Lista completa de Questões sobre Parte Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um homem de 26 anos recebeu um ciclo de quimioterapia, para tratamento de osteossarcoma de fêmur há 15 dias. Há 1 dia apresenta febre. O exame mostra o paciente eupnéico, hidratado, com pulso de 86 bat/min, PA = 128 × 78 mmHg e T = 38,8 °C. O restante do exame físico é normal. A urina I e a radiografia de tórax são normais. O leucograma mostra 500 neutrófilos/mm3. A conduta mais adequada é a administração IV de
anfotericina B.
metronidazol.
vancomicina.
ceftazidima.
ceftriaxona.
Uma mulher de 30 anos, previamente hígida, procura o pronto-socorro com queixa de febre, tosse e dor pleural há 1 dia. Está eupnéica, hemodinamicamente estável e febril. Tem estertores crepitantes na base pulmonar esquerda e a radiografia confirma um foco pneumônico no lobo inferior esquerdo. O médico opta pelo tratamento ambulatorial. São antibióticos adequados para o caso, EXCETO
levofloxacina.
ciprofloxacina.
amoxicilina.
vibramicina.
eritromicina.
Um homem de 64 anos, tabagista há 46 anos, tossidor crônico, refere dispnéia a médios e grandes esforços há cerca de 1 mês. Além de incentivado a abandonar o fumo ele será mais efetivamente tratado com o uso de
beta-agonista inalatório de curta duração.
corticóide VO.
anticolinérgico inalatório.
oxigênio domiciliar noturno.
corticóide inalatório.
Uma mulher de 58 anos apresenta 4 a 6 episódios de asma noturna por semana. Iniciou tratamento com corticóide inalatório 3 vezes ao dia, sem melhora. O médico opta pela utilização de uma segunda medicação, para uso à noite. Podem ser consideradas uma das drogas abaixo, EXCETO
salbutamol.
salmoterol.
teofilina de liberação lenta.
montelucast.
formoterol.
Uma jovem de 18 anos, com antecedente de "bronquite" desde a infância, procura atendimento ambulatorial com queixa de crises de dispnéia e chiado, com freqüência de 1 a 2 vezes por semana, ou relacionadas a exercícios físicos vigorosos. Está assintomática e o exame físico é normal, no momento da consulta. A melhor opção terapêutica é o uso de
corticóide e beta-agonista inalatórios, somente quando necessário.
anti-histamínico VO diariamente.
corticóide inalatório em dose baixa, diariamente.
beta-agonista inalatório de longa duração, diariamente.
beta-agonista inalatório, somente quando necessário.
Quanto à trombose venosa profunda, é correto afirmar EXCETO que:
O tratamento deve prosseguir, após alguns dias de utilização da heparina, com o uso de anticoagulantes cumarínicos via oral, como a warfarina.
O tratamento na fase aguda deve contar com heparinização.
O exame complementar mais útil é a ultra-sonografia de veias profundas, devendo a venografia venosa ser utilizada somente quando o diagnóstico não está esclarecido.
Raramente o exame físico é normal e há ausência de sintomas, sendo remota a possibilidade da embolia pulmonar ser a primeira manifestação clínica.
É correto afirmar EXCETO que:
Freqüentemente as perdas dentárias após os 45 anos decorrem de um processo natural de afrouxamento das estruturas dentárias, raramente de natureza infecciosa.
As bolsas periodontais podem gerar sintomas diversos, como hemorragia, mau hálito ou desconforto local.
Ocasionalmente ocorre a formação de abscessos agudos (abscessos periodontais), lesões dolorosas, causadores de tumefação dos tecidos adjacentes ao dente, linfadenite regional e sintomas tóxicos gerais.
A infecção do periodonto é fonte potencial de bacteremia.
Em relação à próstata é correto afirmar, EXCETO que:
Para o diagnóstico do carcinoma de próstata, o antígeno prostático (PSA) constitui-se em teste mais específico do que a determinação dos níveis séricos de fosfatase ácida.
A maioria dos pacientes apresenta doença extensa na ocasião do diagnóstico de carcinoma de próstata.
Diante da suspeita de carcinoma, a biópsia deve ser sempre considerada.
Considerando a localização habitual do carcinoma de próstata, é pequena a chance de detectá-lo por meio do toque retal.
Em relação a idosos, é correto afirmar que:
Como é muito baixo o risco de hipoglicemia decorrente do uso de sufoniluréias, como a clorpropamida e a glibenclamida, elas podem ser consideradas drogas de preferência para o tratamento de idosos com diabetes tipo 2.
As biguanidas, como a metformina, aumentam a secreção insulínica pelas células beta-pancreáticas.
Na síndrome plurimetabólica, quando houver indicação de droga hipoglicemiante oral, as biguanidas, como a metformina, se constituem em drogas de primeira escolha.
Quando diabetes tipo 2 é diagnosticado, o tratamento baseado exclusivamente em exercício físico e dieta oferece uma chance desprezível de controlar a doença.
Quanto ao tratamento da osteoporose é correto afirmar EXCETO que:
Fluoreto de sódio se constitui em tratamento habitual, como recurso que estimula a ação dos osteoblastos, aumentando a formação óssea.
Suplementação de cálcio, suplementação de vitamina D, exercício físico e exposição ao sol fazem parte do esquema terapêutico básico.
Estrógenos (terapia de reposição hormonal) se constituem em tratamento habitual, como recurso que contribui para o bloqueio da ação dos osteoclastos, diminuindo a perda óssea.
Paratohormônio se constitui em tratamento habitual, como recurso que contribui para o bloqueio da ação dos osteoclastos, diminuindo a perda óssea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...