Lista completa de Questões sobre Neurologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do desenvolvimento infantil, assinale a alternativa incorreta.
Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prona. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.
Reação de Landau: esta reação é uma combinação das reações de retificação e dos reflexos tônicos. Ela aparece ao redor de seis meses de idade. Quando se levanta uma criança, apoiada apenas com a mão do examinador e que está de bruços na mesa, ela primeiro erguerá a cabeça de maneira que a face esteja numa posição vertical. Após esta elevação da cabeça, ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores que pode ser tão forte que todo o corpo da criança se torna curvado para trás.
Reflexo de Galant: um estímulo doloroso na região lombar do bebê em posição prona provocará a flexão do tronco para o lado estimulado. Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece com 2 meses de idade.
Reflexo Tônico Labiríntico (RTL): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prono. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.
Reflexo de Moro: tem seu início no recém-nascido e seu final por volta dos 4 a 6 meses. Testa-se deslocando o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta haverá uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, exceto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem fletidos. Em seguida, ocorre a adução e flexão dos membros.
Julgue os itens seguintes, acerca da sensibilidade.
Lesões dos nervos periféricos e dos plexos geralmente produzem comprometimento sensitivo que acompanha um padrão de distribuição anatômico periférico.
Assinale a alternativa que não apresenta um medicamento usado na profilaxia da enxaqueca.
Amitriptilina.
Flunarizina.
Propranolol.
Ácido valproico.
Naproxeno.
Julgue os itens seguintes, acerca da sensibilidade.
Lesões do plexo proximal raramente afetam o membro inteiro.
Assinale a alternativa que apresenta um fator excludente para realização de terapia fibrinolítica no Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.
Contagem de plaquetas acima de 150000/mm3.
Uso de anticoagulante oral com INR=3,5.
Idade maior ou igual a 18 anos.
Ocorrência de traumatismo craniano há 1 ano.
Início dos sintomas há 30 minutos.
Considere que o quadro do paciente objeto do caso clínico descrito no texto tenha evoluído da forma a seguir.
Foi realizada tomografia cerebral contrastada que mostrou uma área hipodensa de 6 cm de diâmetro com um anel periférico realçado pelo contraste de forma uniforme, edema cerebral perilesional e desvio da linha média à direita.
Com base nessas informações adicionais do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Os achados radiológicos junto com os dados clínicos sugerem o diagnóstico de abscesso cerebral.
Leia o texto abaixo para responder às questões 36, 37, 38 e 39.
Paciente feminina, 19 anos, dá entrada na emergência com dor de garganta, artralgia, mialgia e T = 38,1°C há 3 dias. Há 1 dia teve cefaleia, rigidez de nuca, náuseas e vômito. Ao EF estava consciente, orientada, T = 36,9°C, FC = 100bpm, FR = 20ipm, PA = 110x80mmHg. Presença de rigidez de nuca, sinais de Kernig e Brudzinski negativo, hiperemia orofaríngea, BNF 2t sem sompros e MV + bilateralmente. O hemograma colhido apresentava contagem leucocitária de 21.000/mm3, eletrólitos normais, glicemia de 131mg/dL e Rx tórax sem alterações. Foi internada, recebeu hidratação vigorosa e permaneceu em observação. Após 12 horas, evoluiu com letargia aguda.O tratamento de escolha é
esquema RIPE.
amoxa-clavulanato.
ceftriaxone + ampicilina.
vancomicina + ceftazidima.
polimixina B.
Considere que o quadro do paciente objeto do caso clínico descrito no texto tenha evoluído da forma a seguir.
Foi realizada tomografia cerebral contrastada que mostrou uma área hipodensa de 6 cm de diâmetro com um anel periférico realçado pelo contraste de forma uniforme, edema cerebral perilesional e desvio da linha média à direita.
Com base nessas informações adicionais do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O aparecimento de convulsões é um evento raro em pacientes com o quadro clínico descrito; portanto, o uso de anticonvulsivantes não está indicado.
Leia o texto abaixo para responder às questões 36, 37, 38 e 39.
Paciente feminina, 19 anos, dá entrada na emergência com dor de garganta, artralgia, mialgia e T = 38,1°C há 3 dias. Há 1 dia teve cefaleia, rigidez de nuca, náuseas e vômito. Ao EF estava consciente, orientada, T = 36,9°C, FC = 100bpm, FR = 20ipm, PA = 110x80mmHg. Presença de rigidez de nuca, sinais de Kernig e Brudzinski negativo, hiperemia orofaríngea, BNF 2t sem sompros e MV + bilateralmente. O hemograma colhido apresentava contagem leucocitária de 21.000/mm3, eletrólitos normais, glicemia de 131mg/dL e Rx tórax sem alterações. Foi internada, recebeu hidratação vigorosa e permaneceu em observação. Após 12 horas, evoluiu com letargia aguda.O provável agente causador desta comorbidade é
H. influenzae.
S. aureus.
Pseudomonas
S. pneumoniae.
M. tuberculosis.
Texto para os itens de 30 a 34
Um homem com trinta e sete anos de idade foi atendido no pronto-socorro queixando-se de cefaleia persistente e global que se iniciou duas semanas atrás e veio aumentando de intensidade nos últimos dias. O paciente relatou, ainda, febre não aferida, iniciada havia dois dias. Sem outros antecedentes de importância. No exame físico, o paciente se encontrava em boas condições gerais, álgico, com PA = 124 mmHg × 80 mmHg, pulso = 76 bpm, FR = 16 irpm, temperatura de 36,8 ºC e com abdome depressível, não doloroso à palpação, sem massas. A ausculta cardiopulmonar estava normal. No exame neurológico, o paciente apresentava disartria e hemiparesia direita mais acentuada no membro superior. Não havia papiledema nem sinais meníngeos.
Tendo como referência o quadro clínico descrito acima, julgue os itens subsequentes.
As alterações do exame neurológico sugerem que a lesão do paciente é focal e está localizada no lobo frontal esquerdo.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...