Lista completa de Questões sobre Oncologia (Cancerologia Clínica) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos a valores sociais.
A adoção de determinados comportamentos e ações em detrimento de outros é explicada pelo sistema de valores assumidos por indivíduos, instituições ou pela sociedade como um todo.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos a valores sociais.
Os valores pressupõem, implicitamente, os seguintes princípios: atender a interesses de determinadas entidades sociais; motivar a ação com direção e emoção; funcionar como padrão de julgamento e justificativa da ação.
Medicina - Oncologia (Cancerologia Clínica) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos a valores sociais.
A socialização do indivíduo é determinada pelo sistema de valores positivos que lhe são passados pela família.
2/ 3/ 1/ 4
1/ 3/ 2/ 4
2/ 1/ 3/ 4
3/ 4/ 2/ 1
2/ 3/ 4/ 1
A radioterapia estereotáxica, conhecida também como "radiocirurgia"
por incluir ato operatório, é contraindicada a pacientes imunodeprimidos.
é o tratamento preferencial nos casos de malformações arterio-venosas e metástases cerebrais.
requer técnicas especiais de delimitação de área para a sua aplicação, como por exemplo tomografia computadorizada.
fracionada é contraindicada nos casos de tumor cerebral intra-axial primário.
é indicada em casos de MAV maior que 4cm de diâmetro em qualquer região.
Os efeitos colaterais da radioterapia podem ser classificados em imediatos e tardios. Analise as assertivas abaixo acerca desses efeitos.
I. Os efeitos tardios das radiações são observados nos tecidos que apresentam maior capacidade proliferativa, como as gônadas, a epiderme, as mucosas dos tratos digestivo, urinário e genital, e a medula óssea. II. Os efeitos imediatos sobre tecidos altamente proliferativos ocorrem somente se estes tecidos estiverem incluídos no campo de irradiação e podem ser potencializados pela administração simultânea de quimioterápicos. III. Os efeitos tardios são raros e ocorrem quando as doses de tolerância dos tecidos normais são ultrapassadas. Os efeitos tardios manifestam-se por atrofias e fibroses. As alterações de caráter genético e o desenvolvimento de outros tumores malignos são raramente observados. IV. Todos os tecidos podem ser afetados, em graus variados, pelas radiações. Normalmente, os efeitos se relacionam com a dose total absorvida e com o fracionamento utilizado. A cirurgia e a quimioterapia podem contribuir para o agravamento destes efeitos. É correto o que se afirma emI, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O carcinoma de ovário é líder em mortalidade por câncer genital, pois a maioria dos casos se apresenta em estágios avançados. Analise as assertivas relacionadas a esta doença.
I. A terapia mais indicada no estágio III de carcinoma irressecável é QT neoadjuvante + cirurgia. II. Para a avaliação da paciente normalmente utiliza-se PET Scan. III. Recomenda-se punção percutânea de ascite ou massa anexial para avaliação do carcinoma. É correto o que se afirma emI, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III
Em 2006, a ANVISA criou novas regras para o controle dos serviços de radioterapia. Analise as assertivas abaixo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida assinale a alternativa correta.
( ) A equipe de trabalho deve ser composta por um supervisor de proteção radiológica, médicos radioterapeutas, especialistas em física médica e técnica em radioterapia. ( ) A prestadora de serviços de radioterapia deverá realizar testes de controle de qualidade e avaliações externas independentes, uma espécie de auditoria, a cada quatro anos. ( ) Serão desativados os equipamentos que hoje são considerados obsoletos a fim de manter nos serviços de radioterapia apenas as fontes radiológicas que estejam em condições de tratar os pacientes, para evitar riscos desnecessários à população e aos profissionais de saúde.V /V/ F
V/ F/ V
V/ V/ V
F/ F/ F
F/ V/ F
1/ 2/ 3/ 4
3/ 2/ 4/ 1
4/ 1/ 3/ 2
2/ 1/ 3/ 4
3/ 1/ 2/ 4
O tratamento dos tumores do reto depende do local do local em que se apresentam. Assinale a alternativa incorreta acerca do tratamento desses tumores.
Em tumor de reto médio e baixo, fixo e semi-fixo, recomenda-se QT associada a RT neoadjuvante.
Em tumores T3 e T4 de reto alto indica-se cirurgia e quimioterapia.
Em lesões T1, T2 e N0 em reto alto realiza-se cirurgia e QT adjuvante.
O tratamento de tumores fixos e semi-fixos ressecáveis no reto médio consiste em cirurgia e quimioterapia adjuvante.
Tumores móveis em reto médio e baixo devem ser tratados com cirurgia e quando estiverem em estádio T3 e T4 deve-se usar associação RT+QT.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...