Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Nesse caso, o provável agente etiológico é o Mycoplasma pneumoniae, de modo que o tratamento indicado para essa criança é ambulatorial, com administração de claritromicina ou azitromicina por período de dez a quatorze dias.Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Em situações semelhantes à do caso clínico em apreço, o diagnóstico laboratorial é realizado por cultura de secreção de nasofaringe e por testes sorológicos específicos.Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
No caso clínico descrito, é mandatória a solicitação de radiografia de tórax e PPD para que se afaste a suspeita de tuberculose.Um menino de cinco anos de idade é portador de asma e iniciou, há três meses, tratamento profilático com corticoide inalatório associado a β-2 de longa duração. Em consulta recente, a mãe reportou crise leve há vinte dias, sem necessidade de ida ao pronto-socorro. Relatou, ainda, que a criança está tolerando melhor o exercício físico, embora ainda se canse quando corre, e que, no mês corrente, houve um episódio de crise de asma noturno. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes. O relato clínico indica que a asma não está totalmente controlada, o que sugere a necessidade de rever a técnica inalatória e a adesão ao tratamento pelo paciente.
Um menino de cinco anos de idade é portador de asma e iniciou, há três meses, tratamento profilático com corticoide inalatório associado a β-2 de longa duração. Em consulta recente, a mãe reportou crise leve há vinte dias, sem necessidade de ida ao pronto-socorro. Relatou, ainda, que a criança está tolerando melhor o exercício físico, embora ainda se canse quando corre, e que, no mês corrente, houve um episódio de crise de asma noturno. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes. Recomenda-se que o paciente suspenda o uso do corticoide inalatório e mantenha o uso diário de β-2 de longa duração antes do exercício físico.
Um menino de cinco anos de idade é portador de asma e iniciou, há três meses, tratamento profilático com corticoide inalatório associado a β-2 de longa duração. Em consulta recente, a mãe reportou crise leve há vinte dias, sem necessidade de ida ao pronto-socorro. Relatou, ainda, que a criança está tolerando melhor o exercício físico, embora ainda se canse quando corre, e que, no mês corrente, houve um episódio de crise de asma noturno. Em relação a esse caso clínico, julgue os itens seguintes. Para o controle mais efetivo da doença em questão, orienta-se nebulização com soro fisiológico e fenoterol todos os dias, pela manhã e à noite, antes de o paciente dormir.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Ao final do sexto mês, em decorrência da mielinização das áreas parieto-occipitais e temporoparietais, o bebê deve ser capaz de coordenar os movimentos das mãos e segurar um objeto em cada mão, além de perceber a direção e a profundidade de um brinquedo.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Por volta do terceiro mês, o bebê deve ser capaz de segurar firmemente um chocalho, rir, responder a estímulos sociais vocalmente e apoiar-se nos cotovelos quando na posição ventral.
Com relação ao desenvolvimento pôndero-estatural e neuromotor de crianças, julgue os próximos itens. Aos dois anos e meio de idade, a criança já é capaz de saltar com os dois pés, dizer seu nome e sobrenome e ajudar a arrumar brinquedos.
Acerca da tuberculose na infância, julgue os itens seguintes. A comprovação bacteriológica serve de base para o diagnóstico de tuberculose em crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...