Lista completa de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
O tratamento pode ser dado por vancomicina via oral, associado a metronidazol via oral.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
O potássio sérico encontra-se aumentado devido ao efeito retentor de potássio da aldosterona.Considere hipoteticamente que mulher de 45 anos de idade foi internada há três semanas com quadro de sepse de origem respiratória. Fez uso de clindamicina e ceftriaxone, intravenosos, por 14 dias, com resolução do quadro ao término do tratamento. Há três dias, iniciou diarreia, com muco e sangue, e intensa dor abdominal. Foi realizado o diagnóstico de colite pseudomembranosa.
Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
Clindamicina, um macrolídeo, tem pouca associação com colite pseudomembranosa.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
A depleção de potássio deve-se à perda intracelular e à perda pelos rins em função da glicosúria e da cetonúria.Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No controle de frequência da fibrilação atrial, tolera-se uma frequência cardíaca de até 80 bpm.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
Tende a apresentar queda dos níveis após início da correção da cetoacidose.Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
Deve-se anticoagular pela arritmia: a droga de escolha intra-hospitalar para esse paciente é a enoxaparina.Considere hipoteticamente que uma criança de 7 anos de idade, sexo feminino, tinha sido levada pelos pais à emergência e que chegou torporosa, após queixas de dor abdominal, fraqueza, alguns episódios de vômito e indisposição. Ao exame físico, apresentava hálito cetônico e sinais de desidratação, como mucosas secas, turgor da pele diminuído e taquicardia. O hemoglucoteste revelou glicemia de 530 mg/dL.
Com relação ao caso clínico apresentado e à dosagem sérica de potássio na cetoacidose diabética, julgue os itens a seguir.
Costuma encontrar-se na faixa de normalidade no início do quadro.Paciente de 75 anos de idade, 80 kg, portador de fibrilação atrial crônica, em uso de digoxina 0,25 mg por dia, está apresentando náuseas, vômitos, xantopsia e confusão mental. Foi realizado eletrocardiograma e exames laboratoriais que evidenciaram: ureia de 100 mg/dL, creatinina de 2,1 mg/dL, digoxina sérica de 3. Hemograma normal.
Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
No eletrocardiograma, a alteração mais específica de intoxicação digitálica é o padrão que denomina-se colher de pedreiro.Um paciente de 10 anos de idade, com história de dermatite atópica, rinite alérgica e asma de difícil controle, usuário de corticoide inalatório, apresenta-se com exantema iniciado em face couro cabeludo há dois dias, que se disseminou para tronco e membros, atingindo também a mucosa oral. Exantema iniciou-se após dois dias de febre, indisposição e dor abdominal de leve intensidade. No momento do exame físico, apresenta lesões em pápulas, vesículas, pústulas umbilicadas e crostas; temperatura axilar de 38,5 °C.
Com base na hipótese clínica apresentada, julgue os itens a seguir.
Se a febre persistir por mais de quatro ou cinco dias após o início do exantema, o paciente apresentar tosse ou dispneia, deve-se pensar em pneumonia bacteriana secundária, que consiste na principal causa de mortalidade em crianças com varicela nesse País.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...