSAE, a ressonância magnética de crânio é superior à tomografia computadorizada de crânio no diagnóstico e no manejo do quadro.
O tratamento indicado para o vasoespasmo na HSAE é conhecido como 3-H (hipernatremia, hipovolemia, hipertensão). Se o paciente não responde ao tratamento clínico, pode ser candidato à angioplastia.
Com referência à avaliação da marcha, julgue os itens que se seguem.
Na marcha parkinsoniana, o paciente anda como um bloco enrijecido, sem o movimento automático dos braços. A cabeça permanece inclinada para frente e os passos são miúdos e rápidos.
Há várias vias de acesso para os tumores da região pineal. Assinale a alternativa correta a respeito desse assunto.
No acesso supracerebelar infratentorial, o paciente fica na posição sentada, a craniotomia expõe a tórcula. Há necessidade de coagulação da veia ponte entre o cerebelo e a tenda, bem como da veia vermiana inferior.
No acesso occipital transtentorial, o lobo occipital é retraído lateralmente, sendo feita uma incisão no tentório 1 cm lateral ao seio reto.
O acesso transcaloso tem sido o mais utilizado nos últimos anos, principalmente em pacientes nos quais foram encontrados altos níveis de beta-HCG (gonadotrofina coriônica) no sangue, antes da cirurgia.
Se a hipótese diagnóstica pelos achados clínicos e de imagem é de um teratoma maturo da região pineal, a melhor conduta é terceiro ventriculostomia endoscópica e biopsia endoscópica da lesão.
Quando a tenda do cerebelo é muito verticalizada, a melhor via de acesso é a supracerebelar infratentorial.
Com referência à avaliação da marcha, julgue os itens que se seguem.
Ao desenvolver a marcha escarvante, o paciente mantém os dois membros inferiores enrijecidos e semifletidos, arrasta os pés e cruza as pernas uma na frente da outra, quando tenta caminhar. O movimento das pernas lembra uma tesoura em funcionamento.
Com relação à histologia dos vários tipos de tumores encontrados dentro do crânio, assinale a alternativa correta.
Germinomas do sistema nervoso central são semelhantes histologicamente ao seminoma testicular e ao disgerminoma ovariano. Tipicamente, apresentam duas populações celulares: uma, formada de células neoplásicas grandes; e outra, de pequenos linfócitos reativos.
Pineoblastomas são tumores altamente malignos, cuja característica histológica são os corpos psamomatosos.
Pineocitomas são tumores bem circunscritos, cujas células arranjam-se em pseudorrosetas.
Xantoastrocitomas pleomórficos são tumores malignos do cerebelo, cujas células arranjam-se formando os corpos de verocay.
Schwannomas são tumores da bainha do nervo, com aspecto histológico que lembra um ovo frito, pelo halo claro em volta do núcleo das células.
Com referência à avaliação da marcha, julgue os itens que se seguem.
Marcha espástica revela-se quando, ao andar, o paciente mantém o membro superior fletido em 90º no cotovelo e em adução e a mão fechada em leve pronação. O membro inferior do mesmo lado é espástico, e o joelho não se flexiona. Esse tipo de marcha ocorre nos pacientes que têm hemiplegia, cuja causa mais comum é o acidente vascular cerebral.
Uma senhora de 45 anos de idade, previamente sadia, notou leve desvio da rima labial para a direita há um mês. Há dois dias, vêm ocorrendo episódios de curta duração, que se iniciam com sensação de odor desconhecido, seguido por sensação de desorientação, o que faz deixar de reconhecer ambientes familiares como sua própria casa. Ocorrem cerca de sete episódios ao dia. Ela continua realizando seus afazeres domésticos rotineiramente. Não apresentou febre, tosse, dor abdominal, alterações urinárias ou fecais. O exame clínico mostra paciente consciente, orientada, sem oftalmoplegias, com fundo de olho normal. Há leve hemiparesia esquerda que envolve a hemiface e MSE. Não há sinal de Babinski. Os exames de sangue, incluindo hemograma, VHS, PCR, eletrólitos, glicose, ureia, transaminases, radiografia de tórax, foram normais. Uma ressonância magnética de crânio mostrou os achados a seguir.
Os dados clínicos associados aos dados de neuroimagem apontam para o diagnóstico de
astrocitoma de baixo grau.
glioblastoma multiforme.
gliomatose cerebral difusa.
encefalite focal.
neurotoxoplasmose.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...