Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma criança de cinco meses de idade, com antecedente de duas internações por pneumonia, apresenta crises frequentes de broncoespasmo e ectima. Uma equipe médica constatou que a paciente apresenta ganho ponderal lento e que, na última consulta, mostrou-se hipocorada e com monilíase perineal resistente ao tratamento, o qual foi iniciado há quinze dias. A mãe informou ser tabagista, que desde os três meses de idade a filha não é amamentada e que há um mês a criança frequenta a creche.
Com relação ao caso apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
Não há dados na história clínica que levem a suspeita diagnóstica de imunodeficiência, visto que o número de infeções apresentadas pela criança está dentro da normalidade para a idade.Uma criança de cinco meses de idade, com antecedente de duas internações por pneumonia, apresenta crises frequentes de broncoespasmo e ectima. Uma equipe médica constatou que a paciente apresenta ganho ponderal lento e que, na última consulta, mostrou-se hipocorada e com monilíase perineal resistente ao tratamento, o qual foi iniciado há quinze dias. A mãe informou ser tabagista, que desde os três meses de idade a filha não é amamentada e que há um mês a criança frequenta a creche.
Com relação ao caso apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
A ectima pode ser diferenciada do impetigo por ser mais frequente, acometer a derme superficial e não deixar cicatriz após tratamento.Uma criança de cinco meses de idade, com antecedente de duas internações por pneumonia, apresenta crises frequentes de broncoespasmo e ectima. Uma equipe médica constatou que a paciente apresenta ganho ponderal lento e que, na última consulta, mostrou-se hipocorada e com monilíase perineal resistente ao tratamento, o qual foi iniciado há quinze dias. A mãe informou ser tabagista, que desde os três meses de idade a filha não é amamentada e que há um mês a criança frequenta a creche.
Com relação ao caso apresentado acima, julgue os itens subsecutivos.
A monilíase perineal resistente ao tratamento tem relação com a falta de higienização adequada, não podendo ser associada a suspeita de imunodeficiência nessa faixa etária.Acerca dos direitos da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Ao profissional de saúde que identifica criança vítima de maus tratos é facultativa a notificação do caso.
Acerca dos direitos da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Existe um projeto de lei, aprovado no Senado Federal e em tramitação na Câmara dos Deputados, que institui o Programa Nacional de Educação Infantil (PRONEI). Esse programa propõe a ampliação da rede de creches e pré-escolas gratuitas, de tempo integral e de qualidade.
Acerca dos direitos da criança e do adolescente, julgue os itens que se seguem. Com o fim de se combater a obesidade infantil, fez-se necessária a criação de mecanismos de proteção que regulamentam a propaganda direcionada ao público infantil, como a lei em vigor em todo o território nacional que limita a venda de alimentos associada a brinquedos.
Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A constatação de alta sensibilidade (99%) e baixa especificidade (75%) na oximetria de pulso (teste do coraçãozinho), realizada após o nascimento, torna desnecessária a ausculta cardíaca e a palpação sistemática dos pulsos.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
A busca pelo diagnóstico precoce de malformações cardíacas justifica-se pela elevada mortalidade associada a esse agravo.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Nesse caso, a causa mais provável de hipotireoidismo associa-se a alguma causa hipotalâmico-hipofisária, por ser a mais prevalente.Uma mãe relatou ao médico que sua filha de três anos de idade foi acompanhada, de forma adequada, por uma equipe médica desde o pré-natal até o parto. No nascimento, ainda no hospital, após testes de triagem, foram realizados exames que confirmaram o diagnóstico de cardiopatia congênita e hipotireoidismo. Com o diagnóstico precoce, sua filha teve acesso ao tratamento preconizado e apresentou boa resposta clínica.
Com relação ao caso clínico apresentado acima e às orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria, julgue os itens a seguir.
Se a malformação apresentada por essa criança fosse hipoplasia do coração esquerdo ou atresia pulmonar, o teste do coraçãozinho apresentaria resultado anormal.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...