Lista completa de Questões sobre Pediatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Os fatores de melhor prognóstico para a criança em questão são o padrão histológico e a sensibilidade à terapia.Uma mãe levou sua filha de oito anos de idade para o pronto-socorro, queixando-se de que há algum tempo a menina tem acordado com o rosto e as pernas edemaciados e que a situação se agravara nesse dia, em que notou aumento do abdome da criança, como se estivesse com água. A mãe informou, ainda, que, há cerca de quinze dias, a criança apresentou um quadro gripal sem outras comorbidades e que a urina dela está espumosa. No exame físico, a criança apresentava edema, mas seus níveis pressóricos estavam normais.
A respeito desse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Nesse caso clínico, indica-se a biópsia renal como conduta inicial.Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. A bactéria Shigella sp causa disenteria bacilar caracterizada por tenesmo, evacuações mucossanguinolentas e cólicas abdominais.
Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. As bactérias Salmonella sp e Escherichia coli enterotoxigênica podem desencadear síndrome hemolítico-urêmica, que se caracteriza por quadro grave de anemia hemolítica, trombocitopenia e insuficiência renal.
Em relação aos agentes etiológicos da diarreia aguda em crianças, julgue os itens subsecutivos. A infecção por Escherichia coli enteropatogênica, de ocorrência rara em crianças sob aleitamento materno, é responsável por surtos epidêmicos em berçários.
Acerca das orientações de amamentação em consulta de puericultura, julgue os itens a seguir. A amamentação do recém-nascido deve se iniciar logo após a laqueadura do cordão, com o bebê sobre a barriga da mãe na posição de mamar, de modo a favorecer o contato pele a pele e olho no olho.
Acerca das orientações de amamentação em consulta de puericultura, julgue os itens a seguir. Na amamentação, a boca do bebê deve ficar aberta com o lábio inferior virado para dentro, ao passo que a parte inferior da aréola deve estar mais exposta que a superior.
Acerca das orientações de amamentação em consulta de puericultura, julgue os itens a seguir. A mãe deve receber instruções do pediatra para segurar a mama na posição contralateral com o polegar e o indicador em formato de C.
Um lactente com dois meses de idade cronológica, pesando 3.500 g, nascido prematuro, com trinta e duas semanas de idade gestacional, foi atendido no serviço de pronto atendimento, tendo a mãe relatado que a criança estava desmaiada há vinte minutos. No exame clínico, observou-se que o bebê apresentava intensa palidez, estava hipotônico e hiporreativo. Os sinais vitais e a saturação de oxigênio, em ar ambiente, estavam normais. A criança, após os primeiros trinta minutos de atendimento, apresentou melhora completa da cor e da atividade. A mãe informou que, há seis horas, a criança tinha recebido as primeiras doses das vacinas pentavalente (DPT+ Hib + Hepatite B), a primeira dose da vacina contra poliomielite inativada, a primeira dose da vacina pneumocócica 10 valente e a primeira dose da vacina oral contra o rotavírus.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
É contraindicada a aplicação de uma nova dose da vacina pentavalente no paciente em questão. Nesse caso, recomenda-se que as doses subsequentes da vacina pentavalente sejam substituídas pela dT e pela vacina contra Hib e hepatite B.Um lactente com dois meses de idade cronológica, pesando 3.500 g, nascido prematuro, com trinta e duas semanas de idade gestacional, foi atendido no serviço de pronto atendimento, tendo a mãe relatado que a criança estava desmaiada há vinte minutos. No exame clínico, observou-se que o bebê apresentava intensa palidez, estava hipotônico e hiporreativo. Os sinais vitais e a saturação de oxigênio, em ar ambiente, estavam normais. A criança, após os primeiros trinta minutos de atendimento, apresentou melhora completa da cor e da atividade. A mãe informou que, há seis horas, a criança tinha recebido as primeiras doses das vacinas pentavalente (DPT+ Hib + Hepatite B), a primeira dose da vacina contra poliomielite inativada, a primeira dose da vacina pneumocócica 10 valente e a primeira dose da vacina oral contra o rotavírus.
Com relação ao caso clínico acima apresentado, julgue os itens subsecutivos.
O provável diagnóstico do paciente em questão é crise convulsiva do tipo atônica, relacionada ao componente pertussis da vacina pentavalente.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...