Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de dois anos e seis meses de idade chegou ao pronto-socorro sudoreico, agitado, com dificuldade respiratória moderada e fazendo uso da musculatura acessória. A criança apresentava ainda retrações sub e intercostais e de fúrcula esternal, murmúrio vesicular diminuído, sibilos difusos, frequência cardíaca igual a 135 bpm, frequência respiratória de 60 irpm e saturação de oxigênio de 91%.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Caso a criança seja corticodependente ou não apresente boa resposta ao tratamento com beta 2 agonista, o tratamento com corticoide oral está indicado.Um menino de dois anos e seis meses de idade chegou ao pronto-socorro sudoreico, agitado, com dificuldade respiratória moderada e fazendo uso da musculatura acessória. A criança apresentava ainda retrações sub e intercostais e de fúrcula esternal, murmúrio vesicular diminuído, sibilos difusos, frequência cardíaca igual a 135 bpm, frequência respiratória de 60 irpm e saturação de oxigênio de 91%.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
Devido à saturação de oxigênio do paciente, deve-se utilizar oxigênio inalatório somente durante as nebulizações.Um menino de dois anos e seis meses de idade chegou ao pronto-socorro sudoreico, agitado, com dificuldade respiratória moderada e fazendo uso da musculatura acessória. A criança apresentava ainda retrações sub e intercostais e de fúrcula esternal, murmúrio vesicular diminuído, sibilos difusos, frequência cardíaca igual a 135 bpm, frequência respiratória de 60 irpm e saturação de oxigênio de 91%.
Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.
O provável diagnóstico para essa criança é de bronquiolite viral aguda, não sendo possível fazer o diagnóstico de asma devido a sua idade.De acordo com as diretrizes de vacinação recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e ao calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde (MS) em 2015, julgue o item subsequente. A vacinação contra hepatite A não faz parte do calendário básico de vacinação do MS, porém a SBP orienta que, a partir dos doze meses de idade, a criança deve receber duas doses dessa vacina em um intervalo mínimo de seis meses.
Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O lactante é considerado obeso, sendo indicada intervenção nutricional com a administração de suco de frutas.Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
A presença de crânio tabes pode indicar raquitismo e sífilis congênita.Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O paciente apresenta indícios de hipovitaminose A, sendo indicada uma biópsia na lesão bucal.Um lactente de dois meses de idade do sexo masculino, nascido a termo com peso e estatura adequados para a idade gestacional, apresentou Apgar nove no primeiro minuto e dez no quinto minuto após o nascimento, sem intercorrências no período neonatal. Na consulta de puericultura, identificou-se que o lactente estava em aleitamento materno exclusivo, apresentando estatura no percentil setenta e cinco, peso acima do percentil noventa e cinco e índice de massa corporal acima do percentil noventa. No exame clínico, observaram-se pérolas de Epstein, crânio tabes à direita, presente desde o nascimento, e reflexo de Moro incompleto e simétrico.
Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.
O reflexo de Moro já deveria ter desaparecido nessa criança, que deveria ser capaz de fixar o olhar e apresentar sorriso social.Uma criança de cinco meses de idade, com antecedente de duas internações por pneumonia, apresenta crises frequentes de broncoespasmo e ectima. Uma equipe médica constatou que a paciente apresenta ganho ponderal lento e que, na última consulta, mostrou-se hipocorada e com monilíase perineal resistente ao tratamento, o qual foi iniciado há quinze dias. A mãe informou ser tabagista, que desde os três meses de idade a filha não é amamentada e que há um mês a criança frequenta a creche.
Com relação ao caso apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
Devido ao fato de a mãe ser tabagista, a criança tem maior risco de adquirir infecção pneumocócica na infância e na adolescência.Uma criança de cinco meses de idade, com antecedente de duas internações por pneumonia, apresenta crises frequentes de broncoespasmo e ectima. Uma equipe médica constatou que a paciente apresenta ganho ponderal lento e que, na última consulta, mostrou-se hipocorada e com monilíase perineal resistente ao tratamento, o qual foi iniciado há quinze dias. A mãe informou ser tabagista, que desde os três meses de idade a filha não é amamentada e que há um mês a criança frequenta a creche.
Com relação ao caso apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
Nesse caso, para a investigação acerca do diagnóstico, é essencial que o médico pergunte se a criança apresentou atraso da queda do coto umbilical.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...