Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a doenças infecciosas e parasitárias, julgue os próximos itens. A escabiose provoca prurido que piora no período matutino, sendo mais fácil a identificação de lesões típicas da doença nos lactentes do que nos pré-escolares e escolares.
No que se refere a doenças infecciosas e parasitárias, julgue os próximos itens. O impetigo bolhoso é mais comumente causado pelo Sthaphylococcus epidermidis e afeta mais frequentemente a face e o tronco.
No que se refere a doenças infecciosas e parasitárias, julgue os próximos itens. O tratamento das formas leves da larva migrans cutânea é realizado com aplicação tópica de tiabendazol por duas semanas.
Acerca da febre reumática (FR) em crianças, julgue os itens subsequentes. Com exceção da cardite, as lesões da FR regridem sem deixar sequelas.
Acerca da febre reumática (FR) em crianças, julgue os itens subsequentes. No Brasil, as manifestações mais frequentes da FR são a cardite, a poliartrite e os nódulos subcutâneos.
Acerca da febre reumática (FR) em crianças, julgue os itens subsequentes. O eletrocardiograma pode demonstrar aumento do intervalo PR correlacionado ao processo inflamatório cardíaco e ao prognóstico de FR.
Julgue os itens que se seguem, acerca da doença de Kawasaki (DK). Essa doença pode, ainda que de forma atípica, acometer crianças com menos de um ano de vida.
Julgue os itens que se seguem, acerca da doença de Kawasaki (DK). O ecocardiograma é indicado para investigação de aneurismas coronários que podem ocorrer na fase subaguda da DK.
Julgue os itens que se seguem, acerca da doença de Kawasaki (DK). As alterações laboratoriais associadas à DK incluem anemia, trombocitopenia, hipoalbuminemia, hipercolesterolemia, hipernatremia e elevação das transaminases.
Um menino de sete anos de idade foi levado pela mãe ao posto de saúde, com história de febre baixa e tosse seca intensa há mais de dez dias, antecedidos por um quadro de mal-estar, exantema macular pelo corpo, otalgia e mialgia. No exame físico, o paciente apresentou estado geral regular hidratado, afebril, com boa perfusão periférica, roncos, raros estertores e sibilos em ambos os hemitóraces à ausculta pulmonar, além de saturação de oxigênio em ar ambiente de 95% e frequência respiratória de 36 irpm. Há relato de caso semelhante, ocorrido há cerca de um mês, em um irmão com quatorze anos de idade.
Com referência a esse caso clínico, julgue os itens subsecutivos.
Há necessidade de internação da referida criança para investigação e tratamento, dado que o tempo de evolução da doença é superior a dez dias.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...